O que é Backup?


    Backup é uma forma de garantir uma cópia dos dados, para se prevenir de eventuais perdas ou danos no sistema ou base de dados utilizada. Existem alguns tipos de Backups, vamos abordar os mais comuns.

    Backup Completo


    Conhecido também como Backup total é o tipo de backup recomendado pela Prosoft. Neste tipo de backup é gerada uma cópia na integra de todos os arquivos, duplicando todos estes. Com isso ocupa mais espaço, mas em contrapartida garante maior segurança.

    Backup Incremental


    Este tipo de Backup copia somente os arquivos alterados ou criados desde a última rotina de backup. Esta é uma forma de economizar espaço e gastar menos com este tipo de armazenamento. Porém se algum arquivo estiver danificado e existir a necessidade de buscar arquivos mais antigos, os arquivos salvos não terão serventia.

    Qual a importância do Backup


    Com os sistemas computacionais cada vez mais evoluídos as rotinas diárias de trabalho, quase sempre estão ligadas ao armazenamento digital. Assim como antigamente era mantida várias vias da mesma folha, além de cópias de segurança. Temos sempre que mensurar a importância de nossos dados e dos dados de nosso cliente, o qual o prejuízo que eu teria caso perdesse o movimento fiscal de uma empresa no período de 1 mês, e se ao invés de um mês fosse perdido o período de 12 anos.

    Garantir um backup é garantia de integridade e disponibilidade das informações. Todos estão sujeitos falhas não previstas, e para isso deve-se sempre ter um plano de recuperação dos dados, a fim de minimizar ao máximo as perdas.

    Quais pastas são necessárias para o Backup do Prosoft


    Para realizar sempre um backup com segurança do Prosoft recomendamos a cópia da pasta de sistema e das bases de dados. As principais pastas são:

    • ?:\Prosoft.Win
    • ?:\PROEMPxx
      (Onde “?” corresponde a unidade de mapeamento e “xx” ao número da PROEMP utilizada).

    • Base de dados referente eSocial e Reinf

      • Acesse o Menu configurações (Alt+C), no gerenciador de aplicativos Prosoft e clique em Configurações Servidor SQL para verificar qual a instância configurada.

    Caso o usuário queira fazer o backup de algum módulo em especifico dentro do sistema Prosoft, pode consultar as informações clicando no link abaixo:

    I25 - Pastas que devem ser consideradas na rotina de backup.



    Caso a instância utilizada seja a padrão “WOLTERSKLUWER”, realize a cópia da pasta “C:\SQL2014\DADOS“. Essa pasta deve conter os arquivos “prosoft.mdf” e “prosoft_log.ldf”.

    Caso não utilize a instância padrão “WOLTERSKLUWER” os arquivos devem ser copiados na pasta em que sua instância foi instalada:

    C:\Program Files (x86)\Microsoft SQL Server\MSSQL12.[NOME DA INSTANCIA]\MSSQL\DATA (para máquinas 32bits)

    C:\Program Files\Microsoft SQL Server\MSSQL12.[NOME DA INSTANCIA]\MSSQL\DATA (para máquinas 64bits)

    Onde devo Salvar?


    O ideal é que seja salvo em uma mídia externa (Como Armazenamentos em nuvem, Pen-Drives, HD’s Externos), desta forma estará protegido quando a falhas no Servidor ou Estação utilizada para backup. Se possível este armazenamento deve ser mantido fora do ambiente de trabalho, garantido também proteção quanto a furto, roubo, desastres naturais e incidentes inesperados.

    Frequência do Backup


    A frequência deve ser mensurada pelo gestor da empresa e é de grande importância. E deve-se sempre responder a algumas perguntas:

    - Qual a perda aceitável?

    - Quanto tempo estou disposto a perder? Se for perdido 01 dia de trabalho ou 01 semana, qual o prejuízo minha empresa sofrerá?

    - Quanto tempo estou disposto a ficar parado para a recuperação dos dados?

    O intervalo entre cada backup irá depender do volume de dados gerados pela a empresa.

    Infraestrutura


    Manter uma boa infraestrutura prepara o ambiente para melhor eficiência e para o backup, boas práticas são:

    • Utilizar NoBreaks;
    • Rede de dados estruturada, realizando sempre manutenções necessárias;
    • Manter o sistema Prosoft na última atualização;
    • Atualizar sempre Sistema Operacional do Servidor e das estações;
    • Realizar rotina de verificação do Hardware que compõe as máquinas com atenção especial ao servidor;
    • Acompanhar os Logs de Eventos do Windows;





    Outros meios de obter suporte