E223-Gerenciamento de pedidos de compras
Sumário
Sistema: Conemp / GFC Small
Contexto: Este artigo tem como objetivo orientar o usuário com o gerenciamento do Pedido de Compras, incluindo os procedimentos para inclusão, transformar em Nota Fiscal, liberar autorização e cancelar Pedidos.
Informações Adicionais: Não se aplica.
Resolução
Inclusão de Novo Pedido de Compras:
1- Acesse: Conemp > Compras > Pedido de Compras ou GFC Small > Compras > Pedido de Compras > Digitação de Pedidos
2- Ao acessar a rotina é apresentada a seguinte tela, clique sob o ícone Novo.
3- Preencha os campos:
- Fornecedor
- Requisição
- Local de Estoque
- Conta Operação
- Data do Pedido
4- Para incluir Mercadorias ou Serviços clique sob o campo Adicionar.
5- Ao selecionar a opção para incluir Mercadoria e/ ou Serviço serão solicitados as informações:
- Código e Descrição Produto
- Unidade de Medida
- Quantidade
- Valor unitário
- Alíquota de ICMS, IPI
6- Após o preenchimento, clique em Confirma.
7- Na guia Informações Adicionais é possível incluir os dados complementares do Pedido.
8- Na guia Entrega/Transporte pode ser informado os dados de entrega.
Importante: Nesta guia serão informados somente os dados da Transportadora.
O Frete é informado somente na chegada do pedido, ou seja, na rotina de Nota Fiscal de Entrada.
9- Na guia Forma de Pagamento selecione como será o pagamento e clique no campo Calcular Parcelas.
10- Após o preenchimento, clique em Salvar.
Após Salvar o Pedido de Compras é possível transformá-lo em Nota de Entrada.
Transformar Pedido de Compras em Nota de Entrada:
11- Para transformar o Pedido de Compras em Nota de Entrada basta clicar sob o ícone Chegada do Pedido.
Importante: Caso a empresa tenha sido parametrizada para solicitar autorização para transformar Pedido de Compras em Nota Fiscal será necessário realizar os procedimentos do próximo tópico.
12- É gerado a Nota Fiscal com os dados do Pedido de Compras.
13- Realize o preenchimento dos demais campos e clique em Salvar.
Autorização do Pedido de Compras:
1- Acesse: Conemp > Compras > Autorização de Pedido Compras ou GFC Small > Compras > Pedido de Compras > Autorização de Compras
Nesta rotina é realizado a liberação de Pedidos de Compras para se transformar em Nota Fiscal.
Ao acessar a rotina é apresentada a seguinte tela onde será informado:
- Período: Poderá selecionar por mês, dia ou semana.
- Data Inicial e Final: Informe qual será o período em que o Pedido foi incluso.
2- Após informar os filtros clique no campo Selecionar, serão apresentados os pedidos que se enquadram ao parâmetro.
3- Para liberar o Pedido para emissão de Nota Fiscal, dê um duplo clique no pedido e clique em Gravar.
Cancelamento do Pedido de Compra:
1- Acesse: Conemp > Compras > Cancelamento de Pedidos ou GFC Small > Compras > Pedido de Compras > Cancelamento de Pedidos
2- Esta rotina é utilizada quando o Pedido de Compras não foi recebido, sendo necessário o cancelamento.
3- Ao acessar a rotina é apresentada a seguinte tela, informe a data limite e clique em Executar.
Importante: Os Pedidos de Compras efetuados até a data informada que ainda não recebidos serão cancelados.