Como a falha ocorre?


    Ao enviar um evento para o esocial é retornado a mensagem: -2146233088 - Tipo de provedor inválido especificado no retorno do evento do Esocial com o Status 4. (Certificado A3)


    Motivo do Problema

    Este problema passou a ocorrer após uma atualização da Microsoft: Compilação 26100.6899 do SO KB5066835 do dia 14-10-2025

    Essa atualização contêm proteções para a vulnerabilidade de segurança,CVE-2024-30098 . Como parte desta melhoria da criptografia, os certificados de card (A3) inteligentes baseados em RSA são necessários para utilizar o KSP (Fornecedor de Armazenamento de Chaves) em vez do CSP (Fornecedor de Serviços Criptográficos).

    Os sintomas comuns para certificados que utilizam CSP incluem:

    • Os smart cards não estão a ser reconhecidos como fornecedores CSP (Fornecedor de Serviços Criptográficos) em aplicações de 32 bits
    • Incapacidade de assinar documentos
    • Falhas nas aplicações que dependem da autenticação baseada em certificados
    • Os utilizadores podem observar mensagens de erro como "tipo de fornecedor inválido especificado" e "Erro CryptAcquireCertificatePrivateKey".

    Para mais detalhes consulte a Fonte: https://learn.microsoft.com/pt-br/windows/release-health/status-windows-11-24h2#3697msgdesc


    Como corrigir o erro?



    Nota: A definição do registo DisableCapiOverrideForRSA NÃO é adicionada pela instalação predefinida do SO ou pela instalação do Windows Atualizações e tem de ser adicionada manualmente em cada dispositivo.

    Ou seja, a configuração abaixo deverá ser realizada em todos os terminais que usarem certificado no modelo A3.


    1 . Menu Iniciar > Executar e digite: Regedit

    2. Navegue entre as subchaves e localize a chave: HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Cryptography\Calais

    3. Edite a chave e defina o valor.

    • Dentro de Calais, dê um duplo clique em DisableCapiOverrideForRSA 
    • Em Data do valor, remova o valor 1 e modifique para: 0

    4. Feche e reinicie

    • Feche o Editor do Registro.
    • Reinicie o computador para que as alterações entrem em vigor.

     

    5- Associe o certificado da empresa novamente no gerenciador do Esocial

    FP2803 - eSocial - Como atualizar certificado digital no E-social. 






    Outros meios de obter suporte