E322-Gerenciamento de ordem de serviço

    Sumário

    Sistema: GFC Small

    Contexto: Este artigo tem como objetivo orientar o usuário em como realizar o gerenciamento de uma Ordem de Serviço, incluindo os procedimentos para inclusão, alteração, gerar pedido de vendas, excluir, alterar e cancelar uma ordem existente.

    Informações Adicionais: Não se aplica.

    Resolução

    Incluir Nova Ordem de Serviço:

    1- Acesse: Vendas > Ordens de Serviço > Ordens de Serviço

    2- Para incluir uma nova ordem de serviço clique sob o campo Incluir.

    3- Na guia Dados do Serviço, preencha as informações inerentes aos campos, juntamente com informações sobre o Equipamento e Diagnóstico (se houver).

    Importante: Ao preencher e salvar somente os campos da guia Dados do Serviço, o status da Ordem de Serviço será Aguardando Entrada para o Diagnóstico.

    4- Para incluir uma Mercadoria e/ ou Serviços clique sob o ícone , conforme imagem.

    5- Apresentará a seguinte tela, selecione o Serviço e/ ou Mercadoria por meio do comando ctrl+enter.

    6- Após incluir, clique em Retornar (ESC).

    7- Para adicionar uma condição de pagamento clique sob o ícone: +. 

    Apresentará a seguinte tela.

    8- Selecione qual será a Forma de Pagamento, Data para Base de Cálculo, posteriormente clique em Calcular Parcelas.

    9- Para retornar a tela anterior, clique sob o ícone <<, conforme imagem.

    Importante: Após preencher os dados da Forma de Pagamento o status da Ordem de Serviço será: Aguardando Resposta do Cliente.

    10- Na guia Dados do Retorno/Validade, preencha as informações referente a Resposta do Cliente e se há alguma Pendência.

    Importante: Após o preenchimento das informações referentes a Resposta e/ ou Pendência do Cliente, o status da Ordem de Serviço será Aguardando Entrada Execução.

    11- No campo Execução preencha os dados referentes a execução do serviço.

    Importante.: Após o preenchimento dos campos referentes a Execução, o status da Ordem de Serviço será Aguardando Entrega Cliente.

    12- Preencha as informações referentes a Data de Entrega ao Cliente.

    13- Após o preenchimento dos campos, clique em Salvar.

    Importante: Após o preenchimento das informações referentes a Data de Entrega ao Cliente, o status da Ordem de Serviço será Aguardando Recebimento.

    Alterar Ordem de Serviço:

    1- Para alterar uma Ordem de Serviço cadastrada, clique sob o campo Alterar.

    2- Realize as alterações e salve.

    Imprimir Ordem de Serviço:

    1- Para a impressão de uma Ordem de Serviço, clique sob o ícone Imprimir.

    2- É apresentada as opções para impressão, após selecionar clique sob o campo Imprimir.

    Gerar Pedido de Vendas:

    1- Para realizar o faturamento de uma ordem de serviço ou seja, transformar em um Pedido de Vendas clique sob o ícone Gerar Pedido de Vendas.

    2- É  apresentada a tela com as opções:

    • Separar M/S: Esta opção permite selecionar um CFOP para Mercadoria e outro para Serviço.
    • Recalcular Faturas: Esta opção irá recalcular as faturas após transformação em Pedido de Vendas.
    • Unificar itens de serviço com o mesmo código: Esta opção irá unificar os serviços informados na ordem com mesmo código.
    • CFOP: Informe qual o CFOP será levado para o Pedido de Vendas.
    • Série: Informe qual a série de nota fiscal será levada ao Pedido de Vendas.

    3- Após o preenchimento dos campos, clique sob o ícone para confirmar.

    Excluir Ordem de Serviço:

    1- Para excluir uma Ordem de Serviço clique sob o ícone Excluir, conforme imagem.

    Importante: Este procedimento somente é possível se a Ordem de Serviço ainda não estiver sido faturada.
    Após o faturamento não será permitido a exclusão, somente o Cancelamento (veja orientações sobre como cancelar no próximo tópico).

    Cancelar Ordem de Serviço:

    Caso uma Ordem de Serviço tenha sido faturada o sistema não permitirá a exclusão, somente o cancelamento.

    1- Para cancelar, clique sob o ícone conforme imagem.

    Importante: Após o cancelamento não é permitido realizar nenhuma alteração tanto na Ordem de Serviço quanto no Pedido de Vendas que foi gerado após o faturamento.




    Outros meios de obter suporte