EC1 - eContador -  Integração de Empresas e Usuários com o Portal eContador 

    Sumário

    Sistema: Gerenciador de Aplicativos Prosoft (GAP)

    Contexto: Este artigo orienta nossos usuários no processo de Integração de Empresas e de Usuários do Prosoft com o Portal eContador.

    Informações Adicionais: Não se aplica. 

    Resolução

    É possível integrar as Empresas e os Usuários do Prosoft com o Portal eContador.


    • Portal eContador

    Para acessar o Portal  eContador, acesse:

    >Soluções Prosoft

    > eContador

    .



    **E também é possível acessar o portal eContador no browser de sua preferência utilizando o link https://econtador.alterdata.com.br

    Também é possível acessar o portal eContador no browser de sua preferência utilizando o link https://econtador.alterdata.com.br/


    Importante:

    > A integração das Empresas e Usuários, deverá ser feito pelo usuário ADMIN

    > Pode integrar da Prosoft para o Portal eContador, somente uma “PROEMP”

    >Antes de realizar a integração das Empresas, verifique as que realmente irá trabalhar no Portal eContador


    • Integração eContador

    Em Parâmetros Gerais acesse a rotina “Integração eContador”:



    Essa é a rotina, o qual irá realizar a integração da Prosoft para o Portal e Contador:



    Importante: Empresa e Usuário serão integrados uma única vez.



    • Integrando Empresas

    Ao executar a rotina, do lado esquerdo, acesse: Integrações > Empresas:




    -Selecione a PROEMP:

                                                                                                                         



    -É possível selecionar todas as Empresas de uma única vez, porém é muito importante, enviar para o Portal eContador, somente as Empresas a qual relmente serão utilizadas no Portal eContador.


    **Após confirmar as empresas que devem ser integradas, clique no botão “Integrar”.


    Observação: Na primeira vez que for executada a integração com o eContador, as empresas que já estiverem como “Desligadas” não serão integradas e você verá que o status dessas empresas estará como “Desligada”.

    Porque as empresas desligadas não serão integradas na primeira integração?

    Por que no eContador são mantidas apenas as empresas “Ativas”.


    Importantes:

    • Na primeira vez que for executada a integração com o eContador, as Empresas que estiverem como “Desligadas” não serão integradas e na coluna, Integração, a mesma ira aparecer como “Desligada”. 
    • Antes de clicar no botão “Integrar” , certifique se que a PROEMP esta correta e as Empresas são as  que realmente deseja  Integrar.


    Após a integração clicar no botão “Integrar”, será realizada a conexão com o Portal eContador e sendo concluído o processo de integração, será exibida a mensagem:


    -E as Empresas serão exibidas na coluna Integração,  com o status Integrado”.




    • Visualizando as Empresas Integradas no eContador

    -Após ter integrado as empresas, você pode conferir a integração feita no portal eContador.

    Importante

    No portal eContador o tamanho dos campos é diferente do tamanho dos campos no Cadastro de Empresas no GAP.

    Sendo assim, após visualizar as empresas no portal, caso seja necessário, edite o registro para personalizar campos como por exemplo:

    Campo

    Tamanho no GAP

    Tamanho no eContador

    Razão Social da Empresa

    60

    50

    Inscrição Estadual

    20

    16

    Inscrição Municipal

    20

    16

    Endereço

    70

    50

    Bairro

    30

    20

    Atividade

    100

    30



    • Integrando Usuários

    -Como informado inicialmente, é possível integrar também os Usuários cadastrados no Prosoft para o Portal eContador.



    -Para integrar Usuários não é necessário selecionar PROEMP, veja:




    -Pode selecionar todos os “Usuários” para serem integrados, ou selecionar o que deseja, para isso, clique no campo “Integrar”.



    • Visualizando os Usuários Integrados no eContador

    -Após ter integrado os usuários, você pode conferir a integração feita no portal eContador.


    Importante

    -Após integrar os Usuários (status “Integrado”), para isso:

    • Acesse o Portal eContador

    • Selecione o menu “Usuários”

    • Clique no botão “Editar”


    • Ative os usuários integrados, clicando na opção “Ativo

    • Passe por todas as abas
    • Clique em seguida em “Salvar”



     


    • Consultar LOGs de Integração

    -A opção “LOGs de Integração” possibilita consultar os retornos de logs (registros) das integrações realizadas.



    -Selecionando “Logs de Integração”, do lado direito da tela serão visualizados todos os registros de integrações e das tentativas de integrações que foram realizados.



    -É possível filtrar esses registros para facilitar a consulta.






    Outros meios de obter suporte