Este artigo tem como objetivo mostrar como funciona a integração entre contabilidade e protocolo.
Resolução
Acesse: Protocolo > Manutenção de Arquivos > Cadastro de Históricos (Eventos)
1- Localize qual histórico correspondente a uma guia iremos parametrizar com o contábil.
2- Na guia Integração Contábil devemos Marcar a Opção Sim nos Campos Integração Contábil, Informações de Pagamento e Integra Valor do Documento.
3- No campo de Automação do Lançamento devemos selecionar de acordo com o imposto que esta sendo parametrizado.
4- Na guia de Lançamentos Contábeis devemos Informar o Plano de Contas e devemos informar os lançamentos Contábeis conforme o histórico do imposto que está sendo parametrizado.
Atenção: deve ser Informado os detalhes do Valor Original, Valor do Pagamento, Lançamento da Multa, Juros e Desconto, se houver na situação.
Integrando Protocolo com a contabilidade.
Obs: Esses lançamentos serão padrões para todas as empresas que utilizarem esse histórico, caso tenha alguma exceção para uma determinada empresa, podemos configurar esses parâmetros clicando em Integração por Empresas.
5- Na tela da Integração devemos informar o código dessa Empresa que terá a exceção nos Lançamentos e informas todos os códigos de acordo com a necessidade dessa empresa.
Após configurado é só clicar em OK.
Agora que já temos o sistema parametrizado para as Integrações com o Contábil, vamos agora verificar a Rotina Planilha de Entradas Contábeis que irá apresentar todas as Integrações pendentes para que possam ser efetivadas.
Planilhas Contábeis
Acesse: Protocolo > Movimentação de Protocolos > Rotina Auxiliares > Planilha de Entradas Contábeis
6- Ao acessar a rotina devemos informar o Código da Empresa que terá suas informações do protocolo de entrada vinculados ao sistema contábil.
No exemplo abaixo, a Empresa 0001 possui 1 protocolo digitado com o Histórico 3885 que parametrizamos anteriormente para Integração Contábil.
Obs: São exibidos todos os dados do protocolo conforme definido na sua digitação e na parametrização do cadastro de Históricos.
7- Após visualizar as informações devemos clicar no Ícone com um V em vermelho para que o sistema possa conferir as informações se estão corretas.
Caso alguma informação nessa tela esteja com alguma inconsistência, o campo com falha será exibido com uma cor diferente, o usuário deverá identificar qual a falha conforme a Legenda exibida na tela e fazer as devidas correções.
8- Na imagem abaixo temos um Código de debito Não cadastrado na Cor Laranja, para corrigir essa situação devemos clicar no campo com falha e selecionar a opção correta, após isso devemos clicar no ícone com a Cor vermelha para que as informações sejam confirmadas novamente.
9- Confirme as informações e pronto