E108-Como realizar a baixa de documentos recebidos - Company Serviços

    Sumário

    Sistema: Gerenciador de Aplicativos Prosoft (GAP)

    Contexto: Este artigo tem como objetivo orientar o usuário com os procedimentos e parametrizações a serem realizados para executar a baixa de documentos recebidos, também constam orientações dos tipos de recebimentos que podem ser efetuados.

    Informações Adicionais: Procedimento para realizar a baixa de um título a receber.

    Resolução

    Baixa Doctos Recebidos:

    1- Acesse: Company Serviços de Escritório Contábil > Financeiro > Movimentações > Transações de Baixa > Baixa Doctos Recebidos.

    2- Para baixar um Documento é preciso ter previamente cadastrado a categoria de transação e a conta corrente, na qual o montante será creditado.

    A partir do momento em que a categoria for selecionada, os demais campos serão habilitados em cada uma das seções.

    Seção Comprovante do Recebimento:

    1- Os campos da seção comprovante do Recebimento devem ser preenchidos obrigatoriamente para que o(s) título(s) seja(m) apresentado(s) na baixa.

    • Data: é a data da baixa deve ser informada somente se a mesma for diferente da que for carregada pela rotina, que é baseada no clock da máquina.
      Esta data é considerada a data do movimento, ou seja, a data do crédito na conta corrente.
    • Número: deve ser informado o número do comprovante do pagamento, é importante para que no módulo Bancos e Caixa facilite a identificação do título, bem como em demais consultas e relatórios.
    • Baixa com Auto-soma: deve ser ativado quando o usuário desejar que a própria rotina calcule o montante que será creditado a cada documento selecionado. Quanto ativado este check, o usuário não terá acesso aos campos Número e C/C, isto porque somente ao final da seleção dos documentos que serão baixados, serão habilitados tais campos, assim, o usuário pode escolher em qual conta corrente irá creditar o valor.
    • C/C: deve ser selecionado o número da conta corrente movimentada, na qual o crédito correspondente à baixa será considerado, caso contrário nenhum outro campo estará disponível para preenchimento.
    • Valor: somente deve ser preenchido se estiver sendo baixado mais de um documento na operação, ou seja, se a baixa for efetuada em lote.

     

    Seção Tipos de Documentos e Critério para Lista de Documentos:

    1- Nestas seções são selecionados os documentos que devem ser visualizados para baixa, bem como a partir de qual critério.

    • Se o critério for selecionado por Cliente, será possível selecionar o cliente e somente os títulos dele serão apresentados para baixa.
    • Se o critério for Portador, somente os títulos provisionados para o portador selecionado serão apresentados para baixa.
    • Se o critério for Número do Documento, será possível selecionar o documento a partir do número digitado na provisão do título ou a partir do número determinado pelo banco, ou seja, o Nosso Número.
    • Se a opção neste caso for Nosso Número, o responsável deverá atribuir a máscara que o banco utiliza, ou seja, a quantidade de caracteres do Nosso Número que o banco determina e o carácter “D”,pois, não é possível identificar qual o dígito verificador que o Nosso Número gerado pelo banco possui.

    Neste caso, note que a máscara é apresentada com interrogações e o carácter "D", onde nas interrogações deve ser informado o número do Nosso Número exatamente como consta no boleto e deixar que o dígito seja localizado pelo programa.

    Ao ativar a exibição dos documentos para baixa estes serão apresentados na grade de Documento em Aberto, para que este possa ser selecionado para baixa, conforme figura a seguir.

    Tipos de Recebimentos:

    • Estes indicadores determinam como o documento será baixado, se Total, Parcial, Com Juros, Com Multa, Com Desconto, Com Juros e Multa, Com Despesas, Com Desconto e Despesas.
    • Se selecionado Total, o documento será baixado e não estará disponível
      para nova baixa;
    • Se selecionado Parcial, o documento será baixado pelo valor que for informado como Valor do Recebimento e uma nova baixa será necessária para que este seja considerado quitado;
    • Se selecionado Desconto, o documento será baixado pelo valor que for informado como Valor do Recebimento e a diferença será considerada como desconto concedido, sendo este contabilizado no acesso contábil informado no CLI relacionado à Categoria;
    • Se selecionado Despesa, o documento será baixado pelo valor que for informado como Valor do Recebimento e a diferença será considerada como despesa, sendo este contabilizado no acesso contábil informado no CLI relacionado à Categoria;
    • Se selecionado Desc./Desp., o documento será baixado pelo valor que for informado como Valor do Recebimento e o valor do desconto, sendo a diferença entre o valor recebido e o valor do desconto será considerado o valor de despesa, e estes contabilizados nos acessos contábeis correspondentes informados no CLI relacionado à Categoria;
    • Se selecionado Juros, o documento será baixado pelo valor que for informado como Valor do Recebimento e a diferença será considerada como Juros, sendo este contabilizado no acesso contábil informado no CLI relacionado à Categoria;
    • Se selecionado Multa, o documento será baixado pelo valor que for informado como Valor do Recebimento e a diferença será considerada como Multa, sendo este contabilizado no acesso contábil informado no CLI relacionado à Categoria;
    • Se selecionado Juros e Multa, o documento será baixado pelo valor que for informado como Valor do Recebimento e o Valor dos Juros cobrados, sendo o valor da diferença entre o Valor do Recebimento e o Valor dos Juros digitado considerado Valor de Multa, e estes contabilizados nos acessos contábeis correspondentes informado no CLI relacionado à
      Categoria.

    Após o preenchimento do campo clique no botão Baixar, em seguida grave as informações.




    Outros meios de obter suporte