E1134-[Erro] Não foi possível conectar-se ao servidor de banco de dados COUCHDB, verifique se o serviço está ativo - DF-e
Sumário
Sistema: Prosoft DF-e Gerenciador
Contexto: Este artigo tem como objetivo orientar o usuário em como proceder quando ao utilizar o Prosoft DF-e ocorre o seguinte erro: "[Erro] Não foi possível conectar-se ao servidor de banco de dados COUCHDB, verifique se o serviço está ativo".
Informações Adicionais: O erro apresentado pode ocorrer devido ao serviço do Apache CouchDB estar parado no servidor ou caso ocorra somente na estação pode ser que a configuração do Prosoft DF-e esteja com o nome do servidor informando incorretamente.
Resolução
Verificação do Serviço do Apache CouchDB (Servidor):
1- No Menu Iniciar do Windows, no de Pesquisa digite services.msc e tecle Enter.
2- Localize o serviço de nome Apache CouchDB.
3- Verifique o status do mesmo e caso esteja parado inicie o serviço.
Verificação de Configuração no Prosoft DF-e:
1- Acesse o Prosoft-DF-e.
2- Clique no botão Configurações e escolha a opção Parâmetros do Sistema.
3- No campo Nome do Servidor verifique se o nome ou IP informado corresponde à máquina onde o Apache CouchDB está instalado, caso o nome esteja errado realize a correção do mesmo e clique no botão Confirmar.
4- Após o procedimento feche o Prosoft DF-e e acesse novamente.
5- Verifique arquivo de configuração do CouchDB:
a) O arquivo está localizado em C:\CouchDB\etc\couchdb\local.ini
Obs: Não necessariamente a instalação será realizada no C: pode ser instalada em qualquer unidade de disco local, porém sempre no diretório \CouchDB\..\
b) Verifique se o arquivo possui as informações circuladas conforme abaixo.
c) Caso não tenha, insira as informações no arquivo e reinicie o serviço do CouchDB.