EC19 - eContador - Notificação de Rescisão


    Este artigo tem como objetivo orientar o usuário sobre os procedimentos para a obtenção das solicitações de Rescisão que foram realizadas pelo eContador para a folha de pagamento. Esse processo é gerado através de um serviço que de tempos em tempos verifica junto ao integrador as solicitações do cliente. Além disso, como essa notificação será utilizada pelo Recibo de Quitação.


    Resolução:

    Central de Solicitações - Notificação de Rescisão

    1- Acesse:  Parâmetros Gerais > Integrador eContador > Central de SolicitaçõesNotificação de Rescisão

    Nessa opção o usuário terá acesso as solicitações de Rescisão contratual solicitadas através do eContador para a Folha de Pagamento.

    2- Ao acessar essa tela será apresentada a tela conforme imagem a seguir com todas as
    empresas que possuem Notificação de Rescisão com a opção Filtrar “Importado”.


    > Observe que caso existam registros importados será apresentada na GRID a Empresa e abaixo dela todos os funcionários aguardando a confirmação. A área de GRID é expansiva, basta o usuário clicar no sinal "+" ou "-" para apresentar as informações.

    Observe no exemplo abaixo que para a empresa 9903 não são apresentados os funcionários pois o botão encontra-se com a opção "+", já para a empresa 9901 E 9902 todos os funcionários são apresentados e o botão encontra-se com a opção "-".

    > Caso não exista funcionários com o status “Importado” a tela a seguir é apresentada ao acessar a opção Notificação de Rescisão.


    3- Preencha as opções de Filtro.

    Na tela é apresentado os seguintes campos de filtro para permitir apresentar as solicitações:

    Empresa - O campo empresa não é um campo obrigatório de preenchimento para o filtro na tela , mas quando necessário informe o código da empresa da PROEMP integrada, para solicitar a verificação de Notificação de Rescisão A informação na tela da PROEMP não estará disponível para seleção sendo somente um informativo ao usuário. Somente empresas integradas serão apresentadas na combo de seleção e serão permitidas para a visualização de Notificação de Rescisão:

    ● Funcionário - Informar um funcionário específico para consulta;

    Status - Informar um status para consulta. Valores aceitos:

      >Importado - Apresenta todas as informações que foram importadas com sucesso para a folha

      >Finalizado - Apresenta as Notificações que foram finalizadas com o processamento do Recibo de Quitação.

      >Recusado pelo Usuário - Apresenta as Notificações que não foram aceitas pelo usuário da folha de pagamento na preparação do Recibo de Quitação.

      >Finalizado com Alteração - Apresenta as Notificações que foram finalizadas na preparação do Recibo de Quitação mas com alterações realizadas pelo usuário.

      >Todos - Apresenta todas as Notificações independente do status atual.

    ● Data Solicitação - Permite selecionar um período para a visualização de Notificações

    Conforme o preenchimento desse filtro serão apresentadas as Notificações de Rescisão importadas do eContador para a folha de pagamento. No exemplo abaixo foi informado o campo
    status com a opção “Importado” e o campo empresa para a empresa 9901.


    Esse processo de buscar as solicitações de pré-demissão é realizado através de um serviço que a cada 2 horas verifica automaticamente junto ao integrador as solicitações do cliente.
    Existe também a possibilidade de verificação manual por parte do usuário, para isso basta pressionar o botão na \Central de Solicitações\Notificação de Rescisão. O botão só ficará habilitado para as opções de Status Todos e Finalizado, para os outros tipos ele estará desabilitado.


    Ao pressionar o botão o sistema irá buscar no eContador todas as novas notificações que não foram importadas ainda para o eContador, e atualiza a apresentação da tela conforme o filtro especificado.


    Exemplo:  Observe que temos indicado um filtro informado no campo Empresa com o código “9901” e com o campo Status igual “Importado”.


    Neste momento existe apenas uma solicitação importada para o funcionário “00002”. O usuário então pressiona o botão “Atualizar Integração” e o resultado apresentado agora será o seguinte:


    Notamos então que o sistema realizou uma nova busca de informações no portal do eContador, encontrou uma nova solicitação e realizou a atualização desse registro na folha de pagamento.

    Para consultar as informações de Notificação de Rescisão no eContador consulte a base de conhecimento EC14 - eContador - Folha Pagamento

    Recibo de Quitação - Notificação de Rescisão

    1- Acesse: Social > Folha de Pagamento > Processamentos > Quitação > Recibo de Quitação
    Será apresentada a tela de preparação do Recibo de Quitação.

    2- Informe a empresa e o funcionário que deseja processar o Recibo de Quitação.
    Ao acessar o Recibo de Quitação para processar um recibo, quando for informado o código da empresa e o código do funcionário será apresentada a mensagem :

    Se clicar em “Não” nesta mensagem, não será verificado se existe solicitação de Notificação de Rescisão junto ao eContador e este registro será ignorado, atualizando no banco de controle o seu status para Recusado pelo Usuário.

    Ao confirmar em "Sim" nesta mensagem o sistema irá verificar se foram importadas solicitações de Notificação de Rescisão junto ao eContador e irá preencher automaticamente a tela com as informações da solicitação encontrada.

    No exemplo abaixo o usuário confirmou que deseja verificar as informações de notificação, com isso foi preenchido automaticamente os campos Motivo de Desligamento , Aviso Prévio Trabalhado e Data da Comunicação.

    3- Para verificar essas informações basta acessar Parâmetros Gerais > Integrador eContador > Central de Solicitações > Notificação de Rescisão

    Continuação da imagem:

    Nas telas acima podemos observar que foi realizada uma solicitação então para a funcionária “T0001” e com isso os valores encontrados foram preenchidos e apresentados na tela de preparação do Recibo de Quitação. Ao finalizar o Recibo de Quitação, caso o usuário não faça nenhuma alteração nos valores aceitos nos campos Motivo de Desligamento , Aviso Prévio Trabalhado e Data da Comunicação o status do banco de controle será atualizado para Finalizado.
    Caso ocorra alguma alteração o status será atualizado para Finalizado com Alteração. 




    Outros meios de obter suporte