Este artigo tem como objetivo auxiliar na correção da falha Erro 108439 informando que a conexão com o servidor de licenciamento falhou, ao abrir o Gerenciador de Aplicativos Prosoft
Resolução
A situação ocorre pois, existe uma falha no serviço do licenciamento do GAP, que não consegue conectar nas porta padrão de saída da internet.
1- Acesse o menu Iniciar do Wndows, digite “regedit” e tecle Enter
Navegue até a chave de acordo com o Sistema Operacional:
Sistemas Operacionais de 32 Bits - HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Prosoft\DIR_P ou
Sistemas Operacionais de 64 Bits - HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Wow6432Node\Prosoft\DIR_P
2- A chave deve estar com o seguinte formato \\[nome do servidor]\[Pasta Prosoft]\Prosoft.Win. Segue um exemplo abaixo:
3- Acesse o menu do Iniciar do Windows, digite Serviços e tecle Enter
4- Na lista que será carregada procure por Prosoft Licenciamento. Caso esteja com o Status Iniciado, clique com o botão direito do mouse e escolha Reiniciar. Se estiver parado clique com o botão direito Iniciar.
5- Se não for possível “Iniciar” ou “Reiniciar” o serviço. Reinicie o servidor e realize novos testes, o GAP deverá retornar ao seu pleno funcionamento.
6- Caso os procedimentos a cima não sanem o problema, solicite ao técnico de informática de sua empresa para que pare o serviço do antivírus instalado na máquina, em seguida realize o acesso ao Prosoft.