C838 - SPED ECF - Geração: Matriz e Filial

    Sumário

    Sistema: Gerenciador de Aplicativos Prosoft (GAP)

    Contexto: Este artigo tem como objetivo orientar o usuário na geração do arquivo SPED ECF Consolidado, os procedimentos para a Consolidação do Movimento e a Geração do Arquivo TXT.

    Informações Adicionais: Para que seja gerado corretamente o SPED ECF de empresa Matriz e Filial(s) o sistema verifica algumas informações de compatibilidade entre a Matriz e a Filial(s).

    Mesmo que a filial não possua movimento é necessário que seja executado a consolidação do movimento da Matriz e da Filial(s) na rotina Consolidação de Movimento para que seja criado os arquivos consolidados.

    Resolução

    Consolidação do Movimento – Versão 4:

    1- Acesse: Contábil> Contabilidade> Rotinas Auxiliares> Consolidação do Movimento – Versão 4.

    2- Por meio dessa rotina, os movimentos serão consolidados. Para isso, indique a forma de consolidação na rotina:

    Saldos Analiticos/Sintéticos: É consolidado os saldos da Matriz com suas respectivas Filiais.

    Razão: Se deseja consolidar o Razão (Lançamentos) da Matriz com suas respectivas Filiais.

    Conta: De / Até: Caso o usuário queira filtrar um determinado intervalo de contas que deseja consolidar, deverá informar a conta inicial e final nos campos correspondentes. Caso opte pela consolidação de todas as contas que possuem movimento, os campos poderão ser deixados em branco, assim o sistema irá processar todas as contas encontradas com saldos.

    Período: De / Até: Caso o usuário queira consolidar apenas determinado período, deverá informar a data inicial e final, dentro do exercício configurado na rotina. Caso opte pela consolidação de todo o período, os campos poderão ser deixados em branco, assim o sistema processa todo o período em que houve movimentação nas empresas.

    Defina os parâmetros e clique em Iniciar.

    mceclip1.png









    SPED ECF:

    1- Acesse: Contábil> Contabilidade> Guias e Arquivos Magnéticos> SPED> SPED ECF

    2- A primeira vez que acessar a rotina e informar o código da Matriz é apresentado o quadro abaixo, demonstrando as informações que serão verificadas para que o sistema realize a validação da Matriz com a(s) Filial(s).

    3- Para iniciar a validação da Matriz com a(s) Filial(s), selecione a opção Clique Aqui.

    4- As verificações seguintes é se há alguma incompatibilidade de informações cadastrais, caso encontre é apresentado um relatório demonstrando a informação inconsistente para que as mesmas possam ser ajustadas para que a validação da matriz e da filial(s) seja realizada.

    5- É apresentada a mensagem: "Validação Inicial executada com sucesso".

    6- Após o ajuste necessário, acesse novamente a rotina e selecione o campo Filiais, para uma nova validação.

    A opção Consolidada é habilitada.




    Outros meios de obter suporte