C744-Reclassificação de Movimento
Sumário
Sistema: Gerenciador de Aplicativos Prosoft (GAP)
Contexto: Este artigo tem como objetivo orientar o usuário em como realizar a Reclassificação de Movimento, incluindo os tipos de reclassificação e as parametrizações.
Informações Adicionais: Não se aplica.
Resolução
Reclassificação do Movimento:
1- Acesse: Contábil > Contabilidade > Rotinas Auxiliares > Reclassificação do Movimento
Por meio da opção Saldos, essa rotina tem a finalidade de alterar no arquivo de lançamentos, as nomenclaturas e classificadores das contas contábeis que foram modificadas no Cadastro do Plano de Contas. Também permite que os códigos de acesso, terceiros e c/custos constantes possam ser substituídos por códigos novos, no botão Lançamentos.
- Saldos: Essa opção atualiza todos os lançamentos e saldos correspondentes das contas contábeis que tiveram sua nomenclatura e/ou classificador modificados no plano de contas, sendo que, ao final do processamento, é apresentado um resumo com o total geral de modificações efetuadas.
2- Clique em Saldos e confirme a execução.
- Lançamentos: Essa opção consiste em transferir para um período determinado, o movimento de um código de acesso, terceiros e/ou c/custos dos lançamentos já digitados para outra conta desejada, devendo responder aos parâmetros solicitados.
Transferência de Lançamentos Individual:
- Período: Informe nos campos Do Mês: e Até o Mês, o período inicial e final em que os lançamentos devem ser reclassificados.
- Contas: Informe nos campos De: e Para:, o código de acesso atual (gravado no arquivo de lançamentos) e o novo código (que deverá substituir o atual). Em seguida, clique no botão OK, por meio deste processo o código inserido é apresentado em uma lista, conforme ilustrado abaixo:
Importante: Não pode ser utilizado códigos de acesso que não estejam cadastrados ou que não permitam receber lançamentos. Não será aceito códigos de acesso que façam referência obrigatória ao c/custos (seja rateio ou apropriação) e / ou a terceiros.
Terceiros: Informe nos campos De: e Para, o código do terceiro atual (gravado no arquivo de lançamentos) e o novo código (que deve substituir o atual). Em seguida, clique no botão Ok, por meio deste processo o código inserido é apresentado na lista correspondente.
Centro de Custo: Informe nos campos De: e Para, o código do c/custo atual (gravado no arquivo de lançamentos) e o novo código (que deve substituir o atual). Em seguida, clique no botão Ok, por meio deste processo o código inserido é apresentado na lista correspondente.
Transferência de Lançamentos Composto Terceiro:
Ao habilitar essa opção, é disponibilizado mais quatro formas de reclassificação, que possuem a finalidade de limitar ainda mais a mesma, uma vez que por meio dela, é possível modificar os lançamentos com vínculo à terceiros ou ao c/custos.
Conta + Terceiros: Informe nos campos De: e Para:, os códigos atuais de acesso e de terceiros vinculados (gravados no arquivo de lançamentos) e os novos códigos (que devem substituir os atuais). Em seguida, clique no botão Ok, por meio deste processo o código inserido é apresentado na lista correspondente.
Exemplo: A conta de acesso 10011 apresenta lançamentos com terceiros, porém não deveria ser apresentado nenhum terceiro.
No preenchimento composto, são informadas as contas de 10011 + 000009 Para 10011, onde todos os lançamentos da conta 10011 com terceiros serão transferidos para a conta 10011 sem terceiro.
Nesse tipo de reclassificação, são consistidas nas seguintes contas contábeis:
- Sem referência a terceiros: Nesse caso, o campo terceiro deve ser deixado em branco.
- Com referência opcional a terceiros: O campo terceiro tanto pode ser preenchido com um código válido, como ser deixado em branco.
- Com referência obrigatória a terceiros: O campo terceiro deve ser preenchido obrigatoriamente com um código válido.
Transferência de Lançamentos Composto Centro de Custo:
Conta + Centro de Custo: Informe nos campos De: e Para:, os códigos atuais de acesso e de c/custos vinculados (gravados no arquivo de lançamentos) e os novos códigos (que devem substituir os atuais). Em seguida, clique no botão Ok, por meio do qual passam a ser apresentados na lista correspondente.
Nesse tipo de reclassificação, são consistidas nas seguintes contas contábeis:
- Sem referência ao c/custos: Nesse caso, o campo C/Custo deve ser deixado em branco.
- Com referência opcional ao c/custos: O campo C/Custo tanto pode ser preenchido com um código válido e que permita a inclusão de valores, como ser deixado em branco.
- Com referência obrigatória ao c/custos: O campo C/Custo deve ser preenchido obrigatoriamente com um código válido e que permita a inclusão de valores.
- Com Rateio: O campo C/Custo é preenchido automaticamente pelo programa com a descrição RAT.
Transferência de Lançamentos Composto Conta + Terceiro + Centro de Custo:
Conta + Terceiros+ Centro de Custo: Informe nos campos De: e Para:, os códigos atuais de acesso, terceiros e de c/custos vinculados (gravados no arquivo de lançamentos) e os novos códigos (que devem substituir os atuais). Em seguida, clique no botão Ok, por meio do qual passam a ser apresentados na lista correspondente.
- Sem referência a terceiros: Nesse caso, o campo terceiro deve ser deixado em branco.
- Com referência opcional a terceiros: O campo terceiro tanto pode ser preenchido com um código válido, como ser deixado em branco.
- Sem referência ao c/custos: Nesse caso, o campo C/Custo deve ser deixado em branco.
- Com referência opcional ao c/custos: O campo C/Custo tanto pode ser preenchido com um código válido e que permita a inclusão de valores, como ser deixado em branco.
Transferir Saldo Inicial: A finalidade dessa opção é efetuar a transferência apenas dos saldos iniciais das contas contábeis.