E1090-Procedimento para realizar a integração com a contabilidade

    Sumário

    Sistema: Gerenciador de Aplicativos Prosoft (GAP)

    Contexto: Este artigo tem como objetivo orientar o usuário em como realizar a integração com a contabilidade.

    Informações Adicionais: Não se aplica.

    Resolução

    1- Acesse: Company Serviços escritório contábil > Rotinas Gerais > Integrações > Gera lançamentos contábeis ou Company Empresarial > Rotinas Gerais > Integrações > Gera Lançamentos contábeis

    2- Antes de iniciar a geração do arquivo para integração contábil, é de extrema importância que seja verificado os parâmetros de configuração.

    Para verificar os parâmetros, acesse o guia abaixo:

    E348 - Como parametrizar o sistema para realizar a integração do Company Empresarial x Contábil

    Atenção: As transações podem ser contabilizadas de dois modos, conforme a origem:

    • Modo 1: A especificação do lançamento ocupa apenas 1 registro onde são especificadas as duas contas movimentadas (Débito e Crédito).
      Outra designação para Modo 1 é Movimentação Simples.
    • Modo 2: A especificação do lançamento ocupa uma quantidade de registros conforme a quantidade de contas movimentadas. O modo 2 tem a seguinte característica: O primeiro registro especifica o início de um lançamento no modo 2. O mesmo não contém os dados do lançamento, somente nas linhas que o sucede constará dados das contas de (crédito e débitos).
      Outra designação para Modo 2 é Movimentação de Diversos ou Múltiplos.

    3- Informe o período Inicial e Final a ser consultado.

    Obs.: A opção incluir transações não contabilizadas, traz todas as transações encontradas no período informado, mesmo aquelas que não serão integradas com a Contabilidade, caso não seja habilitada essa opção, apenas as transações que estão corretamente parametrizadas para integração são apresentadas.

    Obs.: Orienta-se deixar essa opção habilitada, dessa forma, é possível identificar as transações que deveriam ser integradas e por algum motivo não estão sendo geradas no arquivo.

    Posteriormente é apresentada a seguinte tela.

    Ao processar as informações, é exibida na guia Geração De Arquivo, a tabela Períodos com Transações a Contabilizar, com os seguintes dados:

    • Período a Contabilizar: Período (mês/ano) em que as transações foram gravadas.
    • Já Contabilizadas: Quantidade de transações já contabilizadas naquele período.
    • Serão Contabilizadas: Quantidade de transações que ainda não foram contabilizadas.
    • Não Serão Contabilizadas: Quantidade de transações que não serão contabilizadas, de acordo com o estabelecido nas categorias de transações.
    • Serão Alteradas: Quantidade de transações já contabilizadas que foram alteradas no Company.
    • Serão Excluídas: Quantidade de transações já contabilizadas que foram excluídas no Company.

    4- Para gerar o arquivo de integração contábil, após informar o período a contabilizar, marque as opções Gerar Arquivo e Visualizar/Imprimir (opcional), e clique no botão Iniciar Processamento.

    Em seguida, é exibida uma relação de todas as transações daquele mês, a qual pode ser impressa para conferência, sendo gravado na pasta de trabalho ?:\ProEmp??\Emp (Onde: ? refere-se a unidade de mapeamento, e ?? refere – se a PROEMP), os seguintes arquivos:

    EMPLmmsseeee.IMP - Integração com a Contabilidade - Lançamentos;
    EMPTmmsseeee.IMP - Integração com a Contabilidade - Terceiros.

    É apresentado o modelo de Relatório de Lançamentos Contábeis:

    mceclip0.png

    Este relatório pode ser somente visualizado ou impresso, porém, aconselhamos que o mesmo seja impresso, para que sejam conferidos os lançamentos no mesmo, de forma que, no momento da conferência, se for encontrada alguma incoerência com relação aos códigos contábeis informados no relatório, bem como os históricos dos lançamentos ou valores, seja possível a reavaliação do lançamento digitado e devidamente alterado na respectiva rotina de origem, antes de se integrar ao Contábil.

    1- Acesse: Contábil > Contabilidade > Integração > Outros Sistemas > Company

    2- Informe o código da empresa de movimentação no company (Escritório Contábil), selecione o caminho onde foi salvo o arquivo no Company (como padrão fica salvo no caminho: Proemp > Emp), selecione o arquivo e clique em Iniciar.

    3- Após o término do processamento, a tela abaixo é apresentada. Nessa janela é apresentada uma grade com todos os lançamentos gerados, caso não for encontrada nenhuma inconsistência e nenhuma erro,prossiga o processo de Importação dos Lançamentos, clique em Importar Lançamentos.

    mceclip0.png

    Após a importação, o sistema também emite um relatório com todos os lançamentos gerados na contabilidade. Na primeira coluna do relatório é apresentado o número da transação, e abaixo dela o número do lançamento na contabilidade, visando facilitar a conferência.

    mceclip1.png

    Integração com erros - Company:

    Caso seja encontrada alguma inconsistência nos lançamentos, é apresentada a tela abaixo.

    mceclip2.png

    Os lançamentos com erros são apresentados em destaque na grade. É possível optar por efetuar as correções no Company e gerar o arquivo novamente sem erros, ou ainda, inserir as informações diretamente na grade. No exemplo acima, o erro refere-se aos códigos contábeis que estão inconsistentes, na imagem abaixo, a correção foi efetuada diretamente na grade.

    mceclip3.png

    4- Após efetuar as correções, clique no botão Verificar erros, para que o arquivo possa ser novamente verificado. Não sendo encontrado inconsistências, a importação é efetuada, para isso clique em Importar Lançamentos.

    mceclip4.png

    Para mais informações, acesse:

    E825 - Como processar o retorno da contabilidade - Company Empresarial




    Outros meios de obter suporte