E322-Gerenciamento de ordem de serviço
Sumário
Sistema: GFC Small
Contexto: Este artigo tem como objetivo orientar o usuário em como realizar o gerenciamento de uma Ordem de Serviço, incluindo os procedimentos para inclusão, alteração, gerar pedido de vendas, excluir, alterar e cancelar uma ordem existente.
Informações Adicionais: Não se aplica.
Resolução
Incluir Nova Ordem de Serviço:
1- Acesse: Vendas > Ordens de Serviço > Ordens de Serviço
2- Para incluir uma nova ordem de serviço clique sob o campo Incluir.
3- Na guia Dados do Serviço, preencha as informações inerentes aos campos, juntamente com informações sobre o Equipamento e Diagnóstico (se houver).
Importante: Ao preencher e salvar somente os campos da guia Dados do Serviço, o status da Ordem de Serviço será Aguardando Entrada para o Diagnóstico.
4- Para incluir uma Mercadoria e/ ou Serviços clique sob o ícone + , conforme imagem.
5- Apresentará a seguinte tela, selecione o Serviço e/ ou Mercadoria por meio do comando ctrl+enter.
6- Após incluir, clique em Retornar (ESC).
7- Para adicionar uma condição de pagamento clique sob o ícone: +.
Apresentará a seguinte tela.
8- Selecione qual será a Forma de Pagamento, Data para Base de Cálculo, posteriormente clique em Calcular Parcelas.
9- Para retornar a tela anterior, clique sob o ícone <<, conforme imagem.
Importante: Após preencher os dados da Forma de Pagamento o status da Ordem de Serviço será: Aguardando Resposta do Cliente.
10- Na guia Dados do Retorno/Validade, preencha as informações referente a Resposta do Cliente e se há alguma Pendência.
Importante: Após o preenchimento das informações referentes a Resposta e/ ou Pendência do Cliente, o status da Ordem de Serviço será Aguardando Entrada Execução.
11- No campo Execução preencha os dados referentes a execução do serviço.
Importante.: Após o preenchimento dos campos referentes a Execução, o status da Ordem de Serviço será Aguardando Entrega Cliente.
12- Preencha as informações referentes a Data de Entrega ao Cliente.
13- Após o preenchimento dos campos, clique em Salvar.
Importante: Após o preenchimento das informações referentes a Data de Entrega ao Cliente, o status da Ordem de Serviço será Aguardando Recebimento.
Alterar Ordem de Serviço:
1- Para alterar uma Ordem de Serviço cadastrada, clique sob o campo Alterar.
2- Realize as alterações e salve.
Imprimir Ordem de Serviço:
1- Para a impressão de uma Ordem de Serviço, clique sob o ícone Imprimir.
2- É apresentada as opções para impressão, após selecionar clique sob o campo Imprimir.
Gerar Pedido de Vendas:
1- Para realizar o faturamento de uma ordem de serviço ou seja, transformar em um Pedido de Vendas clique sob o ícone Gerar Pedido de Vendas.
2- É apresentada a tela com as opções:
- Separar M/S: Esta opção permite selecionar um CFOP para Mercadoria e outro para Serviço.
- Recalcular Faturas: Esta opção irá recalcular as faturas após transformação em Pedido de Vendas.
- Unificar itens de serviço com o mesmo código: Esta opção irá unificar os serviços informados na ordem com mesmo código.
- CFOP: Informe qual o CFOP será levado para o Pedido de Vendas.
- Série: Informe qual a série de nota fiscal será levada ao Pedido de Vendas.
3- Após o preenchimento dos campos, clique sob o ícone para confirmar.
Excluir Ordem de Serviço:
1- Para excluir uma Ordem de Serviço clique sob o ícone Excluir, conforme imagem.
Importante: Este procedimento somente é possível se a Ordem de Serviço ainda não estiver sido faturada.
Após o faturamento não será permitido a exclusão, somente o Cancelamento (veja orientações sobre como cancelar no próximo tópico).
Cancelar Ordem de Serviço:
Caso uma Ordem de Serviço tenha sido faturada o sistema não permitirá a exclusão, somente o cancelamento.
1- Para cancelar, clique sob o ícone conforme imagem.
Importante: Após o cancelamento não é permitido realizar nenhuma alteração tanto na Ordem de Serviço quanto no Pedido de Vendas que foi gerado após o faturamento.