A rotina de Controle de Empréstimos oferece uma visão abrangente e ferramentas para gerenciar os diferentes tipos de empréstimos e créditos disponíveis aos colaboradores. Dividida em duas seções principais, Empréstimo Comum e Crédito do Trabalhador, esta funcionalidade simplifica a administração e o acompanhamento de todas as transações financeiras relacionadas, garantindo a conformidade e a eficiência nos processos de desconto em folha.

Esta funcionalidade conta com o recurso IAProsoft, nossa inteligência artificial desenvolvida para oferecer respostas rápidas e úteis sobre o uso do módulo. Basta clicar no botão na barra superior para acessar o chat da IA e tirar suas dúvidas.

Empréstimo Comum


Nesta guia será feito o controle dos empréstimos convencionais, como aqueles concedidos pela empresa, efetuando os descontos automaticamente nos recibos de pagamento.

Gerar Empréstimo

  1. Na tela principal do GAP, clique no módulo Social.
  2. Acesse a rotina Folha de Pagamento/ Processamentos/ Controle de Variáveis/ Controle de Empréstimos.
  3. Na guia Empréstimos/ Gerar, selecione a Empresa.
  4. Selecione o Funcionário.
  5. Informe a data em que será realizado o empréstimo.
  6. Clique em Novo Empréstimo.
  7. Preencha os campos:
    CampoDescrição
    Nº EmpréstimoEste campo servirá como um identificador para o empréstimo. Ele será preenchido automaticamente e não será possível alterar.
    Valor do EmpréstimoInforme o valor que será emprestado.
    JurosQuando o empréstimo incluir juros, informe a taxa de juros mensal a ser considerada no cálculo das parcelas.
    Evento para desconto

    Selecione o código do evento para desconto das parcelas no recibo de pagamento mensal.

    Deve ser informado um evento do tipo Desconto e com rotina 5 - Eventos em Valor.

    1º PagamentoInforme a data de desconto da primeira parcela do empréstimo. O sistema preencherá automaticamente as datas de vencimento das demais parcelas, com o intervalo de um mês.
    Parcelas

    Informe o número total de parcelas em que o empréstimo será pago.

    Poderá ser informado um valor de 01 a 60.

    CálculoSe o empréstimos for com juros, marque nesta seção se serão aplicados juros simples ou compostos.
     
  8. Clique em .

    O sistema irá calcular os dados e apresentar na tabela.

  9. Clique em .

Editar Empréstimo

Só poderão ser alterados os dados das parcelas.

  1. Na tela principal do GAP, clique no módulo Social.
  2. Acesse a rotina Folha de Pagamento/ Processamentos/ Controle de Variáveis/ Controle de Empréstimos.
  3. Na guia Empréstimos/ Gerar, selecione a Empresa.
  4. Selecione o Funcionário.
  5. Informe a data do empréstimo.
  6. Clique em Alterar Empréstimo.
  7. Dê duplo clique sobre a parcela que deseja alterar.
  8. Realize as alterações necessárias.

    É possível alterar a data do pagamento, o valor, e indicar se a parcela foi paga.

  9. Clique em  Concluir Alteração.

Excluir Empréstimo

O sistema só permite excluir um empréstimo caso não haja nenhuma parcelada baixada.

  1. Na tela principal do GAP, clique no módulo Social.
  2. Acesse a rotina Folha de Pagamento/ Processamentos/ Controle de Variáveis/ Controle de Empréstimos.
  3. Na guia Empréstimos/ Gerar, selecione a Empresa.
  4. Selecione o Funcionário.
  5. Informe a data do empréstimo.
  6. Clique em Excluir Empréstimo.
  7. Confirme a exclusão.

Consultar Empréstimos

Na guia Consulta é possível visualizar uma lista com os dados dos empréstimos realizados.

  1. Na tela principal do GAP, clique no módulo Social.
  2. Acesse a rotina Folha de Pagamento/ Processamentos/ Controle de Variáveis/ Controle de Empréstimos.
  3. Acesse a guia Empréstimos/ Consulta.
  4. Selecione a Empresa.
  5. Selecione o Funcionário.
  6. Na seção Tipo de Consulta, informe quais empréstimos deseja visualizar:
    CampoDescrição
    Empréstimos AtivosSão considerados Ativos aqueles que ainda possuem parcelas em aberto.
    Empréstimos Inativos

    São considerados Inativos os empréstimos nas seguintes condições:

    • Empréstimos com todas as parcelas baixadas;
    • Quando um funcionário com um empréstimo ativo é transferido entre empresas, o status do empréstimo muda para Inativo após a conclusão da transferência.
    Todos os EmpréstimosEsta opção apresentará os empréstimos Ativos e Inativos.
     
  7. No campo Intervalo, informe as datas do período que deseja consultar.
  8. Clique em  Inicia Processamento.

    É possível exportar ou imprimir a listagem de empréstimos filtrada através das opções abaixo da tabela.

