E340-Importa pró-labore via arquivo TXT no Company
Sumário
Sistema: Gerenciador de Aplicativos Prosoft (GAP)
Contexto: Este artigo tem como objetivo orientar o usuário em como efetuar a importação do arquivo txt referente ao Pró-labore no sistema Company.
Informações Adicionais: Não se aplica.
Resolução
Ao acionar a rotina, o usuário visualizará a seguinte tela:
1- Para que os campos sejam habilitados informe o código da empresa.
Ao informar o código da empresa, sendo a primeira vez que se executa a rotina, o programa apresentará a tela de configuração dos parâmetros para importação, conforme pode ser observado à seguir:
2- A configuração é composta de duas guias sendo Informações Fixas e Informações Variáveis, ambas devem ser preenchidas.
Para preenchimento destas guias aconselhamos o acompanhamento de um usuário do sistema Company, pois, nesta rotina são parametrizadas as informações para a integração ao módulo Contas a Pagar do sistema Company.
Compreendendo e Preenchendo as Guias:
Nesta guia devem ser informados os códigos dos fornecedores e das categorias que serão responsáveis por provisionar os valores como despesas no Contas à Pagar:
Informações Fixas:
- Fornecedores: Devem ser informados os códigos dos fornecedores para os quais serão efetuadas as provisões dos impostos incidentes sobre a folha (Previdência Social, Receita Federal e CEF).
- Categorias: Devem ser informados os códigos das categorias que serão responsáveis pelas provisões dos impostos sobre a folha (Previdência Social Receita Federal e CEF). Estas categorias no Company recebem os acessos contábeis que futuramente poderão fazer a integração contábil se assim o cliente desejar.
Informações Variáveis:
Nesta guia pode-se optar por importar os recibos individualmente, ou seja, a cada recibo de sócios gerado um lançamento para importação no Company, ou se gerado um registro totalizado dos recibos de todos os sócios e dos respectivos tributos da folha de Pro-labore para importação no Contas a Pagar do Company. De acordo com o critério de seleção utilizado nesta guia, pode ainda habilitar as sub guias Fornecedores e Categorias, conforme seguem explicações:
Importação de Líquidos Totalizados: Se ativado este check, será efetuada a exportação dos valores da folha de Pro-labore total para o sistema Company, serão habilitadas as guias Fornecedores e Categorias e devem ser informados, obrigatoriamente, os códigos solicitados pelas guias para que seja possível a gravação do parâmetro conforme segue:
Guia Fornecedores:
Recibo Mensal: Deve-se selecionar um Código de Fornecedor previamente cadastrado no Cadastro de Fornecedores do Company, que receberá o valor total da folha dos líquidos de todos os sócios processados na folha de Pro-Labore.
Guia Categorias:
Devem ser informados os códigos das categorias que serão os responsáveis pelas provisões dos Líquidos do recibo de Pro-labore. Estas categorias no Company recebem os acessos contábeis que futuramente poderão fazer a integração contábil se assim o cliente desejar.
Após efetuar a gravação dos parâmetros, a rotina está pronta para utilização.
Gerando o Arquivo de Exportação para o Company:
Ao acionar a rotina, após a gravação dos parâmetros, a mesma sempre estará pronta para utilização, bastando que o usuário informe o que deseja exportar ao Company. Para efetuar a exportação dos lançamentos para o Company, deve-se informar o Código da Empresa e o que será exportado, no caso Líquidos (folha de Pro-labore) e/ou Tributos (Inss, Irrf e Fgts).
Se ativado o check para Tributos, deve-se selecionar quais tributos serão exportados e seus respectivos vencimentos. Uma vez ativado o check, o vencimento correspondente deve ser informado, caso contrário, serão apresentadas mensagens de advertência ao usuário.
Após informar a competência e os vencimentos dos tributos, o programa habilitará a seção Líquidos.
Nesta seção, deve-se selecionar o que será exportado para o Contas a Pagar do ProCompany, podendo selecionar um ou outro check individualmente ou todos.
Esta seção demonstrará exatamente o que será gerado para o Contas a Pagar, de acordo com a parametrização determinada.
Arquivo a ser Gerado:
Após serem ativados os check´s, deve-se informar o nome que identificará o arquivo gerado.
Note que o nome do arquivo é previamente determinado com o fixo IMP, a competência e o código da empresa informados e a extensão TXT, sendo assim, basta informar um identificador para o arquivo, como por exemplo:
- Se estiver sendo exportado somente tributos, sugerimos informar TRIBUTOS.
- Se estiver sendo exportado somente líquidos, sugerimos informar LÍQUIDOS.
E assim sucessivamente, desta forma poderão ser gravados os arquivos em backup também por ordem de suas gerações.
Se utilizados os complementos por nós sugeridos, o nome do arquivo ficará sendo:
- IMPTRIBUTOSmmaaaa_eeee.TXT – substitua “mmaaaa”, pela competência e “eeee” pelo código da empresa selecionada.
- IMPLIQUIDOSmmaaaa_eeee.TXT – substitua “mmaaaa”, pela competência e “eeee” pelo código da empresa selecionada.
Observe ainda que, logo após informar o complemento do nome do arquivo, no rodapé da tela é apresentado o nome do arquivo que será gerado com base no complemento informado.
Este arquivo é gerado na pasta onde o programa está instalado, observe na figura acima em destaque azul, o caminho onde é gravado o arquivo, sempre será gravado na pasta Prosoft.win, que recebe a instalação dos produtos Prosoft e a letra indica o servidor em que os produtos foram gravados.
Após gravar o arquivo, o responsável por esta geração deve avisar os responsáveis pelo sistema de Contas a Pagar do Company, para que estes possam iniciar os
procedimentos de importação destes dados.
Importando o Arquivo no Contas a Pagar – Company:
Para importar o arquivo gerado pela Folha no Company, o responsável por esta importação deverá importar o arquivo no módulo Contas a Pagar, rotina Importação de Dados e sub rotina Importação de Provisões (Crb020700), havendo dúvidas sobre como proceder com a importação no Company, basta consultar o manual on-line da rotina em destaque neste parágrafo ou entrar em contato com o suporte regional.
Os arquivos acima mencionados são apenas para conhecimento do usuário. Não devem em hipótese alguma ser manuseados. A Wolters não se responsabiliza por eventuais alterações efetuadas pelo usuário sem acompanhamento da Prosoft Produtora/Distribuidora.