Sumário

    Sistema: Gerenciador de Aplicativos Prosoft (GAP)

    Contexto: O objetivo deste artigo é auxiliar sobre os campos obrigatórios no cadastro de empresas para geração do Sped PIS/COFINS.

    Informações Adicionais: Não se aplica.

    Resolução

    Importante: Antes da geração do arquivo texto EFD- Contribuições é importante que os cadastros fundamentais sejam efetuados a fim de garantir a correta geração do conteúdo no arquivo.

    Cadastro de Empresas

    Acesse: Parâmetros Gerais > Cadastros > Cadastro de Empresas

    Guia Básicos

    São as informações cadastrais da empresa que o sistema faz consistência para geração dos registros do bloco 0 que se refere a abertura, identificação e referências do contribuinte.
    Deverá ser informado razão social, apelido, CNPJ, endereço completo, contribuição de IPI, inscrição municipal e estadual do contribuinte.



    Aba Fiscal

    Deverá ser informado regime de tributação, tipo de contribuição de IPI e o código IBGE.


      


    Nota: Na imagem o regime de tributação informado é “Lucro Presumido Apuração Competência”, porém o arquivo também é gerado para “Lucro Presumido Regime Caixa” e “Lucro Real”. 


    Aba Fiscal/Pis/Cofins 
     Deverá ser informado campos para processo de PIS/COFINS, caso não possua, não adicionar informações neste campo.


      


    Aba Estadual

    Deverá ser informado o tratamento fiscal, recolhimento de ICMS, inscrição no Suframa (se possuir) e o processamento de dados. Para alguns estados possui informações específicas que deverão ser preenchidas, no exemplo específico de São Paulo foi selecionado RPA.


      


    Observação: Para todas as empresas que emitem nota fiscal o processamento de dados deverá estar selecionado “Escritura livros e emite notas”.


    Informações Gerais

    Deverá ser informado o contador Fiscal para que os dados do contabilista sejam gerados no arquivo e o plano de contas (se possuir).


      


    Indicadores

    Deverá ser informado o regime de tributação da empresa e apuração (se possuir) e indicar utilização do Centro de Custo.

    Nota: Na imagem o regime de tributação informado é “Lucro Presumido Apuração Competência”, porém o arquivo também é gerado para “Lucro Presumido Regime Caixa” e “Lucro Real”.

    O regime de tributação e apuração informado na guia contábil aba indicadores deverá ser o mesmo informado na guia fiscal na aba federal.
































    Aba Geral
     

    Informar as filiais, pois na geração do arquivo SPED PIS/COFINS buscará informações de todas as empresas vinculadas neste campo.

































    Trabalhista – Contribuição Previdenciária
     

    Inserir as informações se a empresa realizar o cálculo da contribuição previdenciária, esses campos são necessários para geração do Bloco P do EFD Contribuições.


























    Outros meios de obter suporte