E816-Gerenciamento de títulos a receber

    Sumário

    Sistema: GFC Small / Conemp

    Contexto: Este artigo tem como objetivo orientar o usuário no gerenciamento de títulos a receber, incluindo os procedimentos de inclusão, baixa com valor total/valor parcial e cancelamento da baixa.

    Informações Adicionais: Não se aplica.

    Resolução

    Incluir Novo Título a Receber:

    Títulos a Receber:

    1- Acesse: Financeiro > Contas a Receber > Títulos a Receber (F6)

    2- Clique sob o campo Incluir para inserir um novo título.

    • Especificações do Documento: Neste campo selecione o Cliente e preencha os dados do título (Exemplo: Data Emissão, Vencimento, Portador,etc).
    •  Informações da Baixa/Liquidação: Na aba: Classificações informe a Conta Operação e o Percentual, o valor será calculado automaticamente.Caso a conta operação utilize Centro de Custo será solicitado o preenchimento.

    3- Em seguida clique em Confirma e posteriormente em Salvar para gravar o título.

    Importante: O Percentual informado no campo Índice da Conta Operação ou do Centro de Custo deve totalizar 100%.

    Baixa de Títulos a Receber:

    Baixa Valor Total:

    4- Localize o título e clique no botão Baixar.

    5- É apresentada a seguinte tela, preencha os campos:

    • Data Pagamento: Informe qual será a data de pagamento do título.
    • Multa / Juros / Desconto / Despesa Cobrança: Informe valores referentes a acréscimos ou descontos do título.
    • Valor Recebido: Informe o valor do recebimento, incluindo os acréscimos ou deduzindo os descontos.
    • Conta Banco / Caixa: Informe qual o Banco será movimentado a baixa do documento.
    • Recebimento com Cheque: Caso seja baixa com cheque poderá informar o número do cheque (Veja no tópico 1.3 deste guia o processo de baixa utilizando cheque).

    6- Clique em Salvar para gravar a baixa.

    Importante: O sistema permite a baixa de Títulos a Receber em Lote ou Individual pela rotina Baixa de Títulos.

    Para mais informações, acesse:

    E130 - Baixa de títulos a receber em lote

    Baixa Valor Parcial:

    7- Ao informar no campo Valor Recebido um valor inferior ao valor do documento é apresentada a mensagem ao salvar "Valor Pago não Confere, Corrigir esta Informação?", clique sob o campo Não.

    Em seguida é apresentada a sequência de mensagens:

    • Pagamento Parcial?: Informe Sim.
    • Informe a Data de Emissão e Informe a Data para Pagamento: Quando apresentado a mensagem deve ser informado aData de Emissão e quando apresentar a segunda mensagem informe a Data de Vencimento.

    8- Clique em Ok para gravar a baixa.

    9- É gerado um novo título com a diferença do valor Pago e o valor do Documento.

    Baixa com Cheque:

    10- Ao preencher o campo Receb. com Cheque e salvar, apresenta a tela para o preenchimento dos dados do cheque:

    • Banco / Agência / Conta: Preencha os dados do Banco.
    • Número: Apresentará o número do cheque informado na baixa.
    • Títular e Documento: Informe o nome do Titular e o nome do Documento.
    • Emissão: Informe a data de emissão

    11- Após o preenchimento, clique em Confirmar.

    Cancelamento Baixa:

    12- Para realizar o cancelamento da baixa clique sob no campo Canc. BX.

    13- Em seguida é apresentada a mensagem para confirmação, clique em Sim.




    Outros meios de obter suporte