C22-Integração Duplicatas - Contas a Pagar e Receber

    Sumário

    Sistema: Gerenciador de Aplicativos Prosoft (GAP)

    Contexto: Neste artigo são demonstrados os procedimentos na baixa de Duplicatas a Receber/Pagar, as parametrizações, criação do C.L.I e as duplicatas baixadas na Contabilidade.

    Informações Adicionais: Não se aplica.

    Resolução

    Cadastro de Empresas 

    1- Acesse Parâmetros Gerais > Cadastros > Cadastro de Empresas

    2- Verificar se o Plano de Contas está devidamente informado no campo correspondente com o início de vigência.

    3- Nos indicadores a opção Integração, deve ser informado “Sim”.

    Lançamentos para Integração

    1- Acesse Contábil > Contabilidade > Integração > Tabelas > Lançamento para Integração

    2- É através dessa rotina que o usuário irá definir quais valores deverão ser integrados e de que forma os lançamentos contábeis serão compostos.

    3- Para definir os valores clique na opção Novo. 

    4- Selecione 08 - Cta. Pagar/Receber no campo Rotina de Integração.

    5- Preencha o Grupo, o classificador e a descrição.



    Na rotina de Integração são apresentados todos os tipos de integração disponível.

    Estão disponíveis os seguintes tipos de valores:

    Atenção!

    O tipo 02-Valor do Docto Digitado será utilizado apenas para a integração de documentos avulsos, digitados no próprio programa contas a pagar/receber.

    6- Após o preenchimento dos campos clique no botão Salvar.

    Para cada tipo de valor a integrar, deve ser criado um CLI.

    Os C.L.I´s. do Contas a Pagar/Receber devem seguir uma numeração de códigos, por exemplo:

    Por exemplo:

    Grupo 1000 a 2000 - refere-se as C.L.I´.s do Contas a Pagar
    Grupo 3000 a 4000 - refere-se as C.L.I´.s do Contas a Receber
     

    Encerramento de Período

    1- Acesse: Fiscal > Rotinas Auxiliares > Encerramento de Período

    Lembrando que o período do fiscal não poderá estar encerrado e bloqueado. É necessário a reabertura caso o período esteja fechado, basta informar o período que será reaberto.


    Bloqueio – Digitação de Notas

    1- Acesse Fiscal > Rotinas auxiliares > Bloqueio - Digitação de Notas

    O período deve ficar aberto para digitação.


    Contas a Pagar/Receber 

    1- Acesse Fiscal > Documentos de Entrada e Saída > Contas a Pagar/Receber

    Para integrar as duplicatas, o exercício de movimentação fiscal, deve ser igual ao exercício da movimentação contábil.

    2- Verificar os parâmetros do Contas a Pagar / Receber.

    3- Clique no botão “Pesquisar” para verificar se existe parâmetros cadastrados.

    4- Selecione a Data de Validade.

    • Contas a Pagar



    • Contas a Receber

    Opções de Parâmetros:

    • Data de Validade: Os parâmetros devem ter uma data de Início de Validade, dessa forma, é recomendável que exista um único parâmetro cadastrado para cada exercício e sua data seja sempre o primeiro dia do ano. Caso seja necessário a criação com outra data, o sistema respeitará as datas para composição dos lançamentos.

    • Fornecedor: Os parâmetros poderão ser criados por fornecedor, ou então, deixa-se em branco o campo e os parâmetros serão válidos para todos os fornecedores.


    Integração de Documento Digitado:

    • C.L.I Valor Devido: Caso tenha criado C.L.I para 02- Valor do Docto. Digitado na rotina Lançamentos de integração, o mesmo deverá ser informado nesse campo.

    • Complementa Histórico c/ nome do Fornecedor:  Habilitando essa opção, no histórico do lançamento contábil, será apresentado o nome do fornecedor conforme a Nota Fiscal escriturada.

    • Complementa Histórico c/ número do Documento: Habilitando essa opção, no campo Número do Documento do lançamento contábil, será apresentado o número da duplicata e no histórico será apresentado informação do campo No. Documento do agrupamento Fatura/Duplicata.


