EC17 - eContador - Tabela de Eventos


    Este artigo tem como objetivo orientar o usuário sobre os procedimentos para o envio ao eContador da Tabela de Eventos da folha de pagamento para que posteriormente o evento possa ser utilizado na digitação de valores pelo FolhaNet do eContador.


    Resolução:

    Integrações - Carga Inicial Tabela de Eventos

    1- Acesse: Parâmetros Gerais > Integrador eContador

    Agrupador - Integrações
    Item - Tabela de Eventos

    Nessa opção o usuário terá acesso a todos os eventos que podem ser integrados ou que a integração já foi realizada.


    2- Selecione o tipo para Filtrar Status.


    Informe o que será apresentado na tela. As opções de filtro disponíveis são as seguintes:


    ● Todos - Apresenta todos os filtros na lista
    ● Integrar - Apresentar somente os eventos a serem integrados
    ● Integrados - Apresentar somente os eventos que já foram integrados
    ● Não Integrado (Erro de inclusão)- apresentar os eventos que apresentaram erro na tentativa de inclusão ao eContador.

    3- Selecione qual evento será apresentado na lista.
    Informe se deve ser apresentado todos os eventos, somente os de Proventos ou somente os de descontos.

    4- Pressione o botão Pesquisar.
    Ao pressionar este botão a tela será exibida com as informações conforme o filtro indicado.

    No exemplo acima foi apresentado para o usuário todos os eventos de Proventos e Descontos que podem ser integrados ao eContador. Existem eventos que não são Integrados, verifique o item eventos não gerados ao eContador.

    Como integrar 1 ou mais eventos ao eContador

    1- Após a apresentação dos eventos na lista conforme o filtro indicado o usuário poderá integrar 1 ou vários eventos conforme a sua necessidade.
    2- Para integrar um ou mais eventos aleatoriamente basta o usuário selecionar o evento clicando na opção de Check conforme exemplo abaixo:

    Observe que foram selecionados os eventos 006, 011, 024, 025 e 026, ou seja, somente este eventos serão enviados ao eContador quando pressionado o botão Integrar.

    Como integrar todos os eventos ao eContador

    1- Ao carregar a lista com os eventos pressione o botão direito do mouse e selecione o item Selecionar Tudo.

    Após selecionar a opção a tela ficará conforme exemplo abaixo:

    2- Pressione o botão direito do mouse novamente e selecione a opção Marcar Geração.

    Observe que na coluna "Integrar" todos os eventos apresentam o Check de seleção. Ao pressionar o botão Integrar estes eventos selecionados serão encaminhados para o eContador. Caso não deseje enviar todos basta pressionar com o botão direito novamente na janela e selecionar a opção Desmarcar Geração que nenhum evento  estará selecionado para envio ao eContador. A tabela de Eventos é única sendo necessário acessar posteriormente o eContador e identificar para a empresa quais eventos estarão disponíveis para utilização da FolhaNET.

    Para visualizar os eventos integrados no eContador acesse: EC14 - eContador - Folha Pagamento item Eventos.

    Inclusão de Novos Eventos

    1- Acesse: Social > Folha de Pagamento > Tabelas > Tabela de Eventos
    2- Pressione o botão (Novo)
    Ao pressionar esse botão a tela abaixo será exibida permitindo ao usuário cadastrar um novo evento.

    Ao finalizar o preenchimento de todas as informações referente ao evento e clicar no botão Salvar (no disquete), caso exista algum evento já integrado ao eContador e o mesmo seja um evento que está
    habilitado para inclusão a mensagem a seguir será exibida onde o usuário irá determinar se deseja ou não realizar a integração do evento com o eContador.

    Ao responder “Sim” este evento será enviado automaticamente para o banco de dados que armazena as informações para que o serviço realize a integração. Caso a resposta seja “NÃO” para que o evento seja integrado, o usuário deverá selecionar o mesmo em Parâmetros Gerais > Integrar eContador - Agrupador - Integrações - Item - Tabela de Eventos.

    Alteração de um Evento

    Caso o usuário realize alterações a um evento já integrado ao eContador nos campos Descrição, Informações sobre o Evento, Provento, Desconto, Rotina ou Desativado será enviar uma atualização ao eContador para que o serviço atualize as informações do evento.


    1- Selecione o evento que deseja alterar.
    No exemplo abaixo selecionamos o evento “001

    2- Realize a alteração no evento.

    Para o exemplo vamos alterar a informação do campo Informações Sobre o Evento.

    Ao alterar essa informação e clicar em salvar, este evento será enviado automaticamente para o banco de dados que armazena as informações para que o serviço realize a integração.

    No caso do usuário alterar a informação do campo eSocial para um código que não deve ser utilizado pelo eContador será enviada uma atualização desativando o evento no integrador. Verifique o item eventos não gerados ao eContador ao final deste guia.

    Para visualizar os eventos integrados no eContador acesse: EC14 - eContador - Folha Pagamento item Eventos.

    Exclusão de um Evento

    Caso ocorra a exclusão de algum evento na folha de pagamento e o mesmo esteja integrado ao eContador é necessário encaminhar a informação de evento desativado para o integrador. Esse envio
    ocorre quando o usuário pressionar o X vermelho que é o botão (Excluir).

    Eventos não gerados ao eContador

    Lista de eventos configurados no campo eSocial que não são integrados ao eContador.





    Outros meios de obter suporte