C68-Integração de Impostos - Pis e Cofins


    Resolução

    Importante: A integração do PIS e do COFINS com o tipo de valor Imposto não é efetuada na integração On-Line.

    1- Acesse: Parâmetros Gerais > Cadastros > Cadastro de Empresas

    2- O Plano de Contas deve ser informado com o início de vigência e será utilizado para criação dos Códigos de Lançamento de Integração (CLI).


    - Indicadores – Integração: Habilite a opção Sim, caso contrário indica que a empresa não efetua nenhum tipo de integração.


    3- Acesse: Contábil > Contabilidade > Integração > Tabelas > Lançamentos para Integração

    É através dessa rotina que são definidos quais os valores devem ser integrados e de que forma os lançamentos contábeis serão compostos.

    4- Ao acessar a rotina, informe o plano de contas da empresa e o sistema Livros Fiscais e clique em Processar.


    5- Para iniciar a criação dos Códigos de Lançamento de Integração (CLI) é necessário acionar o botão Novo, para que a tela a seguir seja apresentada.


    6- Nessa tela serão feitas as inclusões dos CLI´s, de acordo com a necessidade de cada empresa. Temos os seguintes campos:

    - Rotinas de Integração: 02 - Impostos: Por meio desta opção serão criados todos os CLI´s relacionados a todos os valores disponíveis referente aos impostos ICMS, IPI, PIS e COFINS.


    - Tipo: Deve ser selecionado o CFOP que será utilizado.


    - Classificador: campo livre. A definição de tais classificadores deverá ficar a critério do usuário, podendo ser utilizado o intervalo de 0000 a 9999.


    - Descrição: Deve ser informado um título para facilitar a identificação do CLI., sendo que o mesmo não exercerá nenhuma influência sobre a integração.


    - Valores: Por meio desse botão, é possível desmembrar os valores que compõem a nota fiscal, permitindo que cada um deles possa ser vinculado a um lançamento contábil, conforme critério de cada usuário. Após selecionar o tipo de valor, basta informar os códigos de acesso das contas contábeis devedoras e credoras, os c/custos correspondentes (se houver) e o histórico dos lançamentos.


    7- Acesse: Fiscal > Documentos Entradas e Saídas > Escrituração

    As notas fiscais devem ter informação referente aos produtos.


    8- Acesse: Fiscal > Apuração > Consulta da Apuração

    9- Na guia PIS/COFINS > Consulta PIS/COFINS, apure o valor referente ao período.


    10- Salve e encerre o período.


    11- Acesse: Fiscal > Rotinas Auxiliares > Bloqueio - Digitação de Notas

    12- Bloqueie o período.


    13- Acesse: Contábil > Contabilidade > Integração > Módulo Fiscal

    14- Os parâmetros podem ser cadastrados empresa por empresa ou geral para todas as empresas. Para parametrizar empresa por empresa, informe o Código da Empresa a ser parametrizada e os parâmetros de acordo com a necessidade. Para parametrizar utilizando o mesmo parâmetro para todas as empresas, estando no processo de Parâmetros, pressione Enter sobre o campo para informar o Código da Empresa que será apresentado na descrição Todas as Empresas.

    15- Os parâmetros devem ser informados na guia Parâmetros, conforme tela abaixo.


    16- Informe na guia PIS/COFINS, os CLIs cadastrados no item 5.


    17- Gere a integração.


    18- A Liberação serve apenas para consultar os lançamentos que foram gerados e estão aguardando a confirmação para integração, a qual deve ser realizada através da rotina Manutenção de Lançamentos de Integração. Deve-se informar o Mês/Ano do Movimento e a Empresa Inicial e Empresa Final, confirme a geração por meio de o botão Processar. Serão apresentados em tela os lançamentos, podendo ser visualizados em relatório, por meio de o botão Visualizar Relatório.


    19- Acesse: Contábil > Contabilidade > Integração > Manutenção de Lançamentos de Integração

    20- Após a integração ser efetuada, os lançamentos devem ser liberados para a contabilidade através da rotina Manutenção de Lançamentos de Integração.





    Outros meios de obter suporte