E223-Gerenciamento de pedidos de compras

    Sumário

    Sistema: Conemp / GFC Small

    Contexto: Este artigo tem como objetivo orientar o usuário com o gerenciamento do Pedido de Compras, incluindo os procedimentos para inclusão, transformar em Nota Fiscal, liberar autorização e cancelar Pedidos.

    Informações Adicionais: Não se aplica.

    Resolução

    Inclusão de Novo Pedido de Compras:

    1- Acesse: Conemp > Compras > Pedido de Compras ou GFC Small > Compras > Pedido de Compras > Digitação de Pedidos

    2- Ao acessar a rotina é apresentada a seguinte tela, clique sob o ícone Novo.

    3- Preencha os campos:

    • Fornecedor
    • Requisição 
    • Local de Estoque
    • Conta Operação
    • Data do Pedido

    4- Para incluir Mercadorias ou Serviços clique sob o campo Adicionar.

    5- Ao selecionar a opção para incluir Mercadoria e/ ou Serviço serão solicitados as informações:

    • Código e Descrição Produto
    • Unidade de Medida
    • Quantidade
    • Valor unitário
    • Alíquota de ICMS, IPI

    6- Após o preenchimento, clique em Confirma.

    7- Na guia Informações Adicionais é possível incluir os dados complementares do Pedido.

    8- Na guia Entrega/Transporte pode ser informado os dados de entrega.

    Importante: Nesta guia serão informados somente os dados da Transportadora.
    O Frete é informado somente na chegada do pedido, ou seja, na rotina de Nota Fiscal de Entrada.

    9- Na guia Forma de Pagamento selecione como será o pagamento e clique no campo Calcular Parcelas.

    10- Após o preenchimento, clique em Salvar.

    Após Salvar o Pedido de Compras é possível transformá-lo em Nota de Entrada.

    Transformar Pedido de Compras em Nota de Entrada:

    11- Para transformar o Pedido de Compras em Nota de Entrada basta clicar sob o ícone Chegada do Pedido.

    Importante: Caso a empresa tenha sido parametrizada para solicitar autorização para transformar Pedido de Compras em Nota Fiscal será necessário realizar os procedimentos do próximo tópico.

    12- É gerado a Nota Fiscal com os dados do Pedido de Compras.

    13- Realize o preenchimento dos demais campos e clique em Salvar.

    Autorização do Pedido de Compras:

    1- Acesse: Conemp > Compras > Autorização de Pedido Compras ou GFC Small > Compras > Pedido de Compras > Autorização de Compras

    Nesta rotina é realizado a liberação de Pedidos de Compras para se transformar em Nota Fiscal.

    Ao acessar a rotina é apresentada a seguinte tela onde será informado:

    • Período: Poderá selecionar por mês, dia ou semana.
    • Data Inicial e Final: Informe qual será o período em que o Pedido foi incluso.

    2- Após informar os filtros clique no campo Selecionar, serão apresentados os pedidos que se enquadram ao parâmetro.

    3- Para liberar o Pedido para emissão de Nota Fiscal, dê um duplo clique no pedido e clique em Gravar.

    Cancelamento do Pedido de Compra:

    1- Acesse: Conemp > Compras > Cancelamento de Pedidos ou GFC Small > Compras > Pedido de Compras > Cancelamento de Pedidos

    2- Esta rotina é utilizada quando o Pedido de Compras não foi recebido, sendo necessário o cancelamento.

    3- Ao acessar a rotina é apresentada a seguinte tela, informe a data limite e clique em Executar.

    Importante: Os Pedidos de Compras efetuados até a data informada que ainda não recebidos serão cancelados.




    Outros meios de obter suporte