E1651-Conemp-Geração do arquivo de integração contábil Proconemp x Procontábil Gold
Sumário
Sistema: Conemp
Contexto: Este artigo tem como objetivo orientar o usuário os procedimentos para geração do arquivo de integração contábil do Conemp para o Contábil Gold tais como parametrizações nas rotinas cadastro de contas e operações, cadastro de contas bancárias, cadastro de clientes entre outras.
Informações Adicionais: Não se aplica.
Resolução
2 - Cadastro de Contas e Operações
As contas e operações são utilizadas, nas Rotinas Financeiras ( Contas a Pagar, Receber e Conta Corrente), Relatórios, Balancetes entre outros e também complementas módulos de Compras e Vendas.
Durante o Cadastro das Contas e Operações no sistema, é muito importante seguir uma Base para o Cadastro das Contas respeitando exemplo abaixo:
Exemplo: 010000 – Despesas
010100 – Prédio
010101 – Aluguel
010102 – Energia Elétrica
010103 – Água
010200 – Funcionários
010201 – Vale
01:Definir o Código da Conta Operação (06 Dígitos)
02:Informar o Código Classificador do Prosoft (Plano de Contas – Prosoft)
03:Informar a Descrição da Conta Operação.
04:Informar se a Conta Operação permite Lançamento (Sim ou Não)
05:Informar se a Conta Operação permite Centro de Custo (Sim ou Não)
06:Selecionar Centro de Custos para Conta Operação se houver.
Quando fixado o Centro de Custos a Contas de Operações no sistema, todo movimento Financeiro realizado utilizando determinada Conta irá levar automaticamente o Centro de Custo Fixado para o lançamento (Contas a Pagar ou Receber), onde o operador poderá alterar o percentual (%) de cada Centro de Custo ou Fixar um percentual (%) Padrão ao Centro de Custos vinculados a Conta de Operação durante a Inclusão ou Alteração do Título.
07: Definir se a conta será exibida no Relatório de Balancete. Na tela inicial, clique no menu FINANCEIRO e depois na opção BALANCETE.
08: Código do Contábil da Conta de Receita ou Despesa Preencher c/ 5 Dígitos (Verificar Plano de Contas Prosoft).
09: Definir se a Conta irá gerar Lançamentos de Provisão para Contabilidade.
10: Definir Histórico Padrão para Conta. (Quando selecionada a Conta Operação durante a digitação de um lançamento a Pagar ou Receber, o sistema irá trazer o Histórico conforme fixado no Cadastro da Conta).
11: Campo exporta Terceiros - Quando selecionado este parâmetro durante a digitação de Lançamentos Contábeis o operador poderá definir se o sistema irá gerar informações dos Clientes e Fornecedores chamados de Terceiros.
12: Campo exporta Centro de Custo – Durante a geração dos Lançamentos Contábeis, este parâmetro define se o sistema irá gerar lançamentos com Centro de Custo para a conta selecionada.
Exemplo: em Contas a Receber, esta o Histórico fixado no Cadastro da Conta.
3 - Cadastro de Clientes
Cadastro > Cadastro de Clientes (F2)
Informe nos campos abaixo:
C. Contábil: Informar Código Contábil quando realizar geração de lançamentos para contabilidade em modo Analítico. Código Contábil diferente entre clientes. Conta–Operação: Quando vinculada a Conta Operação no Cadastro de Clientes, o sistema irá respeitar esta Conta para inclusão de lançamentos a receber. Quando selecionar o cliente a Conta será selecionada automaticamente.
4 - Cadastro de Fornecedores
Cadastro > Cadastro de Fornecedores (F3)
Informe nos campos abaixo:
Balancete: Quando vinculada a Conta Operação no Cadastro de Fornecedores, o sistema irá respeitar esta Conta para inclusão de Lançamentos a Pagar. Quando selecionar o Fornecedor a Conta será selecionada automaticamente.
C. Contábil: Informar Código Contábil quando realizar geração de lançamentos para Contabilidade em modo Analítico. Código Contábil diferente entre Fornecedores.
5 - Cadastro de Contas Bancárias
Cadastro > Cadastro de Contas Bancárias
Informe nos campos abaixo:
Exporta Lançamentos: Parâmetro para definir se durante a Geração dos Lançamentos Contábeis o sistema irá gerar lançamentos da rotina Movimentação de Conta para Contabilidade (Informar o Código da Conta Contábil Cadastrada).
Exporta Terceiros: Exportar informações de Clientes e Fornecedores vinculados a Movimentação de Conta Corrente (Informar o Código de Terceiro).
Exportar Centro- de- Custo: Gerar Lançamentos levando Centro de Custo para Contabilidade (Informar o Código de C/ Custo).
6 - Cadastro da Tabela de Centro de Custos
Financeiro > Tabela de Centro de Custos
01: Código de Centro de Custo.
