E348-Como parametrizar o sistema para realizar a integração do Company Empresarial x Contábil

    Sumário

    Sistema: GFC Small

    Contexto: Este artigo tem como objetivo orientar o usuário em como parametrizar o sistema para realizar a integração do Company com o Contábil.

    Informações Adicionais: Não se aplica.

    Resolução

    Cadastro de Empresas:

    1- Acesse: Parâmetros Gerais > Cadastros > Cadastro de Empresas

    2- Acesse a guia Contábil > Informações Gerais > Plano de Contas. Neste campo deve estar informado o Plano de Contas e o Inicio de Vigência.

    Ainda na guia Contábil, acessar a guia Indicadores. Deve estar marcado Sim para o item Integração.

    Parâmetros do Escritório:

    1- Acesse: Company Empresarial > Rotinas Gerais > Tabelas e Parâmetros > Parâmetros da Empresa

    Parâmetros 1:

    A empresa que estiver ativada no sistema é apresentada no campo Empresa no Escritório Contábil.

    Nessa rotina, atente-se ao questionamento feito sobre o arquivo de Plano de Contas.

    2- Informando Sim, opte entre selecionar uma das opções que serão habilitadas:

    • A conta precisa ser informada e existir no Plano de Contas - Habilitando essa opção, o sistema não permitirá que sejam informadas contas que não existam no Plano de contas utilizado pela empresa, o que minimiza a possibilidade de erros na geração das informações.
    • Os campos referentes aos códigos contábeis podem ser deixados em branco, mas se algum código for informado, ele precisará existir no Plano de Contas - Habilitando essa opção, o usuário poderá gravar alguns cadastros sem informar as contas contábeis, mas caso informe alguma conta, o sistema fará consistência para identificá-las. Essa opção pode vir a ocasionar erros na integração, pois a contabilidade nao permite que sejam gerados laçamentos onde os campos referentes as contas contas contábeis estejam em branco.

    3- Informando Não, selecione uma das opções que serão habilitadas:

    Optando por essa opção, o sistema não fará consistências nas contas utilizadas para geração do arquivo de integração, o que pode levar a erros nos lançamentos por falta do código contábil, porém, vale lembrar que poderá incluir esses códigos contábeis manualmente no momento da integração.

    Parâmetros 2:

    Nessa rotina, atente-se ao questionamento feito sobre o arquivo de Centro de Custos.

    Informando Sim, opte entre selecionar uma das opções que são habilitadas:

    Se a empresa não utilizar Centro de Custos, deverá ser marcada a opção Não e selecionado uma das opções que serão habilitadas:

    Informações Complementares:

    • Número do Plano de Contas e Nome do Arquivo de Categorias: Estes campos são apresentados desabilitados e apenas confirmam o que está informado no cadastro da empresa e o nome do arquivo de categorias de transação que é vinculado a esse mesmo número.
    • Conta Corrente – Escritório Contábil: este campo deve ser ativado como [Sim] em atividades de Escritório Contábil para Controle de Conta Corrente de seus clientes.

    Parâmetros 3:

    Nessa rotina, informe se a Integração Contábil será feita para o Módulo Contábil ou se será via Arquivo Texto (Outros Sistemas).

    CLI - Código de Lançamento p/ Integração Contábil:

    1- Acesse: Company Empresarial > Rotinas Gerais > Tabelas e Parâmetros > Código de Lançamento p/ Integração Contábil

    Na Tabela de Códigos de Lançamentos de Integração - CLI são especificados os históricos e os códigos contábeis dos lançamentos efetuados no sistema para que os mesmos sejam exportados para a contabilidade. É por meio dessa mesma tabela que é relacionada os códigos de origens de transações.

    Os históricos, assim como os códigos contábeis são necessários para que a rotina de Integração Contábil gere os lançamentos que são inclusos no Company para importação na Contabilidade.
    A tabela de CLI permite que somente os dados necessários sejam definidos e então, o operador do Company pode digitar os históricos dos lançamentos sem restrições e tampouco o contador de ter de verificar o que foi importado como histórico contábil, pois, somente o que foi definido é considerado para a contabilidade.

    Dessa forma, caso o usuário identifique que algo está incorreto na geração dos lançamentos, deverá consultar essa tabela para identificar e corrigir as falhas.

    No Menu > Ajuda é possível encontrar exemplos de criação de CLI e o significado das macros que podem ser utilizadas na rotina, tanto na coluna de Contas quanto na coluna Histórico.

    Categorias de Transações:

    1- Acesse: Company Empresarial > Rotinas Gerais > Tabelas e Parâmetros > Categorias de Transação

    2- Nessa rotina, atente-se ao itens em destaque, pois eles são fundamentais para que a integração seja efetuada com sucesso.

    • Código de Lançamento de Integração (CLI): Deve-se informar uma CLI conforme a tabela já fornecida pela Wolters, clicando na seta é possível visualizar todos os CLI´s que estão disponíveis para esse sistema.
    • Gera Lançamento Contábil?: Selecione somente se os lançamentos vinculados a esta categoria, forem ser integrados com a contabilidade. Dessa forma, caso tenha algum lançamento que não esteja sendo gerado, verificar nessa rotina se este item está marcado.
    • Código Contábil: Informe o código contábil referente à categoria que estiver sendo cadastrada. Essa opção somente será habilitada caso o usuário esteja utilizando uma origem de provisão a pagar/receber, de movimentação de entrada e saída bancária, de compras ou de vendas.

    As baixas de contas a pagar e receber e as transferências bancárias não exigem código contábil, pois, acionam os mesmos através dos cadastros das contas correntes. As únicas origens de Baixas a Receber/Pagar que recebem acesso contábil são as origens de Baixa sem Recebimento / Pagamento.

    Informações sobre os demais itens da rotina devem ser verificadas no Menu> Ajuda.

    Cadastro de Fornecedores:

    1- Acesse: Company Empresarial > Contas a pagar > Manutenção de Arquivos > Cadastro de Fornecedores

    2- Por meio dessa rotina, vincule as contas contábeis de Duplicatas e Cheques Pré-Datados recebidos por fornecedor, para isso, informe as contas nos campos destacados abaixo:

    Para que a integração gere o lançamento e busque a conta que foi informada no cadastro de fornecedores, no CLI, deve ser cadastrado a macro FORNE na coluna Conta.

    Cadastro de Clientes:

    1- Acesse: Company Empresarial > Contas a receber > Manutenção de Arquivos > Cadastro de Clientes

    2- Por meio dessa rotina, vincule as contas contábeis de Duplicatas e Cheques Pré-Datados recebidos por cliente, para isso, informe as contas nos campos destacados abaixo:

    Para que a integração gere o lançamento e busque a conta que foi informada no cadastro de clientes, no CLI, deve ser cadastrado a macro CLIEN na coluna Conta

    Contas Correntes:

    1- Acesse: Company Empresarial > Bancos e caixas > Manutenção de Arquivos > Tabelas de Contas Correntes

    2- Por meio dessa rotina, vincule a conta contábil referente a conta corrente, para isso, informe o código contábil no campo destacado abaixo:

    3- Para que a integração gere o lançamento e busque a conta que foi informada na Tabela de Contas Correntes, no CLI, deve ser cadastrado a macro BANCO na coluna Conta.

    4- Depois de parametrizado o sistema, inicie o processo de integração do movimento do Company para a Contabilidade.




    Outros meios de obter suporte