E669-Importação de movimento a receber
Sumário
Sistema: Gerenciador de Aplicativos Prosoft (GAP)
Contexto: Este artigo tem como objetivo orientar o usuário em como realizar a importação do arquivo com movimentação de contas a receber para integração, incluindo os procedimentos para identificar possíveis erros no arquivo.
Informações Adicionais: Não se aplica.
Resolução
Importante: Para obter sucesso no procedimento utilize os dados de sua empresa.
Para utilização da rotina de Importação de Documentos, o arquivo a ser importado deverá seguir um layout padrão, determinado pela Wolters.
Importa Movto a receber:
1- Acesse: Company Serv. Esc. Contábil > Financeiro > Via arquivo TXT > Importa Movto a Receber
Particularidades da Importação de Documentos:
Ao importar os documentos para o sistema, são considerados como transações tendo como códigos de origens CRB0001, CRB0002, CPG0001 e CPG0002, as quais abaixo serão discriminadas para melhor compreensão.
Uma transação pode corresponder a um único documento ou vários documentos.
Códigos de Origens:
O código de origem é o que determina o movimento no sistema Company e estes códigos são determinados exclusivamente pela Wolters, sendo assim, teremos:
- CRB0001: Inclusões de documentos a receber (inclusão de um único documento)
- CRB0002: Relação de diversos documentos a receber (inclusão de mais de um documento para compor um lote).
O arquivo a ser importado deverá ter como extensão a sigla TXT, além de obedecer à estrutura solicitada para importação.
Sob o campo Ordens das Linhas deve possuir 3 tipos de linhas:
- GERAL: Deve conter dados gerais do documento, tais como: Data do Movimento, Código do Cliente, Código do Vendedor.
- DOCUMENTO: Deve conter dados do(s) documento(s) a ser (em) importado(s), tais como: Data de Vencimento, Tipo do Documento, Valor do Documento.
- AUXILIAR: Deve conter os dados detalhados do documento, tais como: Valor do Documento sem Retenções, Percentuais e Valores de Impostos Retidos, Tipo de Movimento.
Importante: Esta ordem não poderá ser modificada, ou seja, para todo arquivo gerado e para cada documento ou lote de documentos a ser gerado, deverá conter uma linha Geral, uma ou mais linhas do Documento e uma ou mais linhas do tipo Auxiliar.
Para realizar a importação, acesse a rotina.
1- Clique na opção Abrir arquivo para importação e selecione o arquivo a ser importado.
Ao selecionar o arquivo a ser importado, é verificado cada linha do arquivo com o objetivo de separar as linhas de registro que contenham informações incorretas, não permitindo sua importação.
2- Se houver linhas com erros as mesmas serão apresentadas no campo Visualizar Linhas Inconsistentes do Arquivo.
3- Para prosseguir, clique no campo Gerar Importação.
4- É possível realizar a importação dos registros que não apresentaram erros.
Caso ocorra erro, apresentará a mensagem demonstrando o local onde arquivo de erros foi salvo.
No final da importação, sistema irá gerar um novo arquivo txt com o mesmo nome do arquivo original, mudando somente o final com uma sequencia numérica de 001 a 999.
Esse arquivo demonstra quais erros foram apresentados, desta forma, usuário conseguirá identificar e corrigir, posteriormente, realizar uma nova importação.
Além do arquivo txt contendo os erros, é possível a impressão de um relatório.
Se gerado o relatório, demonstra as inconsistências do arquivo txt para que seja realizado a correção.