Através dessa rotina é possível criar e editar os modelos de recibos que serão utilizados nas rotinas relacionadas à Emissão de Recibos. Para a criação dos modelos, é necessário possuir uma régua de gabarito de impressão para a medição das linhas e colunas que irão constituir o modelo de recibo.

Definir Layouts


  1. Na tela principal do GAP, clique no módulo Social.
  2. Acesse a rotina Folha de Pagamento/ Parâmetros/ Definição de Modelos de Recibos.

    Os layouts são apresentados em três abas: Todos os LayoutsRecibos GráficosRecibos Matriciais.

  3. Selecione um layout.
  4. Clique em Definir Layouts.
  5. Na seção Principal, preencha os campos:
    CampoDescrição
    Nome do Arquivo
    Será apresentada a pasta onde está localizado o layout e o nome do arquivo.
    Título do Layout
    Defina um nome para localizar o layout.
    Gráfico / Matricial
    Selecione uma das opções conforme o tipo de impressora que será utilizado.
    Imagem 1 / Imagem 2

    Esta opção será apresentada caso seja selecionado o modelo Gráfico. É possível selecionar até duas imagens para a impressão de recibos personalizados.

    Os arquivos de imagem devem ser do formato JPEG ou GIF, e deverão estar localizados na pasta ?:\Prosoft.win\PcGold\Gps\Layouts.

    Leiaute 1 / Leiaute 2

    Esta opção será apresentada caso seja selecionado o modelo Matricial. É possível selecionar até dois leiautes de impressão do recibo.

    Os arquivos devem ser do formato TXT, e deverão estar localizados na pasta ?:\Prosoft.win\PcGold\Gps\Layouts.

    Número de Colunas
    Selecione a quantidade de Colunas do layout. Caso seja um modelo do tipo Matricial, será habilitada nesta seção a opção Duplo, utilizada para impressão dos modelos com duas imagens em posição horizontal.
    Nº de Linhas do Recibo
    Informe a quantidade de Linhas que o recibo deve ter, considerando Cabeçalho, EventosRodapé.
    Repete Recibo
    Informe se as imagens serão consideradas na impressão do segundo recibo, para modelos com duas imagens na posição vertical.
    Tipo de Linha
    Este campo será apresentado apenas se for um modelo do tipo Matricial. Selecione o Tipo de Linha que será considerada na impressão: 1/6 ou 1/8.

    As seções Cabeçalho, Eventos e Rodapé serão utilizadas para definir os dados que serão incluídos nos recibos.
    1. Na coluna Imprime, informe os dados que serão considerados.
    2. Defina Linha, Coluna e Tamanho dos elementos na impressão do recibo.
    3. Cada seção possui também algumas particularidades:
      •  Quantidade de linhas no cabeçalho: Informe quantas linhas serão destinadas à seção de cabeçalho do recibo.
      • Texto Fixo: Defina um texto que será sempre exibido no cabeçalho.
      •  Efetua impressão de Proventos e Descontos na mesma linha: Este campo será apresentado apenas se for um modelo do tipo Matricial. Caso marque esta opção, a seção Eventos será dividida em duas abas: Proventos Descontos, para definir separadamente as impressões dos eventos por tipo.
      • Quantidade de eventos por recibo: Informe a quantidade máxima de eventos que poderão ser apresentados em cada página do recibo.

       Quantidade de linhas do rodapé: Informe quantas linhas serão destinadas à seção de rodapé do recibo.

  6. Clique em Gravar o Recibo.

Novo Layout


Através desta opção, é possível criar um novo modelo de recibo, que também pode ser criado a partir de um modelo existente.

Isso é útil em casos que seja necessário utilizar modelos de recibos semelhantes. As alterações necessárias podem ser realizadas através da opção Definir Layouts.

  1. Na tela principal do GAP, clique no módulo Social.
  2. Acesse a rotina Folha de Pagamento/ Parâmetros/ Definição de Modelos de Recibos.
    (informação) Caso deseje criar um modelo de recibo a partir de um já existente, selecione neste momento o layout que deseja utilizar como referência.
  3. Clique emNovo Layout.
  4. Selecione o arquivo do modelo de recibo.
  5. (Opcional) Marque o checkbox Cria novo modelo a partir do indicado abaixo para criar um layout semelhante ao selecionado anteriormente.
  6. Clique em Ok.

Excluir Layout


  1. Na tela principal do GAP, clique no módulo Social.
  2. Acesse a rotina Folha de Pagamento/ Parâmetros/ Definição de Modelos de Recibos.
  3. Selecione o layout.
  4. Clique emExcluir Layout.
  5. Confirme a exclusão.

Visualizar Posição de Variáveis


Esta opção permite visualizar o posicionamento das variáveis nos layouts, exibindo as linhas e colunas, bem como as dimensões destas últimas.

  1. Na tela principal do GAP, clique no módulo Social.
  2. Acesse a rotina Folha de Pagamento/ Parâmetros/ Definição de Modelos de Recibos.
  3. Selecione o layout.
  4. Clique emVisualizar Posição de Variáveis.
  5. (Opcional) Realize as alterações necessárias.
    Para saber do que se trata cada variável, verifique o tópico Visualizar Lista de Variáveis do Sistema.

Visualizar Lista de Variáveis do Sistema


Utilize esta opção para identificar as variáveis apresentadas na visualização da posição de variáveis do layout.

  1. Na tela principal do GAP, clique no módulo Social.
  2. Acesse a rotina Folha de Pagamento/ Parâmetros/ Definição de Modelos de Recibos.
  3. Clique em Lista de Variáveis do Sistema.

    É possível Gerar Planilha Excel ou Imprimir Conteúdo da Grade para visualizar as variáveis separadamente.