Sumário


    Sistema: Gerenciador de Aplicativos Prosoft (GAP)


    Contexto: Este artigo tem como objetivo orientar o usuário sobre os procedimentos para a integração dos departamentos (Divisão de RH) da folha de pagamento com o eContador. Essas informações serão utilizadas no processo de pré-admissão, apresentação no cadastro de funcionários, bem como utilizadas pelo FLIT. Nesse processo de integração das informações dos departamentos teremos os seguintes procedimentos:


    ● Carga Inicial ;
    ● Cadastrar/Alterar/Excluir Áreas de Recursos Humanos;


    Resolução


    Carga Inicial


    1- Acesse: Parâmetros Gerais > Integrar eContador.

    Ao acessar, selecione a opção Departamento do grupo Integrações.




    Ao acessar o item Departamentos a tela a seguir será apresentada com todas as empresas que possuem departamentos aguardando integração, valor default do campo “Filtrar” ao acessar a tela.

    Neste momento o usuário poderá realizar pesquisas específicas de acordo com os filtros disponibilizados, como também realizar a integração de todos os departamentos ou indicar a integração de departamentos de empresas específicas. Serão apresentadas somente empresas já
    integradas no eContador e com Divisões de RH cadastradas no sistema.


    Observe que a tela permite ao usuário selecionar para filtro os seguintes campos:


    - permite ao usuário indicar uma empresa específica para a consulta de informações sobre os departamentos. Este não é um campo de preenchimento obrigatório, mas aceita somente empresas já integradas ao eContador;



    - permitir informar um departamento específico para consulta sobre a situação de sua integração junto ao eContador;



    - campo com as opções de filtro. O usuário poderá selecionar o status que deseja visualizar na tela. A opção default do campo será “Aguardando Integração”, mas o usuário poderá indicar outras opções de visualização. As opções disponíveis são as seguintes:


    Integrar: Apresenta todos os departamentos que podem ser integrados ao eContador;

    Integrado: Apresenta todos os departamentos já integrados ao eContador por empresa;

    ● Integrado Desatualizado (Erro de Atualização): Apresenta todos os departamentos que ao tentar atualizar no eContador apresentaram erro durante o processo;

    ● Não Integrado(Erro de Inclusão): Apresenta todos os departamentos que não foram integrados ao eContador por erro de inclusão no portal;

    Erro de Exclusão no eContador:  Apresenta os departamentos que não foram excluídos no processo de exclusão no eContador;

    ● Aguardando Integração: Apresenta todos os departamentos que estão sendo enviados ao eContador que estão aguardando a confirmação da integração;

    ● Todo: Todos os status;

    Ao pressionar o botão , a lista será preenchida conforme o filtro com os valores especificados.


    Para visualizar os departamentos da empresa basta o usuário clicar no botão que irá expandir a  visualização das informações.


    Já ao pressionar o botão , as informações sobre os departamentos são suprimidas da apresentação.

    No exemplo abaixo observe que para uma das empresas está sendo apresentado os departamentos na outra os departamentos só serão apresentados caso o usuário pressione o botão


    Para integrar os departamentos o usuário deverá selecionar a empresa que deseja integrar, selecionando a mesma na coluna Integrar.


    No exemplo acima a empresa “9901” foi selecionada para integração com o eContador.

    Para selecionar mais de uma empresa ao mesmo tempo utilize o botão direito opção “Selecionar Tudo” na sequência a opção “Marcar Geração”.

    Ao finalizar este processo para integrar os departamentos no eContador basta pressionar o botão  .


    Este processo apresenta somente as empresas que possuem Divisão de RH cadastrada em sua base, todos os níveis de divisão serão enviados ao eContador.


    Cadastrar/Alterar/Excluir de Áreas de Recursos


    1- Acesse: Social > Folha de Pagamento >Cadastro > Cadastro de Áreas de Recursos Humanos
    Realizado ajuste para que, caso ocorra a inclusão, alteração de informações com reflexo ao eContador, ou exclusão de uma área de recursos humanos (departamentos), de uma empresa com departamentos já integrados o processo de integração será executado automaticamente sem a necessidade de intervenção do usuário após pressionar o botão "Gravar" ou "Excluir".


    2- Cadastrar Departamento

    Após o preenchimento do cadastro de Áreas de Recursos Humanos ao pressionar o botão um registro será gerado para que seja realizada a integração do departamento humanos


    No exemplo foi realizada a inclusão do Divisão de RH 004.000.000 como a empresa 9901 que já está integrada ao eContador, o registro de inclusão será criado automaticamente no banco para a integração com o eContador.


    2.1- Visualizar registro de integração do Departamento.

    Para visualizar se o registro foi incluído para a atualização acesse Acesse: Parâmetros Gerais > Integrador eContador -> Integrações > Departamentos


    Observe que ao acessar essa tela o departamento 004.000.000 da empresa 9901 encontra-se com a coluna Integração da GRID com a situação “Aguardando Integração”, isso significa que o registro foi incluído automaticamente pelo processo de inclusão das Áreas de Recursos Humanos.


    3- Alterar Departamento

    Após a alteração dos dados cadastrais do cadastro departamento caso seja realizado alteração nos campo Descrição/Nome do Tomador ou no campo CEI quando o tipo de departamento for obra o botão será gerado um registro para que seja realizada a integração do
    departamento.



    No exemplo foi realizada a alteração do campo Descrição/Nome do Tomador da Divisão de RH 003.000.000 da empresa 9901 que já está integrada ao eContador, sendo assim um registro de alteração será criado automaticamente no banco para a integração com o eContador.

    3.1- Visualizar registro de integração do Departamento

    Para visualizar se o registro foi incluído para a atualização acesse Acesse: Parâmetros Gerais > Integrador eContador -> Integrações > Departamentos


    Observe que ao acessar essa tela o departamento 003.000.000 da empresa 9901 encontra-se com a coluna Integração da GRID com a situação “Aguardando Integração”, isso significa que o registro foi incluído automaticamente pelo processo de alteração das Áreas de Recursos Humanos.


    4- Excluir Departamento
    Após pressionar o botão (Excluir) no caso da Área de Recursos Humanos estar integrada no eContador será necessário excluir o departamento no integrador.


    Ao confirmar a exclusão da área de recursos humanos será disparado automaticamente uma solicitação de exclusão do departamento no eContador.


    4.1- Visualizar registro de integração do Departamento

    Para visualizar se o registro foi incluído para a atualização acesse Acesse: Parâmetros Gerais >Integrador eContador -> Integrações > Departamentos


    Observe que ao acessar essa tela o departamento 003.000.000 da empresa 9901 encontra-se com a coluna Integração da GRID com a situação “Aguardando Integração”, isso significa que o registro foi incluído automaticamente pelo processo de exclusão das Áreas de Recursos Humanos.

    Depois de excluído o registro ao entrar novamente na tela do Integrador eContador não será mais apresentado o departamento 003.000.000 pois ele foi excluído do sistema


    Visualizar Departamento no eContador

    A visualização dos Departamentos enviados ao eContador ocorre no processo de Pré-Admissão no portal do eContador e quando é realizado o cadastro do Usuário.

    Lembrando que o processo de Pré-Admissão até o momento não está habilitado para a importação de informação para Folha de Pagamento PROSOFT.


    Pré-Admissão:


    Usuários > Departamentos - WDP :


    Podemos observar que na tela acima do processo de pré-admissão no portal no campo Departamentos são apresentados todos os departamentos integrados no eContador para a empresa indicada.




    Outros meios de obter suporte