C45-Mutação do Patrimônio Líquido - DMPL
Resolução
Demonstrações DLPA/DMPL/DOAR
1- Acesse: Contábil > Contabilidade > Encerramento > Tabelas > Demonstrações DLPA/DMPL/DOAR
2- Informe o número do plano de contas e o código da empresa. Caso deseje criar parâmetros válidos para todas as empresas que utilizem o mesmo plano de contas, o código da empresa não deve ser informado.
3- Selecione o Tipo “ Mutação do Patrimônio",
4- No campo Relacionamento, selecione a Coluna, e a Linha com sua respectiva descrição. O Campo linha é correspondente a Nomenclatura da rotina Mutação do Patrimônio Líquido.
Após ter selecionado a coluna e a linha, preencha os campos abaixo:
Acesso: Informe o código de acesso da conta contábil cujo saldo deverá ser transportado.
Tipo de Saldo: Selecione o Tipo de Saldo que deseja ser apresentado no Relatório, podendo ser: Saldo Inicial, Débito, Crédito e Saldo Final.
Campos da rotina:
Botão Excluir: Possui a finalidade de exclusão de todos os registros apresentados na grade. Para remover o relacionamento de uma conta contábil específica, selecione a conta no grid e clique em delete no teclado.
Botão Imprimir: Possibilita a impressão da listagem (nos formatos gráficos ou matricial) por empresa.
Encerramento do Exercício Social
1- Acesse: Contábil > Contabilidade > Encerramento > Encerramento do Exercício Social
Para realizar a importação dos valores na rotina da Mutação do Patrimônio Líquido, o período deve estar encerrado. Para maiores informações, acesse o artigo C44-Encerramento do Exercício Social.
Mutação do Patrimônio Líquido
1- Acesse: Contabilidade > Encerramento > Relatórios > Mutação do Patrimônio Líquido
2- Realize a Importação dos Saldos. Para executar clique no Menu Opções > Importação de Saldos Contábeis, que possibilita a importação dos saldos provenientes da contabilidade.
Caso o usuário não queira importar os valores, clique no botão “Incluir” na barra de ferramentas para registrar os saldos.
Opções da Rotina:
Valor Consolidado: Essa opção deve ser utilizada somente pela empresa - matriz que possuir filiais vinculadas no Cadastro de Empresas, cujos saldos tenham sido consolidados através do programa Consolidação de Movimentos. Ao habilitá-la, os lançamentos da matriz serão importados acumulados com os das respectivas filiais.
Zerar Saldo Inicial dos Grupos: Essa opção deve ser utilizada no caso da importação não ser efetuada anualmente. Ao habilitá-la, serão disponibilizados seis campos para que sejam informados os grupos cujos saldos iniciais das contas correspondentes devem ser zerados.
Período para Importação: Deve ser informado o período a ser considerado para a importação.
Emissão da Listagem para consulta dos valores importados:
Após gravar os valores, é possível visualizar, imprimir ou gerar arquivo texto da Demonstração.
Campos da rotina:
Período de Apuração: Os campos Ano I e Ano II para a emissão do relatório comparativo são opcionais, mas se forem preenchidos podem ser aleatórios (por exemplo 2020 e 2021) e os exercícios devem ser diferentes.
Observação: Se os campos não forem preenchidos, o programa irá emitir o relatório conforme o exercício configurado (F3).
Mês: Informe o mês inicial e final em que a demonstração deve ser impressa. Caso esteja em branco o sistema automaticamente emite de 01 a 12.
Ao emitir o relatório, se a quantidade de linhas ultrapassar o limite, as informações serão apresentadas na próxima folha.
Botão Parâmetros: Por meio deste botão é possível alterar a Razão Social sem abreviatura, efetuar o registro dos Livros Contábeis no campo Sigla do Órgão, como por exemplo: a Junta Comercial do Estado, que fornece o NIRE (Número de Identificação no Registro da Empresa), Ordem dos Advogados do Brasil - OAB.
Altera Títulos: Permite a alteração e gravação dos títulos correspondentes ao Capital Realizado Atualizado, as Reservas de Capital e as Reservas de Reavaliação, de acordo com a necessidade específica de cada empresa, essa alteração é válida apenas para a impressão do relatório.
Numerar folhas a partir de: Deve ser informado o número da folha inicial, caso esteja seguindo uma sequência de páginas para encadernação. O programa sempre sugere o número 00001.
Data da Emissão: Informe a data de emissão a ser apresentada no relatório. O programa sempre sugere a data atual (conforme configuração da máquina).
Título do Relatório: É impresso o relatório de acordo com o informado no título.
Não imprimir linhas com saldo zero: quando habilitada serão demonstradas no relatório apenas as linhas com saldos diferentes de 0,00.
Diminuir Tamanho de Fonte (Movimento com valores em Bilhões): o sistema diminui o tamanho da fonte devido ao valor extenso.
Imprimir NIRE no cabeçalho: Ao habilitá-la, é impresso no cabeçalho dos relatórios, o número de registro da empresa na Junta Comercial, cartório ou Ordem do Advogados, conforme informação cadastrada na guia Geral, campo Registro - Número do Cadastro de Empresas.
Imprimir Notas Explicativas: É efetuada a busca da nota gravada para a opção DFC ou DVA, conforme modelo de relatório selecionado do Cadastro de Notas Explicativas.
Imprimir Termos de Reconhecimento: Ao marcar essa opção é impresso o termo de reconhecimento com as informações do contador e o representante da empresa.
Assinatura: É possível optar por imprimir as assinaturas de Contador e Sócios ou Contador e Representante ou Sem Assinatura.
Gerar assinatura(s) digitalizada(s): É gerada a imagem digitalizada da assinatura dos sócios ou representante, de acordo com tipo de assinatura que foi solicitada.
Imprimir Termo de Responsabilidade: Parâmetro para emissão do termo de responsabilidade conforme legislação.