C543-Cadastro de uma nova conta no plano de contas
Sumário
Sistema: Gerenciador de Aplicativos Prosoft (GAP)
Contexto: Este artigo tem como objetivo orientar o usuário na criação de novas contas no Plano de Contas.
Informações Adicionais: Não se aplica.
Resolução
Cadastro de Empresas:
1- Acesse: Parâmetros Gerais > Cadastros > Cadastro de Empresas
2- Informe o código de acesso da empresa, clique na guia Contábil e verifique o código de acesso do Plano de contas.
Plano de Contas:
1- Acesse: Contábil > Contabilidade > Cadastro > Plano de Contas
2- Informe o código de acesso do plano no campo Plano Contas Número.
3- Ao acessar a guia Propriedades verifique se no campo Código de Acesso está selecionado Informado ou Automático onde:
Informado: O código deve ser informado pelo próprio usuário, no intervalo de 00001 a 99999, podendo ser utilizado aleatoriamente.
Automático: O código é fornecido automaticamente pelo programa, sempre em ordem crescente, iniciando de 00001.
Se o Código de Acesso estiver selecionado para ser Informado, verifique por meio do menu Opções o código de acesso que não foram utilizados, selecionando a opção Imprimir Cód. Acesso Livre.
4- Retorne para a guia Contas, clique no botão Novo e preencha os campos disponíveis na rotina:
- Código de Acesso: Esse é um campo obrigatório, onde deve-se informar o código reduzido da conta contábil, de acordo com seu critério. Se o plano nas propriedades for definido como automático, logo após aparecerá.
- Classificador: Esse é um campo obrigatório, onde deve-se informar o classificador da conta contábil, conforme máscara já definida nas propriedades.
- Nome da Conta: Também é um campo obrigatório, onde deve-se informar a descrição da conta contábil, a ser impressa nos relatórios.
5- Após o preenchimento do código de Acesso, Classificador e Nome da Conta, habite as opções no campo de Indicadores, sendo eles:
- Permite Lançamentos?: Não: Você não pode receber lançamentos da conta cadastrada; logo, trata-se de uma conta sintética, que apenas irá totalizar os saldos das contas analíticas.
- Sim, sem referência a terceiros: A conta cadastrada pode receber lançamentos, logo, trata-se de uma conta analítica. Porém, o Cadastro de Terceiros (mais detalhes, consulte tópico correspondente), não pode ser utilizado para a mesma no momento da digitação.
- Sim, com referência opcional a terceiros: A conta cadastrada pode receber lançamentos utilizando-se ou não do Cadastro de Terceiros (mais detalhes, consulte tópico correspondente) no momento da digitação.
- Sim, com referência obrigatória a terceiros: A conta cadastrada deve obrigatoriamente receber lançamentos utilizando-se do Cadastro de Terceiros (mais detalhes, consulte tópico correspondente) no momento da digitação.
- Periodicidade Mensal?: Ao ser executada a rotina para inclusão e/ou alteração de um código contábil, será visualizado o campo Periodicidade Mensal?.
Esta opção tem como objetivo facilitar a validação da base de dados na identificação de falta de lançamentos que são de periodicidade mensal.
Por padrão, as contas são identificadas como Não mensais, portanto, devem ser alteradas somente as contas que possuírem lançamentos mensais para Sim.
- Sujeita a Correção?: Não: Todas as contas incluídas devem possuir este indicador, como atualmente o cálculo da correção monetária está extinto.
- Sim, sem ajuste de valores: Campo disponível para futuras implementações.
- Sim, com ajuste de valores: Campo disponível para futuras implementações.
- Redutora?: Todos os grupos contábeis possuem uma natureza que pode ser devedora ou credora.
Existem contas cujos saldos serão sempre contrários à essa natureza, como, por exemplo, a conta de Prejuízos Acumulados, que pertence ao grupo Passivo (natureza credora) porém, seu saldo será sempre devedor.
Contas como essa devem ter esse indicador gravado como Sim, possibilitando que na emissão dos relatórios, os saldos dos grupos correspondentes possam ser totalizados corretamente.
- Centro de Custo?: Existem no sistema duas formas de trabalhar com centros de custos:
Apropriação: Trata-se do valor contábil real expresso em termo monetário. Com esse valor exato serão escriturados e apropriados os centros de custos, de acordo com o código informado durante a digitação dos lançamentos.
Rateio: Trata-se de qualquer valor contábil expresso em termo monetário, distribuído proporcionalmente nos percentuais definidos para cada centro de custo. Essa distribuição efetua-se automaticamente pelo programa, confira:
- Sim, com apropriação opcional: A conta cadastrada poderá ou não ser detalhada por c/custo com apropriação, à escolha. Nesse caso, a informação solicitada no campo C/Custo, durante a digitação do lançamento, é opcional.
- Sim, com rateio: A conta cadastrada deve ser detalhada por c/custo com rateio. Nesse caso, o campo C/Custo não é solicitado durante a digitação do lançamento, pois a distribuição dos percentuais para cada c/custo é efetuada internamente pelo programa.
- Sim, com apropriação obrigatória: A conta cadastrada deve ser detalhada por c/custo com apropriação. Nesse caso, a informação solicitada no campo C/Custo, durante a digitação do lançamento, é obrigatória.
- Taxa de Conversão Outra Moeda: O Sistema dispõe de um programa cuja finalidade é efetuar a conversão dos saldos das contas contábeis apurados em Reais para outra moeda, conforme a necessidade da empresa (mais detalhes, consulte tópico correspondente).
Para que tal conversão seja executada com sucesso, é necessário parametrizar no plano quais são as contas que devem ser convertidas e qual taxa de conversão a ser utilizada, conforme discriminado: - Não converte: O saldo da conta cadastrada não deve ser convertido; Abertura de balanço: os lançamentos da conta cadastrada devem ser convertidos pela taxa da moeda gravada no programa PRG020500 – Tabela de Outras Moedas (mais detalhes, consulte tópico correspondente), no primeiro dia do mês de janeiro.
- Mensal: Os lançamentos da conta cadastrada devem ser convertidos pela taxa da moeda gravada no programa PRG020500 – Tabela de Outras Moedas (mais detalhes, consulte tópico correspondente), no primeiro dia do mês que está sendo processado.
- Histórica (diária): Os lançamentos da conta cadastrada devem ser convertidos pela taxa da moeda gravada no programa PRG020500 – Tabela de Outras Moedas (mais detalhes, consulte tópico correspondente), no dia referente ao mês que está sendo processado.
- Média do mês: Os lançamentos da conta cadastrada devem ser convertidos pela taxa da moeda gravada no programa PRG020500 – Tabela de Outras Moedas (mais detalhes, consulte tópico correspondente), no campo Valor Médio do Mês.
- Encerramento: O saldo da conta cadastrada deve ser convertido pela taxa da moeda gravada no programa PRG020500 – Tabela de Outras Moedas (mais detalhes, consulte tópico correspondente), conforme o último dia do período final solicitado. Exemplo: Caso a conversão tenha sido solicitada até o mês de dezembro de determinado exercício, a taxa de conversão utilizada será a do dia 31/12.
- Conta Cabeça de Grupo: Campo disponível para futuras implementações. O saldo da conta cadastrada não é convertido.
- Objeto de Conciliação?: Esse indicador virá sugerido sempre como Sim, pois tem a finalidade de permitir que a conta cadastrada seja utilizada no programa CTB020900 – Conciliação Contábil (mais detalhes, consulte tópico correspondente), possibilitando a conciliação dos lançamentos digitados.