E109-Gerenciamento de títulos a pagar

    Sumário

    Sistema: GFC Small / Conemp

    Contexto: Este artigo tem como objetivo orientar o usuário com o gerenciamento de títulos a pagar, incluindo os procedimentos de inclusão, baixa com valor total/valor parcial e cancelamento da baixa.

    Informações Adicionais: Não se aplica.

    Resolução

    Incluir Novo Título a Pagar:

    Títulos a Pagar:

    1- Acesse: Financeiro > Contas a Pagar > Títulos a Pagar (F5)

    2- Clique sob o campo Incluir para inserir um novo título.

    • Especificações do Documento: Neste campo selecione o Fornecedor e preencha os dados do título (Exemplo: Data Emissão, Vencimento, Portador,etc).
    • Informações da Baixa/Liquidação: Na guia Classificações informe a Conta Operação e o Percentual (ícone +), o valor será calculado automaticamente. Caso a conta operação utilize Centro de Custo é solicitado o preenchimento.

    Obs.: Quando houver vários índices percentuais de contas operações com valores quebrados, é inserido a diferença no item de maior valor significativo e abaixo, irá constar um aviso orientando que teve uma diferença adicionada ao campo de valor mais significativo.

    Ex.:

    Conta 1: Cesta Básica - Índice 41,333 - Valor 2.015,00

    Conta 2: Cesta Básica - Índice 49,333 - Valor 2.405,00

    Conta 3: Cesta Básica - Índice 9,333 - Valor 455,00

    Nesse exemplo, a diferença de 0,001 é lançada no item de maior valor que nesse caso é a Conta 2, ficando assim um valor de 49,334% na Conta 2.

    Importante: O Percentual informado no campo Índice da Conta Operação ou do Centro de Custo deve totalizar 100%.

    3- Em seguida clique em Confirma e posteriormente em Salvar para gravar o título.

    Baixa de Títulos a Pagar:

    Baixa Valor Total:

    1- Localize o título e clique no botão Baixar.

    2- É apresentada a seguinte tela, preencha os campos:

    • Data Pagamento: Informe qual será a data de pagamento do título.
    • Multa / Juros / Desconto: Informe valores referentes a acréscimos ou descontos do título.
    • Valor Pago: Informe o valor pago, incluindo os acréscimos ou deduzindo os descontos.
    • Conta Banco / Caixa: Informe qual o Banco será movimentado a baixa do documento.
    • Recebimento com Cheque: Caso seja baixa com cheque poderá informar o número do cheque (Veja no tópico 1.3 deste guia o processo de baixa utilizando cheque).

    3- Clique em Salvar para gravar a baixa.

    Importante: O sistema permite a baixa de Títulos a Pagar em Lote ou Individual pela rotina: Baixa de Títulos.

    Obs.: Para maiores informações sobre como realizar a baixa de títulos em lote ou individual, acesse o artigo 10810 - Baixa de Títulos a Pagar em Lote.

    Baixa Valor Parcial:

    1- Ao informar no campo Valor Pago um valor inferior ao valor do documento será apresentada a mensagem ao salvar Valor Pago não Confere, Corrigir esta Informação, clique sob o campo: Não.

    2- Em seguida é apresentada a sequência de mensagens:

    • Pagamento Parcial: Informe Sim.
    • Informe a Data de Emissão e Informe a Data para Pagamento: Quando apresentado a mensagem deve ser informado a Data de Emissão e quando apresentar a segunda mensagem informe a Data de Vencimento.

    3- Clique em Ok para gravar a baixa.

    4- É gerado um novo título com a diferença do valor Pago e o valor do Documento.

    Baixa com Cheque:

    1- Ao preencher o campo Pago com Cheque e salvar, é apresentada a tela para o preenchimento dos dados do cheque:

    • Banco / Agência / Conta: Preencha os dados do Banco.
    • Número: Apresentará o número do cheque informado na baixa.
    • Titular e Documento: Informe o nome do Titular e o nome do Documento.
    • Emissão: Informe a data de emissão

    2- Após o preenchimento, clique em Confirmar.

    Cancelamento Baixa:

    1- Para realizar o cancelamento da baixa basta clicar no campo Canc. BX.

    2- Em seguida é apresentada a mensagem para confirmação, clique em Sim.




    Outros meios de obter suporte