Este guia prático tem por objetivo, auxiliar a correção do erro: Se o campo de Unidade deste registro for diferente do campo Unidade do registro 0200, é obrigatório que o registro 0200 possua um filho 0220, na validação do SPED FISCAL.
Informações Adicionais: A situação ocorre pois há divergência na unidade de medida entre o registro 0200 (CADASTRO DE PRODUTO) e C170 (ITEM DE DOCUMENTO FISCAL).
A partir de 01/2022, o validador passou a verificar tal informação, ocasionando erro quando encontrada tal divergência. Vide publicação oficial: http://sped.rfb.gov.br/pagina/show/5902
Resolução
Para resolução do problema, verifique em qual das situações abaixo seu caso se enquadra e com base nisso, será definida a solução:
1). Caso o mesmo produto conste no cadastro do Analisador Fiscal com a UNIDADE DE MEDIDA correta e somente no cadastro de produtos do FISCAL, esteja errada.
SOLUÇÃO: Excluir NF da escrituração e integrar com as duas opções abaixo marcadas.
2). Caso o produto já esteja com a UNIDADE DE MEDIDA errada no cadastro de produtos do Analisador Fiscal e no cadastro de produtos do FISCAL, estando correto no XML, deverá ser analisado se o produto contido no arquivo XML é o mesmo contido nos cadastros do sistema (CÓDIGO E DESCRIÇÃO) e apontadas as seguintes soluções:
2.1). Se o produto do Xml for igual ao cadastrado no sistema.
SOLUÇÃO: Pode ser excluído o cadastro do produto e a NF dentro do Analisador Fiscal, excluída a NF na escrituração, reimportado o documento e integrado com as duas opções abaixo marcadas.
2.2). Se o produto for diferente comparando Xml e cadastros no sistema, sendo uma NF de entrada, (EX: tendo o mesmo código de produto com descrições diferentes).
SOLUÇÃO: Poderá ser criado um relacionamento do código de produtos no Analisador Fiscal e desta forma será atribuído um novo código, descrição, unidade de medida e demais informações ao novo produto, conforme arquivo importado, levando os dados atualizados ao cadastro do Fiscal.
Seguir orientações do guia prático abaixo:
F46-Parâmetros guia Relacionamentos Produtos, CFOPS, CST (ICMS, IPI, PIS/COFINS) - Analisador Fiscal
3). Se os produtos tiverem UNIDADES DE MEDIDAS diferente nas entradas/ saídas.
SOLUÇÃO: Criação de fator de conversão para geração do registro 0220 no SPED FISCAL.
Seguir orientações do guia prático:
F1167-Tela de Ajuste de Unidade de Estoque na Importação em XML e Integração do Analisador Fiscal
Para maiores informações sobre a necessidade de criação de fator de conversão, verifique o Guia Prático do SPED FISCAL páginas 38 e 39: http://sped.rfb.gov.br/estatico/8D/519392B83F160FA92AF2A21532ADDC16703E1B/Guia%20Pr%c3%a1tico%20EFD%20-%20Vers%c3%a3o%203.0.8.pdf
4). Para os casos de integração de documentos vinda do INTAX ou caso não deseje mexer na movimentação já importada no sistema, ajustando somente o cadastro do produto.
SOLUÇÃO: Poderá ser feita a alteração em lote do cadastro de produtos do Fiscal, solicitando alteração do campo UNIDADE DE MEDIDA, para a mesma unidade contida no registro C170 (ITEM DE DOCUMENTO FISCAL).
F57-Alteração em Lote - Cadastro de Produto
Sugerimos que após definição da situação em que se enquadra o seu caso, aplique a respectiva solução indicada para ele e após isto, gere um novo arquivo SPED FISCAL para validação!