F477-Geração Registro 51 Sintegra

    Sumário

    Sistema: Gerenciador de Aplicativos Prosoft (GAP)

    Contexto: Este artigo contém as instruções para geração do Registro Tipo 51 do arquivo Sintegra.

    Informações Adicionais: Não se aplica.

    Resolução

    Produtos por Empresa

    Acesse: Fiscal > Cadastros > Produtos por Empresa

    Os produtos devem ser cadastrados na rotina Produtos por empresa, para gerar informações nos registros 54 e 75.

    mceclip0.png






















    Escrituração Fiscal

    Fiscal > Documentos de Entradas e Saídas > Escrituração

    Os campos em destaque são de preenchimento obrigatório na escrituração para geração dos registros 50, 51 e 54.
     

    Informações do cabeçalho da nota fiscal

    No sistema são informados no cabeçalho da nota fiscal e nas guias ICMS/IPI e Outras Informações.

    As informações de ICMS e IPI são obrigatórias para empresas contribuintes desses impostos.
     
    • Série/Sub Série/Número Nota: Não podem ser informados dois documentos fiscais com a mesma combinação de valores dos campos formadores da chave do registro. A chave deste registro é: Espécie, Série, Sub Série e Número nota.

    • Data Escrit.: Data da escrituração do documento.

    • Data Docto.: Data da emissão do documento.

    • Espécie: Deve Informar a espécie utilizada. Atentar-se ao código de Sintegra utilizada nas Espécies, pois através desta o sistema irá alimentar os campos correspondentes no Sintegra. Para visualizar/cadastrar/alterar deverá acessar a rotina Cadastro de Espécies de Documentos.

    • CFOP: Preencher o CFOP em concordância com o modelo indicado. Exemplo: Nota Fiscal Modelo 06 (Energia Elétrica), deverá possuir CFOP do grupo 1250/2250/3250 – Compras de Energia Elétrica.

    • Situação Docto: Deve informar o Código da situação do documento fiscal conforme cadastrado nas Tabelas Fiscais para Arquivos Magnéticos.

    • Tipo de Nota Associada: Deve preencher em casos especiais. Exemplo: Nota Fiscal de Importação, deve ser marcada a opção [ ]Nota Entrada emitida Contribuinte.

    • [ ]NF Cancelada: Deverá marcar está opção em casos de notas fiscais canceladas.

    • Terceiro: Obrigatório possuir terceiro nos documentos fiscais de entrada e saída

    • Valor Contábil: Compreende todos os valores cobrados em nota fiscal (Valor de Mercadoria, Impostos e Outras Despesas).

    • Valor Mercadoria: Valor das Mercadorias este deverá ser exatamente igual à soma dos itens informados no documento.

    • ICMS/IPI: Deve ser preenchido e este campo tem que ser exatamente igual ao informado no item na nota fiscal.
     

    mceclip1.png





















    Outras Informações


    • Frete/Seguro/Outras Despesas: Informar valores cobrados no documento fiscal neste campo e o mesmo deverá ser exatamente igual à soma dos itens do documento fiscal.

    • Frete: Informar situação do Frete da operação fiscal informada.

    • Cond. Venda: Condição de venda Vista / Prazo / Sem Pgto.

    • Chave da Nota Fiscal Eletrônica: Informar número da chave dos documentos fiscais de entrada e saída própria, para documentos fiscais de terceiros está informação é facultativa.
     

    mceclip2.png





















    Atenção: O campo chave da nota fiscal eletrônica somente será habilitado se a espécie da nota fiscal for modelo 55.  


    Escrituração de Itens

    São as informações necessárias para geração correta do registro 54. Lembrando que as informações de ICMS e IPI são obrigatórias para empresas contribuintes desses impostos.
     

    Guia Produto


    • Código Produto: Informar o produto cadastrado através da rotina Cadastros Produtos por Empresa. Caso no cadastro do produto contenha informações dos campos CST ICMS e Alíquota ICMS. No momento da escrituração do mesmo os valores serão sugeridos.

    • N. Item: Número deve ser informado sequencial, inclusive em desdobramento do documento fiscal a ordem deve ser mantida.

    • S.T.: Informar o CST (Código Situação Tributária) ICMS do produto.

    • Quantidade/Preço Unitário/Valor Desconto/Valor Liquido: Valor liquido é formado a partir da multiplicação da quantidade pelo preço unitário deduzindo desconto.

    • Frete/Seguro/Despesas Acess.: Informar valores cobrados no documento fiscal. A soma dos valores dos itens deve ser igual ao informado na Aba Outras Informações/Diversas.

    • Número DI: Informar número da Declaração de Importação conforme despacho aduaneiro.

    • Data DI:.Data constante no despacho aduaneiro.

    • [ ] DI Simpl.: Informar o campo para Declarações Simplificadas.

    mceclip3.png 

     Guia ICMS

    Informe os valores relativos à ICMS exatamente igual à guia ICMS. Em casos de divergências são apresentadas falhas nos registros 50 e 54.

    mceclip4.png 

    Guia IPI

    Informe os valores relativos à IPI exatamente igual à aba IPI. Em casos de divergências são apresentadas falhas nos registros 50 e 51.

    • CST IPI (432): Informe CST de IPI conforme situação tributária do produto, sendo de 00 a 49 os CST’s de entrada/serviços tomados e de 50 a 99 CST’s de saída/serviços prestados. Para consultar, alterar e/ou incluir registros acesse através da rotina Tabelas Fiscais para Arquivos Magnéticos.

    mceclip5.png 

    O template utilizado na escrituração foi o Modelo Saídas Completa - Prosoft que é um template completo. Orientamos que todas as escriturações de entradas e saída sejam realizadas nos templates completos Prosoft, para notas fiscais de entradas utilizar Entradas Completa - Prosoft.



    Geração do Arquivo Texto

    1- Acesse: Fiscal > Guias e Arquivos Magnéticos > Sintegra

    2- Para geração selecione os registros que deseja gerar, o período e as informações conforme necessidade de apresentação da empresa.
     

    mceclip7.png





















    Arquivo gerado


    mceclip8.png
     




    Outros meios de obter suporte