Efetuar Baixas em Lote

Através dessa opção, é possível realizar baixas simultâneas das parcelas do empréstimo.

  1. Na tela principal do GAP, clique no módulo Social.
  2. Acesse a rotina Folha de Pagamento/ Processamentos/ Controle de Variáveis/ Controle de Empréstimos.
  3. Acesse a guia Empréstimos/ Baixa em Lote.
  4. Selecione a Empresa.
  5. Selecione o Funcionário.
  6. No campo Intervalo, informe as datas do período que deseja consultar.
  7. Clique em Localizar Empréstimo.
  8. Selecione as parcelas que deseja baixar ou utilize a opção Selecionar Todos.
  9. Clique em Baixar Empréstimo.
  10. Confirme a baixa.

    Após a baixa, os registros não poderão ser alterados, apenas excluídos.

Empréstimo Crédito do Trabalhador


O Crédito do Trabalhador é um método do governo para facilitar a contratação de empréstimos consignados aos trabalhadores do setor privado. O trabalhador pode se inscrever e escolher a instituição financeira com base nas taxas de juros e prazos oferecidos. O eConsignado funciona integrado ao FGTS Digital, para que os trabalhadores do setor privado contratem empréstimos consignados diretamente pela plataforma, sem a necessidade de um convênio entre a empresa e o banco. Todas as instituições financeiras podem aderir.

Importar Arquivo

  1. Na tela principal do GAP, clique no módulo Social.
  2. Acesse a rotina Folha de Pagamento/ Processamentos/ Controle de Variáveis/ Controle de Empréstimos.
  3. Acesse a guia Crédito do Trabalhador/ Importar Arquivo.
  4. Selecione o Tipo de Importação:
    • Automática: O sistema importa automaticamente da API da Dataprev.
    • Manual: É necessário possuir o arquivo do tipo JSON para realizar a importação.

    É possível realizar a importação para várias empresas marcando o checkbox Em Lote (Certificado A1). Nesse caso, o campo Empresa deve ser mantido em branco. Serão listadas todas as empresas configuradas para o eSocial em Parâmetros Gerais/ SPED eSocial/ Gerenciador com o certificado digital do tipo A1, bastando selecionar na coluna Importar da seção Resumo as empresas desejadas.

    Caso precise selecionar todas as empresas, pressione o botão direito do mouse sobre qualquer empresa e clique em Selecionar Tudo/ Marcar Importação.

  5. Selecione a Empresa .

    Este campo ficará desabilitado caso tenha marcado a opção Em Lote (Certificado A1).

    Caso esteja selecionando a empresa pela primeira vez, siga os passos:

    1. Clique em Parâmetros.
    2. Configure os campos:

      Os Parâmetros já terão uma configuração padrão, mas caso é possível alterar conforme a sua necessidade.

       
      CampoDescrição
      Folha Mensal

      Selecione, no campo Evento Crédito do Trabalhador, o evento de desconto para a folha mensal. O evento deve constar na Tabela de Eventos com as seguintes parametrizações:

      • Evento de Desconto
      • Rotina 99 - Calc.c/form. após do calc. do inss/irrf
      • Código eSocial: 9253 - Empréstimos eConsignado - Desconto
      • Evento de Crédito do Trabalhador
      AfastamentosMarque a opção Desconta Parcela de Empréstimo sobre Salário Maternidade para que o desconto do empréstimo seja realizado quando houver afastamento de licença maternidade gestacional.
      Provisionar Crédito do Trabalhador no Recibo de AdiantamentoMarque esta opção para que parte da parcela do empréstimo do funcionário seja descontada diretamente no adiantamento salarial, em vez de descontar o valor total apenas no pagamento mensal. Isso distribui o desconto em dois momentos, suavizando o impacto no holerite final.
      Provisionar Crédito do Trabalhador no Recibo de Férias

      Marque este checkbox para que o sistema lance, no recibo de férias, o valor proporcional das parcelas de empréstimo do funcionário. O valor é calculado de forma proporcional aos dias de descanso do período.

      1. Para as situações em que o período de descanso das férias esteja compreendido em duas competências, a devolução do valor do provisionamento pode ser realizada de duas formas, selecione uma das opções:
        • Devolução Mês Inicial e Final : Com esta opção marcada, a devolução será realizada conforme o período de descanso das férias, em duas competências diferentes.
        • Devolução Mês Inicial: Ao marcar essa opção, a devolução será do valor total na competência de início das férias.
      2. Selecione os eventos referentes a essa rotina. Eles devem possuir as seguintes parametrizações:
        • Evento de Provisão nas Férias:
          • Evento de Desconto
          • Rotina 05 - Eventos em Valor
          • Código eSocial: 9299 - Outros descontos
          • Evento de Crédito do Trabalhador
        • Evento de Devolução nas Férias:
          • Evento de Provento
          • Rotina 05 - Eventos em Valor
          • Código eSocial: 1299 - Outros Adicionais
          • Evento de Crédito do Trabalhador
       
    3. Clique em Salvar.
  6. No campo Selecione o arquivo de importação, clique no botão para selecionar o arquivo.

    O arquivo deve estar no formato JSON.

