I1015  - Verificações para evitar a queda do banco de dados


    Sumário

    Sistema: Gerenciador de Aplicativos Prosoft ( GAP).

    Contexto: Este artigo orienta o usuário a avaliar configurações para evitar a queda do banco de dados.

    Informações Adicionais: Caso esteja ocorrendo quedas no banco de dados, recomenda-se verificar informações na Performance.

    Resolução

    1- Verifique no visualizador de eventos do servidor se existem erros relacionados ao PSQL nos horários de queda.

    2- Consulte com cliente se tem antivírus ou bloqueios sobre as portas 1583, 3351.


    Pervasive Control Center (PCC):

    1- Acesse o Menu Iniciar do Windows, no campo de pesquisa digite PCC (para versões 11 e 13) ou ZEN (versão 15), localizando de duplo clique para abrir.


    2- Clique em Configure Local Engine


    Guia Data Integrity:


    Nesta guia são definidos critérios para o Pervasive manter a integridade.

    • Transaction Durability: O mecanismo de banco acaba tendo um maior controle sobre a transação e geração de log sobre ela, porém implica em menor performance. 

    Essa opção Durability esta como impacto na performance, mas se for um caso que vem ocorrendo quedas no banco, é necessário considerar essa opção habilitada para garantir estabilidade no banco.

    A durabilidade da transação é igual ao registro de transações, exceto que a durabilidade da transação garante que todas as transações concluídas com êxito sejam confirmadas nos arquivos de dados no caso de uma falha do sistema.

    • Transaction Logging: O mecanismo de banco acaba gerando menos log a cerca das transações, o que implica em uma menor capacidade de recuperação em situações de desastres na gravação, porém permite uma maior performance. O controle de transações continua existindo.

    Obs.: Para clientes onde a performance não é um problema é possível desativar esta opção ativando o Transaction Durability.

    As demais configurações não devem ser alteradas, pois podem implicar em gargalos para o sistema e são ajustes que apenas a Actian(anteriormente Pervasive) realiza.

    Portanto, conforme acima descrito, para mater uma estabildiade no banco, obtendo uma correção em caso de queda, pode ser mantido habilitado as duas opção na aba Data Integrity.


    Aba Memory usage:

    Nessa guia é informado ao Pervasive o comportamento relacionado a memória.

    • Allocates Resources at Startup: Configuração que faz sentido em situações onde o Pervasive precisa “disputar” o uso de memória com outras aplicações, assim o Pervasive reserva uma quantidade mínima de memória assim que possível. É importante entender que este não é um limitante da memória a ser utilizada, portanto deve ser considerada habilitada no caso das quedas do banco.

    É importante ter em mente que clientes que possuem integrador dificilmente entrarão em estado inativo, pois o serviço esta sempre checando o banco de integração.
    Demais configurações dessa aba  devem ser mantidas desabilitadas.


    Outras questões na aba Performance Tunning devemos seguir as instruções do guia I492 - Performance Tunning do Pervasive - Servidor avaliando quantidade de memoria na maquina, valores analisados individualmente em cada cliente  para informar no Communication Threads, Number of Input/Output Threads, Cache Allocation.


    Importante: Após todos os ajustes, aplique e reinicie o serviço do pervasive para que assuma as novas configurações.




    Outros meios de obter suporte