Este artigo tem como orientar o usuário em como proceder quando ao acessar o Analisador Fiscal apresentar a mensagem "Houve um erro durante a abertura da base de dados ou outros processos iniciais da importação. Contate o distribuidor regional informando o erro abaixo:

    SQL State: 08001, SQL Error Code: 17

    [DBNETLIB][ConnectionOpen (Connect().]SQL Server inexistente ou acesso negado


    Resolução:

    A situação ocorre em dois momentos:
    • Quando o serviço do SQL Server estiver parado na configuração dos Serviços do Windows.
    • Quando o servidor informado no Microsoft SQL Server Management Studio Express for diferente do informado nas configurações do arquivo ProANF_conexao.ini.

    Importante: Os procedimentos que iremos realizar a seguir deverão ser realizados diretamente do servidor com todos fora do ANALISADOR FISCAL.


    Serviços:

    1- Acesse: Prosoft.win > PrANF > SIN

    2- Clique com o botão direito no arquivo ProANF_conexao.ini > Abrir com > Bloco de notas

    3- Anote o nome da instância.












    4- Acesse o menu Iniciar do Windows, digite sql server configuration.

    5- Deve aparecer a opção SQL Server 2014b Configuration Manager.














    6- Procure o serviço SQL Server + (Nome da instancia), verifique se está sem status ou com status Em pausa












    7- Se o serviço estiver parado, clique com o botão direito e selecione a opção Iniciar.

    8- Caso esteja iniciado, clique no botão Reiniciar

















    9- O status deve estar como Em execução.

    Obs.: Caso do SQL não inicie, verifique o log de eventos do Windows pois, pode trata-se de um erro no SQL e é preciso a abertura de uma solicitação de reinstalação para a área serviços.
    Se ocorrer somente nas estações, verifique as portas 1433 e 1434


    Microsoft SQL Server Management Studio Express:

    1- Acesse o menu iniciar, digite management e selecione SQL Server 2014 Management Studio






















    2- Depois de logar no SQL, verifique se o servidor informado está igual ao nome ou IP informado no arquivo ProANF_conexao.ini, conforme demonstrado no passo 2 de Serviços

















    Renomear Arquivo ProANF_conexao.ini:

    1- Acesse: ? :\prosoft.win\pranf\sin

    2- Caso o nome do servidor esteja diferente entre o arquivo e o Microsoft SQL Server Management Studio Express, renomeie o arquivo ProANF_conexao.ini, após renomear ao acessar o Analisador o sistema cria um novo arquivo automaticamente, porém deve ser realizada a configuração inicial.


















    Para maiores informações, acesse o artigo F605-Configuração Inicial de acesso do Analisador Fiscal instância (servidor)
    Caso após estes procedimentos o erro persistir somente nas estações, solicite ao técnico de informática de sua empresa que verifique as portas de Firewall e verifique se o serviço SQL Server Browser está iniciado no servidor, caso esteja desativado ative e inicie o serviço para efetuar novos testes.

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    Outros meios de obter suporte