E997-Como efetuar consulta aos pedidos de serviços no Company Serv. Esc. Contábil

    Sumário

    Sistema: Gerenciador de Aplicativos Prosoft (GAP)

    Contexto: Este artigo tem como objetivo orientar o usuário em como efetuar consulta aos pedidos de serviços no Company Serv. Esc. Contábil.

    Informações Adicionais: Não se aplica.

    Resolução

    Pedidos de serviços:

    1- Acesse: Company Serv. Esc. Contábil > Processamento de Serviços > Consulta > Pedidos de Serviços

    2- Ao acionar a rotina, note que o check Pedidos em Aberto já estará ativado, isto porque, o mínimo que se pode efetuar nesta rotina é a consulta dos pedidos em aberto. 

    • Pedidos em Aberto: A consulta aos pedidos em aberto, exibe os pedidos que ainda não foram atendidos (processadas as entregas), ou ainda os pedidos que foram atendidos parcialmente. Pedidos Atendidos Parcialmente são considerados em aberto para o sistema.
    • Pedidos Fechados: pedidos fechados, ou seja, realiza a pesquisa de todos os pedidos que já passaram pela rotina de entrega ou que foram processadas as entregas na sua totalidade.
    • Orçamentos: esta consulta demonstra somente os orçamentos digitados que ainda não tenham sido transformados em pedidos. Não existem considerações a respeito dos orçamentos, pois, os mesmos não podem ser transformados parcialmente em pedidos, sendo assim, a consulta é exclusivamente de orçamentos digitados.

    3- No campo Critério para Listar os Pedidos / Orçamentos devem ser selecionadas as opções de consulta desejadas, abaixo segue a descrição do significado das opções de pesquisa.

    • Cliente: Solicita o Código do Cliente que se deseja consultar, permitindo consultar exclusivamente os pedidos ou orçamentos do cliente informado.
    • Produto: Solicita o Código do Produto que se deseja consultar, permitindo consultar todos os pedidos ou orçamentos que possuam o produto informado, de acordo com o Tipo de Consulta selecionado.
    • Número do Pedido: Solicita o Número do Pedido para a consulta.
    • Previsão de Entrega: Solicita um intervalo de datas de Previsão de Entrega, onde serão exibidos todos os pedidos que se enquadrarem no intervalo indicado.

    4- Na Guia Exibição Analítica serão exibidas informações de acordo com o Critério de Pesquisa selecionado, sendo assim, de acordo com as opções o usuário poderá visualizar o grid com informações diferentes. 

    • Cliente: Se selecionado, é exibido na grade o Número do Pedido, a Data do Pedido, a Data da Previsão de Entrega, o Total do Pedido e o Saldo do Pedido.
    • Produto: Se selecionado, é  exibido na grade o Número do Pedido, Data do Pedido, a Data da Previsão de Entrega, a Quantidade, o Valor Unitário, o Total do Pedido, o Saldo do Pedido, o Código do Cliente e a Razão social.
    • Previsão de Entrega: Se selecionado, é exibido na grade o Número do Pedido, a Data do Pedido, a Data da Previsão de Entrega, o Total do Pedido, o Saldo do Pedido, o Código do Cliente e a Razão Social.
    • Pedido: Não habilita a guia Exibição Analítica. Pode-se selecionar a consulta do pedido através do Número do Pedido ou do Número de Referência de Pedido. É possível ordenar a apresentação dos dados da grade de acordo com os campos exibidos, para isto, dê um clique sobre a Nomenclatura do campo na grade para que os pedidos sejam exibidos nesta ordem.

    5- A Guia Detalhes do Pedido/Orçamento é exibida para todos os critérios de consulta que for selecionado, exibindo informações detalhadas a respeito do pedido que estiver sendo consultado, exceto se a opção escolhida for Número do Pedido, pois o programa a exibirá automaticamente, caso contrário sempre há a possibilidade de se escolher analiticamente ou detalhadamente os pedidos/ orçamentos. 

    • Dados Gerais: São exibidos dados referentes às datas do pedido e previsão de entrega, Dados do cliente responsável pela venda e as totalizações do pedido: total das Mercadorias, Total dos Serviços, Total do Pedido, Saldo das Mercadorias (se houver entrega parcial), Saldo dos Serviços (se houver contrato parcialmente cumprido) e Saldo Total. Os totais em saldos somente existirão se os pedidos estiverem na condição de atendidos parcialmente.
    • Itens do Pedido: Nesta sub guia é exibida uma grade contendo todos os itens que compuseram o pedido, com seus respectivos códigos, descrições, quantidade, valores unitário e total.
    • Endereço de Entrega: Nesta sub guia são exibidos os dados do endereço de entrega, constantes no pedido, de acordo com o Cadastro do Cliente. Caso esteja sendo consultado um orçamento e o cliente não estiver cadastrado e o usuário não tenha preenchido os dados da guia Endereço, os campos serão exibidos em branco.
    • Cobrança: Nesta sub guia é exibida a condição de pagamento utilizada no pedido bem como o Endereço de Cobrança relacionado para este pedido, de acordo com o que estiver identificado no Cadastro de Clientes.
    • Cliente: solicita o Código do Cliente que se deseja consultar, permitindo consultar exclusivamente os pedidos ou orçamentos do cliente informado.



    Outros meios de obter suporte