C39 - Plano SPED ECF - Criação do Plano

    Resolução

    Plano Sped ECF:

    1- Acesse: Contábil > Contabilidade > Guias e arquivos magnéticos > SPED > Plano Sped ECF

    2- Ao acessar a rotina, a seguinte tela será apresentada, onde será possível selecionar:

    - Plano de Contas

    - Lalur

    3- Informe o tipo de relacionamento, o número do plano de contas, o regime de tributação, em seguida, clique no botão Ok. Desta forma, o sistema apresenta a tela de relacionamento.

    Botões:

    - Sincronizar: Efetua a sincronização ente o Plano de Contas Contábil e o Plano Referencial do SPED ECF.

    - Imprimir: Efetua a cópia do relacionamento efetuado para as empresas que utilizem o mesmo Plano de Contas Contábil.

    - Copiar Tabela: Permite a impressão dos relatórios:

    • Contas com Relacionamento

    • Contas sem Relacionamento

    • Plano SPED ECF

    • Inconsistências

    • Layout de Importação

    - Atualizar Tabela: Utilize esse botão para atualizar a tabela conforme Plano da RFB.

    - Selecionar Novo Plano: Utilize um esse botão para buscar um novo plano para análise.

    - Excluir todos os registros: Este botão será responsável por apagar todos os registros de relacionamentos de contas contábeis com as contas dos Planos Referenciais do  SPED ECF que tenham sido feitos. Ao ser acionado, exibirá a seguinte mensagem: "Confirma a exclusão de todos os registros?". Caso seja selecionado Sim,  todos os registros da base de contas relacionadas aos Planos do SPED ECF deverão ser apagados. Se quiser excluir apenas uma conta, este procedimento deve ser efetuado utilizando o próprio grid.


    Relacionamento:

    Após selecionar o Plano de Contas e/ou a empresa, o regime de tributação e a qualificação desejados, as grades serão apresentadas com os Planos de Contas.


    Recursos para Relacionar Contas:

    Para relacionar as contas entre os planos, é possível utilizar o mouse para selecionar e arrastar a seleção realizada para relacionamento, ou o teclado e o mouse para selecionar e realizar o relacionamento de contas.


    Procedimento para Relacionar Contas:

    É possível relacionar contas individualmente, selecionando conta por conta, ou diversas contas por vez. Há quatro tipos de seleção das contas para o relacionamento, sendo:

    1- Para relacionar uma conta, selecione-a na grade Plano de Contas ou LALUR desejada e clique sobre a conta correspondente na grade Plano SPED (RFB).

    2- Clique sobre a conta na grade Plano de Contas ou LALUR e arraste sobre a conta desejada na grade Plano SPED ECF (RFB). Diferentemente da rotina Plano Referencial, é possível relacionar todas as contas do Plano de Contas, todas as contas LALUR ou tantas contas que desejar, e somente ao final clique no botão Relacionar para finalizar o processo e gravar os relacionamentos criados.

    3- Clique sobre a conta da grade Plano de Contas ou LALUR desejada, tecle Ctrl, em seu teclado, e a mantenha pressionada. Em seguida, selecione a próxima conta desejada, repetindo este procedimento para todas as contas que desejar intercalar na seleção.

    4- Clique sobre a conta da grade no Plano de Contas ou LALUR desejada, tecle Shift, em seu teclado, e, em seguida, selecione a última conta desejada do intervalo da seleção. 

    Obs.: Não é possível vincular uma ou mais contas do Plano de Contas ou LALUR com uma conta sintética do Plano SPED ECF (RFB).


    Plano de Contas:

    1- Plano de Contas Contábil com Plano SPED ECF (RFB): Possibilita o relacionamento das contas do Plano de Contas da Empesa com o Plano de Contas que foi instituído pela RFB, sem a necessidade da empresa alterar seu próprio plano de contas para atender às exigências da RFB para o SPEF ECF ou ECD;

    Você pode efetuar o relacionamento de duas formas, utilizando o relacionamento para informar:


    2- Por Empresa: deverá ser informado o Plano de Contas, a Empresa, o Regime de Tributação e a Qualificação são carregados automaticamente. Com isso, o relacionamento será efetuado apenas para essa empresa. Porém, se existir a necessidade, essas informações podem ser copiadas para outras empresas.


    3- Plano referencial Geral/para todas as empresas que possuírem o mesmo regime de tributação no cadastro de empresas: Deve ser informado o Plano de Contas, o Regime de Tributação e a Qualificação. Com isso, É criado o relacionamento para todas as empresas que usam as mesmas informações parametrizadas.


    4- Após identificar o plano de contas e a empresa e informe o intervalo do classificador, as grades Plano de Contas Plano SPED ECF (RFB) serão preenchidas com os registros do Plano de Contas que foi selecionado.


    4- Para gravar a informação relacionada, após relacionar todas as informações desejadas, antes de sair da rotina acione a tecla Relacionar.


    LALUR:

    1- Livro LALUR com Plano SPED ECF (RFB): Possibilita o relacionamento das contas da Tabela de Contas do LALUR com as contas estabelecidas para o LALUR pela RFB.


    2- Deve ser informado a Empresa, onde o Regime de Tributação e a Qualificação serão carregados automaticamente de acordo com o Cadastro de Empresas. 


    Após identificar a empresa e o intervalo da conta, as grades Plano de Contas Plano SPED ECF (RFB) serão preenchidas com os registros da Empresa que foi selecionada.




    Outros meios de obter suporte