Sumário
Sistema: Conemp
Contexto: Este artigo tem como objetivo orientar o usuário na correção da mensagem "Não foi possível abrir o arquivo. Certifique que a pasta que compõe o caminho do arquivo existe e digite novamente o caminho incluindo o nome do arquivo" ao emitir Nota Fiscal.
Informações Adicionais: A falha ocorre por acesso negado a pasta REC ou caminho inexistente.
Resolução
Localização pasta REC/RESP:
1- Verifique qual o caminho da pasta REC. Na mensagem de erro é informado qual o caminho, no exemplo da imagem acima o caminho é C:\ProNFe\REC. Copie esse caminho.
2- Acesse o Meu Computador e cole o caminho no endereço. Caso seja apresentada a mensagem Acesso negado, solicite ao técnico de informática responsável da empresa que efetue a liberação do acesso a esta pasta para o todos os usuários da máquina.
3- Caso seja apresentada a mensagem "O Windows não pode localizar 'C:\ProNFe\REC'. Verifique a ortografia e tente novamente", verifique em outra estação ou no servidor qual é o caminho correto da pasta REC (ou Envio).
Configuração da pasta REC/RESP
1- Acesse: Configurações do Sistema > Cadastro de Empresas
2- Acesse a guia Faturamento/Vendas > Notas Fiscais e Duplicatas, clique em Alterar e informe o caminho correto para gravação do arquivo NFe (REC) e para retorno do NFe (RESP) e Salve as alterações.