02: Descrição do Centro de Custo.
03: Código do Centro de Custo.
7 - Cadastro de Empresas Usuárias/ Definições
Configurações do Sistema > Cadastro das Empresa Usuárias
Acesse a aba Financeiro e defina a Máscara para utilização do Centro de Custos no campo Másc. Centro de Custo.
8 - Configurando Contas Sintéticas para Exportação
Configurações do Sistema > Cadastro das Empresa Usuárias
Acessa a aba Integrações e informe os campos abaixo:
Cta. Fornecedor: Código Contábil – Lançamento Sintético Fornecedores.
Juros Pagos/ Multas Pagas/ Desc. Obtidos: Código Contábil – Despesas Financeiras ( Sintético).
Cta. Clientes: Código – Lançamento Sintético Clientes.
Juros Receb./ Multas/ Desc. Conced: Código Contábil - Receitas Financeiras (Sintético).
Nesta tabela o operador poderá fixar contas sintéticas para as Receitas/ Despesas relacionadas acima ou também fixar uma Conta Sintética para Clientes e Fornecedores.
9 -Processo:
10 - Geração de Lançamentos Contábeis
Financeiro > Integração Contábil–FCH/CPR
Neste estágio o usuário poderá selecionar o layout desejado para geração dos lançamentos Contábeis, selecionar o Período desejado, e também os lançamentos desejados.
Quando existir nos lançamentos Multas, Juros, Descontos Concedidos e Obtidos será necessário informar Código Contábil, para que o sistema não aponte inconsistências durante a geração do processo.
Informe o Período desejado para a exportação.
Informe o Código da Empresa (Contador).
Selecione se deseja gerar um Arquivo texto de Integração Contábil ou se deseja realizar uma Integração direta com o Prosoft Gold.
Informe caminho para geração do arquivo de Lançamentos e arquivo de Terceiros nos campos Arquivo de Lançamentos e Arquivo de Terceiros.
Observação: o arquivo de lançamentos deve ter como nomenclatura padrão Ctblctos.txt e o arquivo de terceiros a nomenclatura Terceiros.txt. Podendo ser salvos no local que o usuário desejar.
No campo Gerar lançamentos digitados sem identificação caso desejar marque a opção.
No campo Exportar Terceiros selecionar caso desejar exportar arquivo de Terceiros.
Selecione no campo Modo de Lançamento Contábil selecine Modo 1 ou Modo 2.
Quando habilitada a opção Filtrar por Centro de Custo , é possível filtrar os lançamentos que serão exportados por centro de custo.
Selecione as informações que devem compor o seu arquivo:
- Provisão com base nos títulos: Geração de Provisões Contas á Receber / Pagar.
- Provisão com base nas Vendas: Geração de Provisões referentes somente a vendas.
- Provisão com base no Compras: Geração de Provisões referentes somente a compras.
- Baixas: Geração das Baixas á Receber / á Pagar.
- Adiantamento: Geração dos adiantamentos .
- Retenções: Geração das Retenções referentes ao Contas á Pagar.
- Bancos e Caixa: Geração de Lançamentos sem origem no Contas á Pagar/ Receber.
No campo Contas Contábeis – Títulos a Receber informe o Código Contábil, das Contas, para geração de Multas, Juros e Descontos Concedidos. Código Contábil Clientes (Conta Sintética) e Adiantamento.
No campo Contas Contábeis – Títulos a Pagar informe o Código Contábil, das Contas, para geração de Multas, Juros e Descontos Concedidos. Código Contábil Fornecedores (Conta Sintética) e Adiantamento.
No campo Históricos selecione se desejar o opção Utilizar o Histórico do Título quando houver.
Para visualizar os lançamentos clique na opção [Prepara Lançamentos].
Após executados os procedimentos anteriores, será realizado o processamento de todos os Lançamentos e os títulos aparecerão separados por: Contas à Receber/ Contas à Pagar/ Conta - Corrente/ Terceiros/ Provisões/ Baixas/ Adiantamento à Fornecedores/ Retenções.
Informações Importantes:
Os títulos estarão separados pelos status a seguir:
Status Verde: Lançamento está com estrutura correta para ser exportado.
Status Vermelho: Lançamento está com alguma informação incorreta.
Para verificar o que está incorreto, de um duplo-clique sobre o lançamento e assim aparecerão os detalhes do Lançamento Contábil e a informação que precisa ser corrigida.
Status Amarelo: Lançamento já exportado anteriormente.
Após verificado se todos lançamentos estão corretos clique no botão [Gerar Lançamentos] e confirme a geração.
Verifique no caminho de gravação que os arquivos estarão salvos para Integração para ser importado no Contábil Gold.
Após concluído os procedimentos acima citados, será possível gerar os arquivos de Integração do Conemp com o Contábil.