EC1 - eContador - Integração de Empresas e Usuários com o Portal
Sumário
Sistema: Gerenciador de Aplicativos Prosoft (GAP)
Contexto: Este artigo orienta nossos usuários no processo de Integração de Empresas e de Usuários do GAP com o portal eContador.
Informações Adicionais: Não se aplica.
Resolução
É possível integrar as Empresas e os Usuários do GAP com o portal eContador para a partir desta integração, gerar documentos como a CND.
Portal eContador
O portal eContador é acessado através menu “Soluções Prosoft” no GAP.
Ao executar esta opção do menu, será carregado o portal eContador.
Também é possível acessar o portal eContador no browser de sua preferência utilizando o link https://econtador.alterdata.com.br/
Importante
Para realizar a integração de Empresas e Usuários do GAP para o eContador, após a aquisição do acesso ao eContador, o usuário responsável deverá cadastre o usuário MasterFull no portal.
Feito isso, você poderá seguir com a integração, conforme as orientações a seguir.
Integração eContador
Em Parâmetros Gerais, execute a rotina “Integração eContador”.
Esta é a rotina que viabilizará a integração de Empresas e Usuários com o portal eContador.
Ao executá-la, será possível integrar as “Empresas” de uma determinada pasta de trabalho (ProEmp), os “Usuários” cadastrados no GGU (Gerenciamento de Grupos e Usuários) e consultar os Logs das integrações realizadas.
Importante
Uma vez realizada a integração das empresas e dos usuários, somente será necessário executar esta rotina novamente no caso de ter inclusão de novas empresas e/ou usuários, pois, alterando qualquer campo nos cadastros de Empresas e/ou Usuários que já estejam integrados no eContador, estas alterações serão integradas automaticamente.
Integrando Empresas
Ao executar a rotina, no menu vertical “Integrações”, selecione a opção “Empresas”.
Do lado direito da tela selecione a pasta de trabalho, Proemp, de onde as empresas serão obtidas para integração com o eContador.
Após selecionar a ProEmp, selecione um filtro para pesquisa para que as empresas cadastradas sejam carregadas na grade.
As empresas serão exibidas para integração com o portal eContador, e na coluna “Integração”, será exibido o status “Integrar”.
As empresas que desejar integrar para o portal eContador devem ser marcadas.
É possível selecionar as empresas individualmente ou selecionar todas utilizando o botão direito do mouse, selecionando todas e marcando em seguida.
Se marcou indevidamente uma empresa, clique e desmarque a empresa. Se selecionou indevidamente todas as empresas e as marcou, refaça o processo selecionando todas as empresas e em seguida clique em desmarcar.
Após confirmar as empresas que devem ser integradas, clique no botão “Integrar”.
Observação: Na primeira vez que for executada a integração com o eContador, as empresas que já estiverem como “Desligadas” não serão integradas e você verá que o status dessas empresas estará como “Desligada”.
Porque as empresas desligadas não serão integradas na primeira integração?
Por que no eContador são mantidas apenas as empresas “Ativas”.
Importante: Só acione o botão “Integrar” se tiver absoluta certeza de que é desta Proemp que você deseja integrar as empresas, pois, após integrar as empresas, não será possível selecionar outra ProEmp para integração e não há como reverter o processo.
Após a integração...
Após acionar o botão “Integrar”, será realizada a conexão com o portal eContador e sendo concluído o processo de integração, será exibida a mensagem:
E as empresas integradas serão exibidas na grade com o status “Integrado”.
Atraso na Integração
É possível que haja um atraso (delay) de integração e isso é normal em se tratando de conexão web, então na grade você visualizará o status “Aguardando Integração”.
Tão logo as empresas sejam integradas, o status será exibido como “Integrado” como visualizado na imagem anterior.
Erro no Processo de Integração
Caso ocorra algum erro na integração, você visualizará o status “Integrar" (falha na integração).
Neste caso, aguarde e acione o botão “Integrar” novamente em outro momento.
Visualizando as Empresas Integradas no eContador
Após ter integrado as empresas, você pode conferir a integração feita no portal eContador.
Importante
No portal eContador o tamanho dos campos é diferente do tamanho dos campos no Cadastro de Empresas no GAP.
Sendo assim, após visualizar as empresas no portal, caso seja necessário, edite o registro para personalizar campos como por exemplo:
Campo | Tamanho no GAP | Tamanho no eContador |
Razão Social da Empresa | 60 | 50 |
Inscrição Estadual | 20 | 16 |
Inscrição Municipal | 20 | 16 |
Endereço | 70 | 50 |
Bairro | 30 | 20 |
Atividade | 100 | 30 |
Integrando Usuários
Como informado inicialmente, é possível integrar também os Usuários cadastrados no GAP para o eContador.
O processo de integração é o mesmo, a única diferença entre integrar empresas e usuários está na seleção da Proemp (pasta de trabalho).
Para integrar usuários não é necessário selecionar Proemp, observe:
Se desejar que algum usuário selecionado não seja integrado, clique e desmarque o usuário.
Após confirmar os usuários que devem ser integrados, clique no botão “Integrar”.
Visualizando os Usuários Integrados no eContador
Após ter integrado os usuários, você pode conferir a integração feita no portal eContador.
Importante
Após integrar os Usuários (status “Integrado”), para isso:
Acesse o portal eContador
Selecione o menu “Usuários”
Clique no botão “Editar”
Ative os usuários integrados, clicando na opção “Ativo”
Clique em seguida em “Salvar”
Consultar LOGs de Integração
A opção “LOGs de Integração” possibilita consultar os retornos de logs (registros) das integrações realizadas.
Selecionando “Logs de Integração”, do lado direito da tela serão visualizados todos os registros de integrações e das tentativas de integrações que foram realizados.
É possível filtrar esses registros para facilitar a consulta.