G03-Criação de Documentos Word e Parametrização dentro do Sistema Gerenciador de Aplicativos Prosoft - GAP
Sumário
Sistema: Gerenciador de Aplicativos Prosoft (GAP)
Contexto: Neste artigo são demonstrados os procedimentos a serem executados para a criação de Documentos WORD no Sistema Gerenciador de Aplicativos Prosoft - GAP, por meio da ferramenta Botão Word, sua parametrização na Tabela de Documentos e a sua emissão através do Gerador de Relatórios Word.
Informações Adicionais: Não se aplica.
Resolução
Primeiramente é necessário que o Botão WORD seja instalado. Após realizar a instalação do Botão Word é necessário abrir um novo documento WORD.
1- Acesse: https://portal.prosoft.com.br
2- Informe usuário e senha
3- Clique em Downloads > Prosoft Versão 5 > Instaladores
Clique no botão baixar em “BOTÃO DO WORD”
Documento WORD
1- Na Barra de Ferramentas > Prosoft > ProVariaveis
2- Nesta barra será demonstrada a Lista de Campos para criação dos documentos. Selecionando uma das opções, automaticamente será lançado no documento a variável correspondente à mesma.
Exemplo
1- Ao selecionar “Cadastro de Empresas”, automaticamente serão demonstrados os nomes dos Campos da Rotina Cadastro de Empresas.
2- Quando selecionado o campo correspondente à informação que deve conter no documento, automaticamente será demonstrada sua variável
3- Ao clicar duas vezes sobre a palavra, no exemplo acima foi: "Código da Empresa", o mesmo será inserido automaticamente no documento, conforme imagem abaixo.
Atenção!
Para caracterizar um relatório com informações sequenciais é necessário utilizar a variável de repetição (@INICIO_ / @FIM_) referente ao cadastro de funcionários.
Variáveis de repetição da Folha de Pagamento: Desta forma será emitido um Relatório com informações sobre vários Funcionários em uma mesma folha.
Cadastro |
Variável Início |
Variável Fim |
Cad. De Funcionários |
@INICIO_FUNCIONARIOS |
@FIM_FUNCIONARIOS |
Cad. de Dependentes |
@INICIO_DEPENDENTES |
@FIM_DEPENDENTES |
Reg. Movimentação Salarial |
@INICIO_MOVSAL |
@FIM_MOVSAL |
|
|
|
Reg. Ocorr. De Prontuário |
@INICIO_MOVOCO |
@FIM_MOVOCO |
Vale Transporte |
@INICIO_TOTAL_TARIFA |
@FIM_TOTAL_TARIFA |
Tabela de Horários |
@INICIO_HORARIO |
@FIM_HORARIO |
Tabela de Aulas |
@INICIO_AULA |
@FIM_AULA |
Tabela de Tarifas |
@INICIO_TARIFA |
@FIM_TARIFA |
Tabela de Férias |
@INICIO_FERIAS |
@FIM_FERIAS |
Neste exemplo iremos criar um Relatório de Aniversariantes, onde devem conter as seguintes informações:
Código e Nome da Empresa;
Código e nome do funcionário;
Data de nascimento.
Após criar o documento, este deve ser salvo no seguinte caminho (extensão: DOCUMENTO WORD 97-2003".doc"):
Unidade de Rede > Prosoft.Win > Documentos
Pasta AUT no caso de Documentos elaborados para Autônomos;
Pasta GPR no caso de Documentos elaborados para Sócios;
Pasta GPS no caso de documentos elaborados para Funcionários.
Tabela de Documentos
1- Acesse: Social > Folha de Pagamento > Tabelas > Tabelas Auxiliares > Tabela de Documentos
2- Após realizar a criação dos documentos e salvar arquivo no caminho indicado acima, será necessário vincular o mesmo na Tabela de Documentos.
O objetivo desta Tabela é agrupar os Relatórios de modo que seja possível organizar documentos de Admissão, Demissão e Relatórios Diversos, sendo gerados por empresa ou não.
O arquivo pode ser salvo de maneira que possa ser processado para uma determinada Empresa ou caso o Código da Empresa não seja informado o documento poderá se utilizado para todas as Empresas cadastradas no Sistema.
Atenção!
Ao vincular o documento na Tabela de Documentos, o usuário não deve criar Títulos muito extensos, pois pode ser que o documento não seja demonstrado na Emissão por este motivo.
3- Clique em Novo
4- Preencha os campos e clique em Salvar:
Cada Tipo de Arquivo criado deve ser vinculado com seu respectivo Tipo, por exemplo:
- Ficha de Registros (Admissional);
- Aviso Prévio (Demissional).
Abaixo as informações sobre os Tipos de Arquivos / Documentos:
5- Após a inclusão na Tabela de Documentos o usuário poderá gerar o arquivo através de uma das Rotinas (Procedimento Admissional, Procedimento Demissional, Impressos Integrados WORD, etc), conforme o documento foi salvo.
Impressos Integrados Word
1- Acesse: Social > Folha de Pagamento > Manutenção de Arquivos Funcionais > Procedimentos Auxiliares > Impressos Integrados Word
Caso seja preciso gerar Relatório para um determinado funcionário (por folha), então não será necessário utilizar as variáveis de repetição.
2- Basta lançar as variáveis correspondentes no Documento WORD.
Gerador de Relatórios Word
1- Acesse: Social > Folha de Pagamento > Relatórios Funcionais > Gerador de Relatórios Word
2- Preencha os campos e clique em Processamento Word
Para emitir um relatório em um mesmo documento com informações correspondentes a diversos funcionários, obrigatoriamente para a emissão deste tipo de relatório deve ser utilizada a rotina de “Gerador de Relatórios Word”.