    Integração da Baixa de um Documento: 

    • C.L.I Valor Recebido:  Informar o C.L.I criado na tabela de lançamentos de Integração, opção 03 - Valor Pago / Recebido

    • C.L.I Valor Multa/Juros: Informar o C.L.I criado na tabela de lançamentos de Integração, opção 04- Valor Multa / Juros.

    • C.L.I Valor Desconto: Informar o C.L.I criado na tabela de lançamentos de Integração, opção 05- Descontos.

    • Complementa Histórico c/ nome do Fornecedor:  Habilitando essa opção, no histórico do lançamento contábil, será apresentado o nome do fornecedor conforme a Nota Fiscal escriturada.

    • Complementa Histórico c/ número do Documento: Habilitando essa opção, no campo Número do Documento do lançamento contábil, será apresentado o número da duplicata e no histórico será apresentado informação do campo No. Documento do agrupamento Fatura/Duplicata.


    Integração Contábil - Baixa em Lote - Opção utilizada para baixa em lote das Duplicatas 

    • C.L.I Valor Recebido: Informar o C.L.I criado na tabela de lançamentos de Integração, opção 03- Valor Pago / Recebido.

    • C.L.I Valor Multa/Juros: Informar o C.L.I criado na tabela de lançamentos de Integração, opção 04- Valor Multa / Juros.


    Tipo de Lançamento: 

    • Mensal: Habilitando essa opção, o sistema irá somar as baixas e gerar um único lançamento mensal. 

    • Diário:  Habilitando essa opção, o sistema irá somar as baixas e gerar um lançamento por dia. 

    • Por Documento:  Habilitando essa opção, a cada documento baixado será efetuado um lançamento contábil.

    • Complementa Histórico c/ nome do Fornecedor:  Ficará disponível para seleção somente se a opção Por Documento for selecionada. Habilitando essa opção, no histórico do lançamento contábil, será apresentado o nome do fornecedor conforme a Nota Fiscal escriturada.

    • Centraliza Empresa Filial em empresa Matriz: Ficará disponível para seleção somente se a opção Por Documento for selecionada; ao habilitar essa opção, as baixas das duplicatas serão feitas na empresa matriz.

    • Centraliza Terceiro Filial em Terceiro Matriz: Ficará disponível para seleção somente se a opção Por Documento for selecionada; ao habilitar essa opção, as baixas das duplicatas serão feitas no terceiro matriz.


    Baixa

    A forma que a Duplicata será baixada irá variar de acordo com o que cada usuário da rotina utilize, porém, os campos necessários para integração precisam estar preenchidos para que os lançamentos sejam integrados com sucesso.

    No campo Baixa, a opção Dt. Escrt. Lcto CTB irá determinar a data em que o lançamento será lançado na contabilidade.

    O Campo Lançamentos CTB trará as informações do lançamento contábil gerado.

    Acionando a pasta que fica ao lado de cada tipo de valor, é possível consultar o lançamento que foi gerado.


    Digitação dos Lançamentos


    1- Acesse Contábil > Contabilidade > Processamento > Digitação dos Lançamentos

    Ao realizar a consulta dos lançamentos gerados, é possível verificar que o sistema obedece aos parâmetros determinados pelo usuário.

    2- Informe a empresa e clique no botão alterar.

    Atenção!

    Considerações sobre o processo de Integração das Duplicatas:

    Independentemente do tipo de integração online ou offline das empresas, as notas que forem escrituradas “à vista” e possuírem os parâmetros de integração criados e informados nos parâmetros da rotina Contas a Pagar e Receber, a baixa da fatura (duplicata) será realizada automaticamente.

    Dessa forma, faz-se necessário a verificação da guia “Outras Informações” na escrituração a fim de informar se a nota será à vista ou à prazo.

    Se a condição da nota estiver como à prazo, deverá ser baixada a fatura (duplicata) diretamente na rotina Contas a Pagar e a Receber."


     





    Outros meios de obter suporte