G03-Criação de Documentos Word e Parametrização dentro do Sistema Gerenciador de Aplicativos Prosoft - GAP

G03-Criação de Documentos Word e Parametrização dentro do Sistema Gerenciador de Aplicativos Prosoft - GAP

Sumário

Sistema: Gerenciador de Aplicativos Prosoft (GAP)

Contexto: Neste artigo são demonstrados os procedimentos a serem executados para a criação de Documentos WORD no Sistema Gerenciador de Aplicativos Prosoft - GAP, por meio da ferramenta Botão Word, sua parametrização na Tabela de Documentos e a sua emissão através do Gerador de Relatórios Word.

Informações Adicionais: Não se aplica.

Resolução

Primeiramente é necessário que o Botão WORD seja instalado. Após realizar a instalação do Botão Word é necessário abrir um novo documento WORD.

1- Acesse: https://portal.prosoft.com.br

2- Informe usuário e senha

3- Clique em Downloads > Prosoft Versão 5 > Instaladores

Clique no botão baixar em “BOTÃO DO WORD”

 

Documento WORD

1- Na Barra de Ferramentas > Prosoft > ProVariaveis

2- Nesta barra será demonstrada a Lista de Campos para criação dos documentos. Selecionando uma das opções, automaticamente será lançado no documento a variável correspondente à mesma.

Exemplo

1- Ao selecionar “Cadastro de Empresas”, automaticamente serão demonstrados os nomes dos Campos da Rotina Cadastro de Empresas.

2- Quando selecionado o campo correspondente à informação que deve conter no documento, automaticamente será demonstrada sua variável

3- Ao clicar duas vezes sobre a palavra, no exemplo acima foi: "Código da Empresa", o mesmo será inserido automaticamente no documento, conforme imagem abaixo.

Atenção!

Para caracterizar um relatório com informações sequenciais é necessário utilizar a variável de repetição (@INICIO_ / @FIM_) referente ao cadastro de funcionários.

Variáveis de repetição da Folha de Pagamento: Desta forma será emitido um Relatório com informações sobre vários Funcionários em uma mesma folha.

Cadastro

Variável Início

Variável Fim

Cad. De Funcionários

@INICIO_FUNCIONARIOS

@FIM_FUNCIONARIOS

Cad. de Dependentes

@INICIO_DEPENDENTES

@FIM_DEPENDENTES

Reg. Movimentação Salarial

@INICIO_MOVSAL

@FIM_MOVSAL

 

 

 

Reg. Ocorr. De Prontuário

@INICIO_MOVOCO

@FIM_MOVOCO

Vale Transporte

@INICIO_TOTAL_TARIFA

@FIM_TOTAL_TARIFA

Tabela de Horários

@INICIO_HORARIO

@FIM_HORARIO

Tabela de Aulas

@INICIO_AULA

@FIM_AULA

Tabela de Tarifas

@INICIO_TARIFA

@FIM_TARIFA

Tabela de Férias

@INICIO_FERIAS

@FIM_FERIAS

Neste exemplo iremos criar um Relatório de Aniversariantes, onde devem conter as seguintes informações:

Código e Nome da Empresa;
Código e nome do funcionário;
Data de nascimento.

Após criar o documento, este deve ser salvo no seguinte caminho (extensão: DOCUMENTO WORD 97-2003".doc"):

Unidade de Rede > Prosoft.Win > Documentos

   Pasta AUT no caso de Documentos elaborados para Autônomos;

   Pasta GPR no caso de Documentos elaborados para Sócios;

   Pasta GPS no caso de documentos elaborados para Funcionários.

 

Tabela de Documentos

1- Acesse: Social > Folha de Pagamento > Tabelas > Tabelas Auxiliares > Tabela de Documentos

2- Após realizar a criação dos documentos e salvar arquivo no caminho indicado acima, será necessário vincular o mesmo na Tabela de Documentos.

O objetivo desta Tabela é agrupar os Relatórios de modo que seja possível organizar documentos de Admissão, Demissão e Relatórios Diversos, sendo gerados por empresa ou não.

O arquivo pode ser salvo de maneira que possa ser processado para uma determinada Empresa ou caso o Código da Empresa não seja informado o documento poderá se utilizado para todas as Empresas cadastradas no Sistema. 

Atenção!

Ao vincular o documento na Tabela de Documentos, o usuário não deve criar Títulos muito extensos, pois pode ser que o documento não seja demonstrado na Emissão por este motivo.

3- Clique em Novo

4- Preencha os campos e clique em Salvar:

Cada Tipo de Arquivo criado deve ser vinculado com seu respectivo Tipo, por exemplo:

  • Ficha de Registros (Admissional);
  • Aviso Prévio (Demissional).

Abaixo as informações sobre os Tipos de Arquivos / Documentos:

5- Após a inclusão na Tabela de Documentos o usuário poderá gerar o arquivo através de uma das Rotinas (Procedimento Admissional, Procedimento Demissional, Impressos Integrados WORD, etc), conforme o documento foi salvo.

 

Impressos Integrados Word

1- Acesse: Social > Folha de Pagamento > Manutenção de Arquivos Funcionais > Procedimentos Auxiliares > Impressos Integrados Word

Caso seja preciso gerar Relatório para um determinado funcionário (por folha), então não será necessário utilizar as variáveis de repetição.

2- Basta lançar as variáveis correspondentes no Documento WORD.

Gerador de Relatórios Word

1- Acesse: Social > Folha de Pagamento > Relatórios Funcionais > Gerador de Relatórios Word

2- Preencha os campos e clique em Processamento Word

Para emitir um relatório em um mesmo documento com informações correspondentes a diversos funcionários, obrigatoriamente para a emissão deste tipo de relatório deve ser utilizada a rotina de “Gerador de Relatórios Word”.