  7. Informe a Competência.

    Este campo já vem preenchido automaticamente, mas permite alteração, caso necessário.

     O sistema preenche o campo Competência automaticamente conforme a data. Até o dia 20 do mês, o campo é preenchido com a competência do próprio mês. Após essa data, é considerado o mês seguinte.

  8. Clique em Importar.

    A cada mês será necessário efetuar a importação do arquivo para que seja apresentada o numero da parcela que será descontada na competência.

    O sistema possui na tabela a coluna Importado, que apresenta as situações SimSim com InconsistênciasNão. No caso das duas últimas, será habilitado o botão Inconsistências. Ao clicar sobre ele, será mostrado o relatório com as informações detalhadas dos empréstimos com informações inconsistentes.

Consultar Dados do Empréstimo

Nesta guia é possível gerir os dados do empréstimo, como consulta, inclusão manual, alteração e exclusão.

  1. Na tela principal do GAP, clique no módulo Social.
  2. Acesse a rotina Folha de Pagamento/ Processamentos/ Controle de Variáveis/ Controle de Empréstimos.
  3. Acesse a guia Crédito do Trabalhador/ Dados do Empréstimo.
  4. Selecione a Empresa.
  5. Selecione o Trabalhador.

    O sistema apresentará na tabela os dados dos empréstimos importados.

Adicionar Empréstimo

  1. Na tela principal do GAP, clique no módulo Social.
  2. Acesse a rotina Folha de Pagamento/ Processamentos/ Controle de Variáveis/ Controle de Empréstimos.
  3. Acesse a guia Crédito do Trabalhador/ Dados do Empréstimo.
  4. Selecione a Empresa.
  5. Selecione o Trabalhador.
  6. Clique em Adicionar.
  7. Preencha os campos:
    CampoDescrição
    Banco

    Selecione o Banco ou Instituição Financeira que cedeu o empréstimo. Serão relacionados os bancos cadastrados na rotina Cadastro de Bancos e Agências

    Número do ContratoInforme o número do contrato do empréstimo, que será fornecido pelo banco.
    Data InícioInforme a data em que o empréstimo foi realizado.
    Data FimInforme a data do término do empréstimo.
    ValorInforme o valor total emprestado.
    1º PagamentoInforme a competência em que deve ocorrer o primeiro desconto no recibo.
    Número de ParcelasInforme a quantidade de parcelas que compreende o empréstimo.
    Valor da ParcelaInforme o valor de cada parcela, ou seja, o valor que será descontado mensalmente.
     
  8. Clique em Gerar Parcelas.

    Os dados serão apresentados na tabela.

  9. Clique em Salvar.

Editar Empréstimo (Crédito do Trabalhador)

Não é recomendado editar manualmente os empréstimos, pois há o risco de causar divergências com o eSocial, o que pode ocasionar o não pagamento da parcela.

  1. Consulte os empréstimos.
  2. Selecione o empréstimo que deseja alterar.
  3. Clique em  Alterar Registro.
  4. Realize as alterações necessárias.

    Não é possível alterar parcelas quitadas.

  5. Clique em Salvar.

Excluir Empréstimo (Crédito do Trabalhador)

  1. Consulte os empréstimos.
  2. Selecione o empréstimo que deseja excluir.
  3. Clique em  Remover.
  4. Confirme a exclusão.

Gerenciar Empréstimos

Através desta guia é possível gerenciar os status dos empréstimos. O sistema apresentará todos os dados dos empréstimos filtrados, permitindo a geração de uma planilha ou relatório completo com as informações.

  1. Na tela principal do GAP, clique no módulo Social.
  2. Acesse a rotina Folha de Pagamento/ Processamentos/ Controle de Variáveis/ Controle de Empréstimos.
  3. Acesse a guia Crédito do Trabalhador/ Gerenciamento.
  4. Selecione a Empresa.

    Para consultar todas as empresas, deixe o campo em branco. Para consultar grupos de empresas, clique na opção .

  5. Selecione o Tipo de Trabalhador. As opções são Sócio, FuncionárioTodos.
  6. Selecione o Trabalhador.
  7. Informe o Período para consulta.
  8. Selecione se o período informado considerará a data de Contratação do empréstimo ou a data das Parcelas.
  9. Selecione o Status das parcelas dos empréstimos que deseja consular.
  10. Selecione o Banco.
  11. Clique em Processar.

    Clique em Exportar (.xlsx) para gerar a planilha com os dados. Clicando em Visualizar, o sistema gera o relatório, que pode ser impresso ou salvo na máquina.