E759-Como proceder quando o cheque pré não é apresentado para conciliação - Company Serv. Escritório contábil

    Sumário

    Sistema: Gerenciador de Aplicativos Prosoft (GAP)

    Contexto: Este artigo tem como objetivo orientar o usuário em como realizar corretamente o procedimento de emissão de cheque para baixa, quando o cheque for classificado como Pré datado e não for apresentado na rotina de conciliação bancária.

    Informações Adicionais: Após realizar a emissão e liberação de um cheque classificado como Pré datado, ao acessar a rotina de conciliação o cheque não é apresentado para ser conciliado como quando o mesmo procedimento é realizado para cheque á vista, como proceder?

    Isto ocorre pois ao inserir um cheque pré datado, é lançado um, documento no contas a pagar para a data pré, sendo assim, o cheque somente será confirmado quando for realizado a baixa do lançamento gerado no Contas a Pagar.

    Resolução

    Categoria de serviços/ Financeiras:

    1- Acesse: Company Serv. Esc. Contábil > Rotinas gerais > Manutenção de arquivos > Tabelas e parâmetros > Categorias de serviços/financeiro

    2- Inclua uma nova categoria com a nomenclatura desejada, ou verifique se a mesma já não se encontra cadastrada.

    Obs.: A categoria deve possuir a origem Contas a pagar informando a opção CPG0104 - Baixa de cheque Pré datado - emitido.

    Baixa de documentos a pagar:

    1- Acesse: Company Serv. Esc. Contábil > Financeiro > Movimentações > Transações de Baixas > Baixa de documentos a pagar

    2- Selecione a categoria de baixa de cheques Pre datados emitidos, e informe um critério de busca. Em nosso exemplo o critério utilizado foi o vencimento, onde a data a ser buscada é a data Pré informada no cheque.

    3- O lançamento referente ao cheque é apresentado no grid. Realize o procedimento de baixa normalmente.

    Após executar a baixa acesse novamente a rotina de Conciliação onde o cheque é apresentado para ser conciliado.




    Outros meios de obter suporte