E50-Procedimento para cadastrar tributação no GFC SMALL / Conemp

    Sumário

    Sistema: GFC Small / Conemp

    Contexto: Este artigo tem como objetivo orientar o usuário sobre os procedimentos para realizar o Cadastro de Tributações e as parametrizações necessárias nos cadastros de clientes, produtos e pedido de vendas. 

    Informações Adicionais: Não se aplica.

    Resolução

    Cadastro de Tributações:

    1- Acesse: GFC Small > Cadastro Produtos Tributações ou Conemp > Cadastro > Tabela de Tributações

    2- Clique em Novo Registro.

    3- Informe a Descrição da nova tributação.

    4- Na guia Geral, informe:

    - Código da CST de ICMS.

    - Marque se a Tributação possui Redução de Base de Cálculo de ICMS e ICMS ST.

    - Marque se a Tributação é Diferida de ICMS.

    - Marque se a Tributação é de Importação.

    - Marque se a Tributação é de Exportação.

    - Marque se terá FCI - Ficha de Conteúdo de Importação.

    Observação.: Se a tributação cadastrada aplica-se a importação, deve então estar marcada a opção Importação. Assim que marcada, é habilitada a guia Importação para inserção de demais parametrizações inerentes a esta categoria.

    Ao cadastrar uma nova tributação, algumas opções serão habilitadas e/ou desabilitadas de durante o cadastro e inserção da tributação de acordo com os parâmetros definidos.
    Dúvidas quanto as parametrizações da tributação incluída deverão ser verificadas diretamente com o contator da empresa.

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    5- Na guia ICMS, é apresentada as opções relacionadas ao imposto:

    - Informe se a regra possui ou não incidência de Tributação de ICMS.

    - Informe onde o sistema deve lançar os Valores não Tributados.

    - Informe a Modalidade de Base de Cálculo, sendo:

    • Valor da Operação: Utiliza como base os valores de venda ou compra.

    • MVA: Utiliza o percentual de MVA para acréscimo na base de ICMS.

    • Pauta: Utiliza um valor fixo para definição da Base de Cálculo. 

    - Marque as opções que se enquadram na tributação, como:

    • Redução da Base de Cálculo do ICMS normal;

    • Acréscimo da Base de Cálculo do ICMS;

    • Somar valor do IPI na Base de Cálculo do ICMS;

    • Desoneração do ICMS.

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    6- Na guia Importação, selecione a Modalidade de Cálculo desejada, sendo:

    - Somar valor do PIS/PASEP na Base de Cálculo do ICMS Importação;

    - Somar valor do COFINS na Base de Cálculo do ICMS Importação;

    - Somar valor Despesas Aduaneiras na Base de Cálculo do ICMS/PIS/COFINS Importação.

    Habilite as opções necessárias para Modalidade de cálculo do PIS/Cofins de Importação, sendo:

    - Modalidade 1;

    - Modalidade 2;

    - Modalidade 3;

    - Modalidade 4;

    Ao selecionar a opção é apresentada a fórmula na rotina.

    Observação.: Para parametrizar as informações de importação, deve previamente ser marcada esta opção na guia Geral. Maiores informações sobre qual modalidade utilizar ou quais opções serão habilitadas, verifique com o contador responsável da empresa.

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    7- Na guia Substituição Tributária, são apresentados os parâmetros para o imposto:

    Obs: Os parâmetros somente serão habilitados quando o botão Substituição Tributária estiver marcado na guia Geral.

    - Substituição Tributária: Marque este campo caso a regra tenha Substituição TributáriaMarcando esta opção, é habilitado os demais campos para parametrização.

    - Informe a modalidade de Base de Cálculo, sendo que:

    • Lista Neutra: Utiliza o valor da operação como Base de Cálculo.

    • MVA: Utiliza acréscimo de MVA para definição da Base de Cálculo.

    • Pauta (Valor): Utiliza valor fixo para determinação da Base de Cálculo. Informe se o cálculo é realizado pelo Preço de Venda ou de Compra.

    - Informe neste campo como o sistema irá efetuar o cálculo de Substituição Tributária:

    • Apurado: O sistema apura a substituição aplicando a alíquota de substituição.

    • Dif. ICMS: O sistema faz a apuração de Substituição e de ICMS separadamente e depois aplica o valor da diferença entre as duas.

    • Pauta (Qtde): Utiliza o valor informado como base, porém a aplica a quantidade do produto para achar o valor final.

    • Pauta (Fixo): Aplica o valor informado. Marque as opções caso se enquadre na tributação a ser criada.

