E1302-Como incluir condições de pagamento
Sumário
Sistema: Gerenciador de Aplicativos Prosoft (GAP)
Contexto: Este artigo tem como objetivo orientar o usuário em como realizar a inclusão de novas Condições de Pagamento, incluindo as configurações das parcelas.
Informações Adicionais: Não se aplica.
Resolução
Tabela de Condições de Pagamento:
1- Acesse: Company Empresarial > Vendas > Manutenção de Arquivos > Tabela de Condições de Pagamento
1- Acesse: Company Serv. Esc. Contábil > Processamento de Serviços > Serviços Normais/ Repetitivos > Manutenção de arquivos > Tabelas > Tabela de condições de pagamentos
2- Clique em Incluir.
3- Preencha os campos de acordo com itens discriminados abaixo:
- Condição de Pagamento: Informe um código numérico, variável entre 001 e 999 para determinar uma numeração lógica de cadastro, bem como uma descrição clara e objetiva que a identifique.
- Fator de Acréscimo / Desconto: Campo de preenchimento não obrigatório. Se necessário, informe um percentual de Acréscimo ou de Desconto para a condição de pagamento que estiver sendo cadastrada e este irá incidir sobre o valor calculado do pedido/orçamento ou venda.
Configuração de Parcelas:
Condição Personalizada (Sim/Não): Selecione o tipo de condição de pagamento que estará sendo cadastrado. Existem diferenças básicas entre personalizar ou não uma Condição de Pagamento, as quais discriminamos abaixo:
Permite que seja informada a quantidade dias de intervalo entre os vencimentos das parcelas, bem como o respectivo percentual. Podem existir condições personalizadas com até 99 parcelas. Também é possível ser informado os fixos "AV" e "CA", que referem-se especificamente à:
- AV - Primeira parcela à vista ou parcela única à vista
- CA - Primeira parcela ou parcela única, com vencimento Contra Apresentação, ou seja, assume a quantidade de dias que estiver determinado no Parâmetro. Esta quantidade de dias será adicionada à data de emissão do documento, proporcionando finalmente a Data de Vencimento nos relatórios e arquivos do sistema. Sendo assim, no documento emitido, será impresso no campo correspondente ao vencimento, a data calculada entre o dia da operação de venda e a quantidade de dias informado no Parâmetro de Venda.
Condição Não Personalizada:
Neste tipo de condição, somente é possível determinar a quantidade de parcelas, que terá e a incidência desta, sendo que, se existir somente uma parcela serão exibidas as opções abaixo relacionadas:
À Vista: O vencimento será para o dia da própria emissão da nota fiscal, ou seja, deve ser efetuada a venda com uma origem que atualize a Conta Corrente informada no Parâmetro:
A condição à Vista pode possuir uma única parcela.
C/ Apresentação: O vencimento será impresso no documento com a data de vencimento calculada automaticamente onde será adicionada à data de emissão da nota fiscal a quantidade de dias que estiver informada no Parâmetro, determinando assim, o vencimento real do documento nos arquivos e nos relatórios.
S/ Entrada: O vencimento do documento dar-se-á de acordo com o dia do mês informado ou de acordo com o intervalo de dias que for informado nos campos exibidos no final da tela, quando selecionada a opção.
S/ Entrada Fora o Mês: Funcionamento semelhante à condição S/ ENTRADA, porém, o vencimento dar-se-á no mês seguinte ao do faturamento da nota.