Este artigo orienta o usuário sobre os parâmetros necessários para a geração do Livro de Inventário.


    Resolução


    Acesse: Parâmetros Gerais > Cadastros > Cadastro de Empresas

    1 - Na guia Fiscal, sub guia Federal, selecione os itens a serem calculados pelo inventário no campo Integração RCPE



    Acesse: Fiscal > Cadastros > Produtos por empresa

    2 - No cadastro de produto deve-se informar os seguintes campos:

    •  Código do Produto na Empresa;
    •  Descrição do Produto;
    •  Grupo de Produtos;
    •  Unidade de Medida;
    •  N.C.M.;
    •  ICMS Alíquota;
    •  % Redução Base.



    Acesse: Fiscal > Documentos Entradas e Saídas > Escrituração


    3 - Na escrituração deverá ter itens de mercadoria tanto para as notas de entrada como as notas de saídas


    Acesse: Fiscal > Livro de Inventário > Livro de Inventário



    4 - A planilha de contagem tem por objetivo EMITIR relatório de todas as mercadorias cadastradas da empresa para fins de contagem do inventário




    5 - Por meio da opção Geração Automática o sistema irá gerar a movimentação de inventário a partir dos produtos da empresa que conter saldo positivo. A verificação do saldo positivo poderá ser por meio das rotinas RCPE e/ou Cadastro de Produtos

    Gerar conforme Movimento: Somente os produtos com saldo positivo estarão presentes nesta geração

    • Copiar Inventário Anterior: Gerará a movimentação de inventário com os mesmos dados do ano anterior registrado no sistema;
    • Gerar com Zeros p/ Digitação: Somente os produtos com saldo positivo estarão presentes nesta geração. No entanto não apresentará saldo de quantidade e valores;
    • Período do Movimento: Informar período Inicial e Final que abrange a movimentação do inventário;
    • Data do Inventário: Data da apuração do inventário;
    • Grupos de Produtos: Poderá selecionar intervalo de grupo de produtos para apenas gerar automaticamente o inventário de determinados produtos.



    6 - Por meio da guia Digitação/Manutenção, é possível cadastrar, alterar, consultar os livros de inventários criados e/ou importados


    • Data do Inventário: Informe a data do inventário com isto auto preencherá os campos Período do Movimento Mês/Ano Inicial e Final;
    • Grupo do Produto: Quando acionado este campo apresentará somente os produtos vinculados ao grupo adicionado;
    • Consultar: Ao clicar em consultar apresentará todos os produtos cadastrados com grupo de produto informado ou apresentará todos os produtos cadastrados.


    Observação: 

    Quando já existir um livro inventário processado no sistema com o campo "motivo inventário" preenchido, o sistema não irá permitir fazer a alteração do campo.
    O sistema só permite alterar o motivo, desde que não exista outro inventário para o mesmo período, e a data que o sistema considera para identificar se existe um inventário para o período é a data do inventário, não o período inicial e final. Se na base já existir um inventário com a mesma data de inventário,
    mesmo que o período seja diferente, não será permitido alterar. No SPED Fiscal também é utilizada somente uma data, não existe período inicial e final, no próprio validador, também aceita mais de um inventário com a mesma data, só que com motivos diferentes e se coloca a mesma data não pode ter o mesmo motivo.



    7 - Para alterar algum produto, clique no produto que deseja alterar e com isto abrirá uma nova janela.

    Somente os campos em amarelo, não poderão ser alterados por meio da rotina de inventário, pois para alterar estes campos deve alterar o cadastro de produtos por empresa





    Deletar Movimento X Deletar Item de Inventário:

    8 - Para deletar o produto basta selecionar o produto que deseja deletar e pressionar a tecla Delete e para deletar todo movimento deverá clicar no botão Remover na barra de ferramentas

    Importante: Ao clicar em REMOVER todo o inventário será apagado.



    9 - Emissão de relatórios de inventário e modelo de autorização do inventário








    Outros meios de obter suporte