Quando a falha ocorre?


    Ao executar processamentos dentro do sistema Prosoft, ocorrem falhas de referência 170/171:

    Além da mensagem acima, podem ocorrer falhas relacionadas à mesma mensagem "Necessário acessar o banco de dados". Um exemplo:

     Erro 1371 ao criar P:\Prosoft.win\PROSOFT.DRG
    Falha imprevista na rotina 
    'InicializarObjOrigemLctos'.
    Descrição: Necessário acessar o banco de dados. - Erro Número: 170.
    Referência/Erro: 16100001


    Falhas como esta que se referem à necessidade de acesso ao banco de dados ocorrem por conta de problemas na instalação do Pervasive/Zen, onde existem resíduos de instalações anteriores em pastas do Windows que estejam impedindo a leitura correta do banco por parte do sistema.

    Como corrigir a falha?


    Este procedimento pode ser um pouco confuso a quem não tiver familiaridade com Windows, por isso, em caso de dúvidas, entre em contato com o suporte ou solicite apoio ao seu TI para realização do procedimento.


    1 - Acesse Painel de Controle\Programas\Programas e Recursos. Verifique a versão instalada.

    Se sua versão contratada for v11, será apresentado como Pervasive.

    Se sua versão contratada for v13 ou v15, será apresentado como Actian.

    Caso tenha dúvidas, consulte:

    I403-Como verificar a versão do Pervasive instalado na máquina


    No exemplo abaixo, a versão contratada é v15.


    2 - Acesse o sistema Prosoft e verifique a versão que aparece no canto esquerdo superior.


     

    As versões deveriam estar idênticas. Como pode ser visto nas imagens, as versões estão diferentes, onde a versão instalada é a 15.21.003 e o sistema Prosoft está fazendo a leitura da versão 11.31 do Pervasive.


    3 - Para checar a causa, acesse C:\Windows\SysWOW64. Pesquise por wbtrv32.dll.

    Ao localizá-lo, clique com o botão direito sobre este componente, vá em Propriedades e clique em Detalhes.

    4 - Este componente é um dos causadores dessa divergência. Nas imagem abaixo é possível observar as diferentes versões. 

    Actian Zen 15 instalado e sistema lendo a versão 11:


    Pervasive PSQL 11 instalado e sistema lendo a versão 15:


    5 - Para correção, acesse C:\Program Files (x86)\Pervasive Software\PSQL\bin. Clique na seta de "Tipo". Será aberto um menu suspenso.


    6 - Clique em "Extensão de aplicativo". 


    7 - Selecione tudo que tiver sido localizado e copie. Estes arquivos serão colados em outra pasta para correção.

    8 - Acesse C:\Windows\SysWOW64 e cole os arquivos copiados no passo anterior. Se algum arquivo apresentar a mensagem de que já existe, clique em "Substituir os arquivos no destino".


    9 - Como último passo, execute como administrador o arquivo RecreateSystemDBs.bat.

    Na versão 11, ele se encontra em C:\ProgramData\Pervasive Software\PSQL.

    Na versão 13, ele se encontra em C:\ProgramData\Actian\PSQL.

    Na versão 15, ele se encontra em C:\ProgramData\Actian\Zen.



    10 - Após a execução, será exibido o Prompt com a mensagem ...finished, onde poderá ser fechada a janela e realizados testes no sistema.





    Outros meios de obter suporte