E261-Análise e previsão orçamentária

    Sumário

    Sistema: GFC Small

    Contexto: Este artigo tem como objetivo orientar o usuário no auxílio na Análise Orçamentária, incluindo os procedimentos para Digitação de Valores, Atualiza Realizados e Relatórios.

    Informações Adicionais: Não se aplica.

    Resolução

    Previsão Orçamentária:

    Importante: Para realizar uma análise através da Previsão Orçamentária é necessário primeiramente cadastrar uma Conta-Operação.

    Para mais informações, consulte:

    COL: 5753 - COMO INCLUIR, ALTERAR OU EXCLUIR UM CADASTRO DE CONTA OPERAÇÃO

    1- Acesse: Financeiro > Previsão Orçamentária

    2- É apresentada a tela onde devem ser incluídos os gastos previstos, dê um duplo clique sobre o código da conta desejada, em seguida clique em Alterar registro.

    3- Na coluna Previsto inclua o valor previsto para o mês desejado, no exemplo abaixo é utilizado o valor de R$ 300,00 para o mês de dezembro. Em seguida clique em Salvar.

    Obs: Quando efetuado o pagamento de documentos do Financeiro / Contas a Pagar com esta conta operação e com a data de baixa no mês de Dezembro, o valor entrará na coluna REALIZADO.

    Títulos a Pagar:

    1- Acesse: Financeiro > Contas a Pagar > Títulos a pagar ou (F5), localize o título.

    2- Efetue a baixa do título.

    Atualiza Realizado:

    1- Acesse: Financeiro > Previsão Orçamentária

    2- Selecione a Conta-Operação e clique em Atualiza Realizado.

    3- Acesse a guia Atualiza Realizado, selecione o mês e o ano a ser atualizado e clique em Iniciar Atualização.

    Depois de encerrado o procedimento de atualização o sistema exibe a mensagem "Atualização Encerrada!"

    4- Feche a rotina e abra novamente, selecione a Conta , e desta forma é possível verificar dentro do mês o valor previsto e o realizado, conforme imagem abaixo.

    5- Se desejar é possível imprimir o relatório, clicando na opção Imprimir.

    6- Em seguida é apresentada a guia Relatórios, referencie o ano e o mês, e selecione a opção de Relatório Completo (com todas as contas) ou Relatório Analítico (para a Conta selecionada).

    No exemplo, foi selecionado o Relatório Analítico, da Conta Operação 020001 Conta de Luz. Apresentado conforme imagem abaixo:




    Outros meios de obter suporte