    Defina as demais parametrizações conforme orientações do contador, sendo elas:

    • Redução da BC somente da Substituição;

    • Somar valor do ST no Total da Nota Fiscal;

    • Somar valor do IPI na base de cálculo da Substituição Tributária;

    • Somar valor de Outras Despesas, Frete e Seguro na Base da Substituição Tributária;

    • Somar valor do ICMS de Importação na base de cálculo da Substituição Tributária.

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    8- Na guia IPI, são apresentados os parâmetros:

    - Informe o código da CST de IPI.

    - Informe se a regra possui ou não Tributação de IPI.

    - Informe aonde o sistema Acumular os valores não tributados de IPI.

    - Marque as demais opções caso se enquadre na tributação a ser criada, sendo elas:

    • Somar valor frete na Base de Cálculo do IPI;

    • Valor do IPI Fixo;

    • Somar valor do Imposto de Importação na Base de Cálculo do IPI;

    • Venda em consignação – Suprimir alíquota e valor do IPI na Nota Fiscal (art. 467).

    Observação.: Sempre deve ser informada a CST de IPI mesmo que seja isenta, não-tributada ou imune. Maiores informações com o contador da empresa.

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    9- Na guia PIS/COFINS/CSL, são apresentado os campos que quando habilitados irão solicitar a CST de cada imposto.

    Observação.: Se não houver CSL não marque e não informe nada.
    Mesmo que não tenha o PIS e a COFINS, deve ser marcada a opção e informar a CST correta.

    - Marque a opção caso a tributação deva calcular o PIS e informe a CST do PIS no campo abaixo.

    - Marque a opção caso a tributação deva calcular o COFINS e informe a CST do COFINS no campo abaixo.

    - Marque a opção caso a tributação deva calcular o CSL e informe a CST do CSL no campo abaixo.

    10- Após o preenchimento, clique em Salvar.

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    Cadastro de Clientes:

    1- Acesse: GFC Small > Cadastros > Clientes > Clientes ou Conemp > Cadastro > Cadastro de Clientes (F2)

    2- Selecione o cliente e clique em Alterar.

    3- Na guia Pessoa Jurídica, informe a Classificação do cliente.

    Informações Fiscais:

    1- Acesse: GFC Small > Configurações > Informações Fiscais ou Conemp > Configurações do Sistema > Informações Fiscais

    2- Campo % Partilha de ICMS Interestadual na UF Destino: Esta opção é usada para operações interestaduais que destinem bens ou serviços a consumidor final, contribuinte ou não do imposto.

    Cadastro de Produtos/Mercadorias:

    1- Acesse: GFC Small > Cadastro Produtos Produtos e Serviços ou Conemp > Cadastro > Cadastro de Produtos/Mercadorias (F4)

    2- Selecione o produto e clique em Alterar ou Inclua um novo Produto.

    3- Na guia Tributação, no quadro Informações Fiscais do Produto, inclua a CEST no campo destinado.

    4- No quadro Formas de Tributação Cadastradas. clique em Incluir.

    5- No Cadastro de Produtos, ao incluir uma nova tributação, definida como serão aplicadas as regras da tributação.

    6- Defina a UF a qual se destina a tributação.

    7- Aplica-se á: Qual classificação de cliente poderá usar essa tributação, sendo:

    0-Todos os destinatários
    1-Somente Contribuintes
    2-Somente Não-Contribuintes
    3-Somente Produtores Rurais
    4-Simples Nacional

    Obs.: Essa classificação é feita no cadastro de clientes (guia Pessoa Jurídica), caso o cliente esteja classificado diferente da tributação, não é apresentada para uso no Pedido de Vendas

    8- Informe a Tributação previamente criada no Cadastro de Tributação.

    9- Informe o código da Conta-Operação.

    10- Informe o código de CFOP que a tributação utilizará.

    11- Na guia ICMS apresentará os parâmetros informados anteriormente na tributação.

    No campo Origem Alíquota selecione uma das opções:

    • Tabela Geral;

    • Informado: É habilitado o campo para preenchimento manual

    12- Nesta parte do cadastro da tributação também deve ser informada as alíquotas dos impostos nas referidas guias ICMSImportaçãoSubstituição TributáriaIPIPIS/Cofins/CSL.

    Importante: Informações sobre as alíquotas aplicadas em cada situação devem ser verificadas diretamente com o contator responsável pela empresa.

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    Pedido de Vendas:

    1- Acesse: Vendas > Pedido de Vendas (F8)

    2- Ao incluir o produto, o sistema irá lançar a regra conforme parametrizada nos procedimentos anteriores. Isso pode ser evidenciado na guia Mercadorias, sub guias Parâmetros e Informações. Defina demais informações do pedido, como destinatário, conta-operação, CFOP e Estado.

    Observação.: É possível escolher outra tributação entrando no campo Tributação, isto significa que poderá incluir diferentes tributações para um mesmo produto e definir qual será aplicada no momento da venda. 




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