C45-Mutação do Patrimônio Líquido - DMPL


    Resolução

    Demonstrações DLPA/DMPL/DOAR 

    1- Acesse: Contábil > Contabilidade > Encerramento > Tabelas > Demonstrações DLPA/DMPL/DOAR

    2- Informe o número do plano de contas e o código da empresa.  Caso deseje criar parâmetros válidos para todas as empresas que utilizem o mesmo plano de contas, o código da empresa não deve ser informado.

    3- Selecione o Tipo “ Mutação do Patrimônio",

    4- No campo Relacionamento, selecione a Coluna, e a Linha com sua respectiva descrição. O Campo linha é correspondente a Nomenclatura da rotina Mutação do Patrimônio Líquido.


    Após ter selecionado a coluna e a linha, preencha os campos abaixo:

    Acesso: Informe o código de acesso da conta contábil cujo saldo deverá ser transportado.

    Tipo de Saldo: Selecione o Tipo de Saldo que deseja ser apresentado no Relatório, podendo ser: Saldo Inicial, Débito, Crédito e Saldo Final.

    Campos da rotina:

    Botão Excluir: Possui a finalidade de exclusão de todos os registros apresentados na grade. Para remover o relacionamento de uma conta contábil específica, selecione a conta no grid e clique em delete no teclado.

    Botão Imprimir: Possibilita a impressão da listagem (nos formatos gráficos ou matricial) por empresa.


    Encerramento do Exercício Social

    1- Acesse: Contábil > Contabilidade > Encerramento > Encerramento do Exercício Social

    Para realizar a importação dos valores na rotina da Mutação do Patrimônio Líquido, o período deve estar encerrado. Para maiores informações, acesse o artigo C44-Encerramento do Exercício Social.


    Mutação do Patrimônio Líquido

    1- Acesse: Contabilidade > Encerramento > Relatórios > Mutação do Patrimônio Líquido

    2- Realize a Importação dos Saldos. Para executar clique no Menu Opções > Importação de Saldos Contábeis, que possibilita a importação dos saldos provenientes da contabilidade.

    Caso o usuário não queira importar os valores, clique no botão “Incluir” na barra de ferramentas para registrar os saldos.


    Opções da Rotina: 


    Valor Consolidado: Essa opção deve ser utilizada somente pela empresa - matriz que possuir filiais vinculadas no Cadastro de Empresas, cujos saldos tenham sido consolidados através do programa Consolidação de Movimentos. Ao habilitá-la, os lançamentos da matriz serão importados acumulados com os das respectivas filiais.

    Zerar Saldo Inicial dos Grupos: Essa opção deve ser utilizada no caso da importação não ser efetuada anualmente. Ao habilitá-la, serão disponibilizados seis campos para que sejam informados os grupos cujos saldos iniciais das contas correspondentes devem ser zerados.

    Período para Importação: Deve ser informado o período a ser considerado para a importação.


    Emissão da Listagem para consulta dos valores importados:

    Após gravar os valores, é possível visualizar, imprimir ou gerar arquivo texto da Demonstração.


    Campos da rotina: 

    Período de Apuração: Os campos Ano I e Ano II para a emissão do relatório comparativo são opcionais, mas se forem preenchidos podem ser aleatórios (por exemplo 2020 e 2021) e os exercícios devem ser diferentes. 

    Observação: Se os campos não forem preenchidos, o programa irá emitir o relatório conforme o exercício configurado (F3).

    Mês: Informe o mês inicial e final em que a demonstração deve ser impressa. Caso esteja em branco o sistema automaticamente emite de 01 a 12.

    Ao emitir o relatório, se a quantidade de linhas ultrapassar o limite, as informações serão apresentadas na próxima folha.

    Botão Parâmetros: Por meio deste botão é possível alterar a Razão Social sem abreviatura, efetuar o registro dos Livros Contábeis no campo Sigla do Órgão, como por exemplo: a Junta Comercial do Estado, que fornece o NIRE (Número de Identificação no Registro da Empresa), Ordem dos Advogados do Brasil - OAB.

    Altera Títulos: Permite a alteração e gravação dos títulos correspondentes ao Capital Realizado Atualizado, as Reservas de Capital e as Reservas de Reavaliação, de acordo com a necessidade específica de cada empresa, essa alteração é válida apenas para a impressão do relatório.



    Numerar folhas a partir de: Deve ser informado o número da folha inicial, caso esteja seguindo uma sequência de páginas para encadernação. O programa sempre sugere o número 00001.

    Data da Emissão: Informe a data de emissão a ser apresentada no relatório. O programa sempre sugere a data atual (conforme configuração da máquina).

    Título do Relatório: É impresso o relatório de acordo com o informado no título.

    Não imprimir linhas com saldo zero: quando habilitada serão demonstradas no relatório apenas as linhas com saldos diferentes de 0,00. 

    Diminuir Tamanho de Fonte (Movimento com valores em Bilhões): o sistema diminui o tamanho da fonte devido ao valor extenso.

    Imprimir NIRE no cabeçalho: Ao habilitá-la, é impresso no cabeçalho dos relatórios, o número de registro da empresa na Junta Comercial, cartório ou Ordem do Advogados, conforme informação cadastrada na guia Geral, campo Registro - Número do Cadastro de Empresas.

    Imprimir Notas Explicativas: É efetuada a busca da nota gravada para a opção DFC ou DVA, conforme modelo de relatório selecionado do Cadastro de Notas Explicativas.

    Imprimir Termos de Reconhecimento: Ao marcar essa opção é impresso o termo de reconhecimento com as informações do contador e o representante da empresa.

    Assinatura: É possível optar por imprimir as assinaturas de Contador e Sócios ou Contador e Representante ou Sem Assinatura.

    Gerar assinatura(s) digitalizada(s): É gerada a imagem digitalizada da assinatura dos sócios ou representante, de acordo com tipo de assinatura que foi solicitada.

    Imprimir Termo de Responsabilidade: Parâmetro para emissão do termo de responsabilidade conforme legislação.






    Outros meios de obter suporte