E1215-Cadastro de CLI - Código de Lançamento para Integração

    Sumário

    Sistema: Gerenciador de Aplicativos Prosoft (GAP)

    Contexto: Este artigo tem como objetivo orientar o usuário em como alterar uma CLI já existente ou criar uma nova CLI no sistema Company Serviços.

    Informações Adicionais: Não se aplica.

    Resolução

    1- Acesse: Company Serv. Escritório Contábil > Financeiro > Rotinas Gerenciais > CLI – Código de Lançamento para Integração

    2- Ao acessar a rotina é apresentada a seguinte tela.

    mceclip0.png

    O sistema Company já possui um Cadastro de Códigos de Lançamentos de Integração (CLI) predefinido, compreendidos entre os códigos 0001 a 6000, os quais podem ser utilizados no cadastro de uma Categoria de Transação. Esses códigos já cadastrados recebem o nome de CLI Padrão.

    mceclip1.png

    Os CLI's padrões possuem macros fixas que são textos programados para receber determinada informação e vêm com as especificações das contas de crédito e débito.

    Nos CLI´s, as contas de débito e crédito podem tanto receber os próprios códigos contábeis, como também textos que buscam os códigos contábeis das Tabelas de Cadastros do Sistema, facilitando assim, a busca dos códigos, sem precisar preencher todas as contas nos cadastros.

    Seguem as macros e a que as mesmas se referem:

    • CLIEN: busca o código contábil que for informado no cadastro de clientes.
    • CATEG: busca o código contábil que for informado na Tabela de Categorias de Transações.
    • BANCO: busca o código contábil que é informado na Tabela de Contas Correntes.
    • FORNE: busca o código contábil que é informado no Cadastro de Fornecedores.
    • NCONT: é reconhecido apenas pela Tabela de CLI's e determina que não há contabilização da conta que recebe esse conteúdo.
    • DOCTO: é reconhecido a conta contábil que foi utilizada na provisão (inclusão) do documento.
    • N-USA: é reconhecido apenas pela Tabela de CLI's e pode ser usado em situações que o requer, pois, conforme o código de origem relacionado, algumas especificações não são utilizadas. Por exemplo, um CLI relacionado com uma origem que não atualiza estoque não precisa solicitar do usuário as especificações de contas relacionadas com a movimentação do estoque (Conta ref. ao Produto movimentado e Contrapartida do movimento do Estoque). As linhas da grade com esta especificação serão protegidas contra alteração e serão exibidas na cor cinza.
    • PRODU: busca o código contábil que é informado no Cadastro de Mercadorias e Serviços para contabilização das receitas por Mercadorias e/ou por Serviço.

    mceclip2.png

    3- Se os históricos contábeis dos CLI's padrões não atendem as necessidades, é possível alterar a montagem dos históricos dos CLI´s já definidas ou cadastrar novos CLI’s. Para alterar a CLI, clique em Alterar. Alguns campos que podem ser alterados, como Histórico Contábil e Conta Contábil. Após a alteração clique em Gravar.

    mceclip3.png

    4- Para cadastrar um novo CLI, clique em Incluir.

    mceclip4.png

    5- Informe um Código de CLI (o qual deve ser maior que 6000), insira o Título, o Sistema o qual se aplica, e localize o código de origem de transação. Após insira no campo Conta a informação que deseja e no campo Histórico, o que deseja que seja apresentado. Após clique em Gravar.

    mceclip5.png




    Outros meios de obter suporte