E1791 - GFC Small e Conemp - Como é novo Processo para emissão de Boletos


    Resolução

    Febraban Determina Novo Cálculo para o Fator de Vencimento.. 2

    O que é o Fator de Vencimento?. 2

    Emissão de Boletos e Geração de Remessas Bancárias. 2

    Por que os registros existentes não podem ser alterados?. 2

    Qual procedimento para emitir os Boletos e Gerar a Remessa?. 3

    Ficou com alguma dúvida?. 3

     

    Febraban Determina Novo Cálculo para o Fator de Vencimento

    Devido a mudança no Cálculo do Fator de Vencimento estabelecido pela Febraban, a Emissão de Boletos e a Geração de Remessas Bancárias foram adequadas para o novo cálculo do vencimento.

    O que é o Fator de Vencimento?

    O fator de vencimento é um número que representa os dias decorridos desde 7 de outubro de 1997 até a data de vencimento do boleto.


    Na prática o que isso significa?

    Significa que a partir de 22 de fevereiro de 2025, o fator de vencimento será reiniciado para 1000, incrementando-se diariamente. Por exemplo:

    • 22/02/2025: fator = 1000
    • 23/02/2025: fator = 1001

    E assim sucessivamente.


    Com essa mudança, fez-se necessário trocar o aplicativo que viabilizava a Emissão de Boletos e Geração dos Arquivos de Remessas e com isso é necessário parametrizar novamente as carteiras de cobranças bancárias.

    Emissão de Boletos e Geração de Remessas Bancárias

    Conforme citado nos itens anteriores, a mudança do cálculo do fator de vencimento impactou as rotinas de Emissão de Boletos e Geração dos Arquivos de Remessas.

    Para que estas rotinas estejam prontas para utilização faz-se necessário:


    • Executar a rotina Empresas e obter o Token para comunicação com os bancos
      • Acesse: GFC > Configurações > Empresas ou Conemp > Configurações > Empresas

    Para mais informações consulte: GFC Small Conemp - Cadastro de Empresas - Obtendo o Token para Boletos


    • Preencher a tabela de Carteiras de cobranças bancárias com os dados da nova carteira.
      • Acesse: GFC > Cadastros > Tabelas Auxiliares > Portadores ou Conemp > Cadastros > Tabelas Auxiliares > Portadores

                                                                             

    Este novo preenchimento é obrigatório e não é possível alterar os cadastros existentes.

    Para mais informações consulte:  GFC Small Conemp - Cadastro de Carteiras


    Por que os registros existentes não podem ser alterados?

    Porque o novo componente responsável pela comunicação com os bancos para Emissão de Boletos e posterior Geração do Arquivo de Remessa, possui uma estrutura diferente do componente substituído (Cobrebemx).

    Qual procedimento para emitir os Boletos e Gerar a Remessa?

    Os passos a seguir serão executados uma única vez, não sendo necessário ficar constantemente incluindo e/ou alterando dados.

    Seguindo os passos descritos, a Emissão de Boletos e a Geração do Arquivo de Remessa estarão aptas à continuidade dos processos da sua empresa:

    • Acesse a rotina Empresas , conforme o sistema que você trabalha (GFC Small ou Conemp);


    • Acesse a rotina Portadores
      • Após ler a mensagem de abertura, será visualizado em tela um arquivo texto contendo a lista de todas as carteiras que já existem nesta rotina;
      • Verifique nesta lista, os Bancos e Carteiras que estão cadastradas;
      • Minimize esta listagem;
      • Exclua os cadastros destas carteiras que já existem na rotina;
      • Acione o botão “Incluir” e inicie a inclusão das suas carteiras novamente.
    • Após cadastrar as Carteiras para este novo conceito de Emissão de Boletos, inclua documentos a receber com valor entre 1,00 e 10,00 para homologação do boleto pelo banco.
    • Execute a rotina Boletos, e realize a emissão dos boletos destes documentos que foram incluídos com valor ente 1,00 e 10,00.
    • Ainda na rotina Boletos, gere o Arquivo Cnab
      • Envie um e-mail para o banco desta carteira com os arquivos PDF dos boletos gerados e o arquivo cnab, solicitando ao banco a homologação, ou seja, a validação destes boletos e arquivo.
      • Após enviar os boletos e o arquivo ao banco para homologação, abra o aplicativo do banco e faça o upload do mesmo arquivo cnab que foi enviado por e-mail
    • Assim que o banco retornar a informação sobre a validação dos documentos e do arquivo cnab enviado, você deverá realizar o pagamento de um ou mais documentos destes documentos.
    • Logo que o crédito for confirmado na conta, o sistema estará liberado para a Emissão de Boletos e Geração do Arquivo Cnab documentos oficiais da empresa.


    Importante:

    Somente cadastre os Portadores (Bancos) e as Carteiras com códigos e informações oficiais, com as orientações do gerente da conta ou com o suporte do banco correspondente.

    Se um campo for informado com conteúdo incorreto, o Boleto poderá não ser gerado ou pode ser gerado com dados incorretos.


    A rotina  Boletos passou por pequenas modificações de interface para torná-la intuitiva, apenas isso, o processo de Emissão dos Boletos e do Arquivo Cnab é realizado através do componente e você não precisa se preocupar com isso.


    Ficou com alguma dúvida?

    Na base de conhecimento Carteiras de Cobranças estão disponíveis explicações detalhadas de preenchimento de cada campo da rotina.

     




    Outros meios de obter suporte