E407-Exportação financeiro GFC x CTB - por centro de custos

    Sumário

    Sistema: Gerenciador de Aplicativos Prosoft (GAP)

    Contexto: Este artigo tem como objetivo orientar o usuário sobre os parâmetros utilizados para geração do arquivo de exportação de lançamentos do financeiro por centro de custos.

    Informações Adicionais: Não se aplica.

    Resolução

    Cadastro de Centro de Custos:

    1- Acesse: O primeiro item a ser verificado é se a empresa já possui os centros de custos cadastrados no GFC. Para cadastrá-los, acesse a rotina Cadastros > Tabelas Auxiliares > Centro de Custos

    2- Defina o código do centro de custos que será utilizado nas movimentações do sistema. Caso seja cadastrado um código com máscara diferente da que é utilizada na contabilidade, é necessário informar no campo C/Custo Int. o código do centro de custos que será utilizado pela contabilidade.

    3- Nesta rotina defina se será utilizado centro de custo para a conta operação, se a utilização será obrigatória, quais centros de custos serão utilizados e qual a forma de exportação do mesmo nos lançamentos.

    4- Para habilitar o campo de centro de custos na conta operação, o parâmetro Utiliza Centro de Custo deve estar marcado como Sim.

    5- Ao clicar no botão Centro de Custos será apresentada a tela para inclusão dos centros de custos que serão utilizados nesta conta operação. Clique na coluna Cód CC e acione a tecla CTRL+Enter para consultar os centros de custos disponíveis para utilização.

    6- Dê um duplo clique no centro de custos que deseja selecionar e informe o índice para cada centro de custo utilizado. Após inserir os centros de custos, confirme a operação.

    7- Para definir que o centro de custos na conta operação é obrigatório, o parâmetro Centro de Custo é obrigatório deve estar marcado como Sim.

    8- Para definir em quais contas o Centro de Custos deve ser lançado quando utilizado esta conta operação, acione o parâmetro Exportar Centro de Custo para, conforme as opções disponíveis

    0 – Não exportar – Mesmo que o centro de custos esteja informado no lançamento ele não será exportado para a contabilidade.

    1 – Conta-Operação e Contra Partida – O centro de custos será lançado para as duas contas do lançamento.

    2- Somente para esta Conta-Operação – O centro de custo será lançado apenas na conta definida para esta conta operação.

    3- Somente para a Contra-Partida – O centro de custo não será lançado na conta informado nesta conta operação, apenas na contra partida do lançamento que ela for utilizada.
    Com essa parametrização, as movimentações que utilizarem a conta operação serão geradas com centros de custos e os mesmos exportados para o arquivo de integração com a contabilidade.
    No momento do lançamento do titulo, ao utilizar a conta operação que possui centro de custos, o sistema irá apresentá-los.

    E na geração do arquivo de exportação, os lançamentos serão gerados com o centro de custos já convertidos de acordo com o que é utilizado na contabilidade.

    Lançamentos de Provisões Contas a Receber com centro de custos:

    Lançamentos de Baixas com centro de custos – Modo 1:

    Após o título ser baixado, o sistema considera o centro de custo utilizado na provisão para lançá-lo na conta de clientes ou fornecedores.

    O centro de custo é gerado para o cliente de acordo com a provisão do título.

    Para que essa funcionalidade seja executada com sucesso, fique atento ao parâmetro das formas de exportação do centro de custos no cadastro da conta operação.
    Caso ele tenha parametrizado para o centro de custo ser exportado apenas para a própria conta operação (provisão), no momento da baixa o centro de custo não será carregado para a conta cliente ou fornecedor.

    Dessa forma, para que esse controle funcione corretamente, a conta operação deve estar parametrizada da seguinte forma:

    Lançamentos de Baixas com centro de custos – Modo 2:

    Para empresas que exportam os lançamentos contábeis no Modo 2, para os lançamentos de baixa, o sistema efetuará a verificação do código contábil informado no cadastro de clientes:

    Caso a informação não for informada, o centro de custo não será gerado no arquivo.

    Cadastro de Contas Bancárias:

    Para que o sistema efetue o lançamento de centro de custos na conta bancária, deve ser inserido o centro de custo no cadastro da respectiva conta.

    O centro de custo deve ser informado já com o código que é utilizado na contabilidade, pois esse é o código que será gerado no arquivo de exportação.

    Lançamento do movimento bancário com centro de custos na conta bancária:

    Caso a empresa não utilize centro de custos nas contas bancárias, o campo não deve ser preenchido e para que o sistema gere o centro de custos apenas na contra – partida do lançamento, a conta operação utilizada na movimentação deverá estar parametrizada para receber centro de custos.




    Outros meios de obter suporte