C22-Integração Duplicatas - Contas a Pagar e Receber
Sumário
Sistema: Gerenciador de Aplicativos Prosoft (GAP)
Contexto: Neste artigo são demonstrados os procedimentos na baixa de Duplicatas a Receber/Pagar, as parametrizações, criação do C.L.I e as duplicatas baixadas na Contabilidade.
Informações Adicionais: Não se aplica.
Resolução
Cadastro de Empresas
1- Acesse Parâmetros Gerais > Cadastros > Cadastro de Empresas
2- Verificar se o Plano de Contas está devidamente informado no campo correspondente com o início de vigência.
3- Nos indicadores a opção Integração, deve ser informado “Sim”.
Lançamentos para Integração
1- Acesse Contábil > Contabilidade > Integração > Tabelas > Lançamento para Integração
2- É através dessa rotina que o usuário irá definir quais valores deverão ser integrados e de que forma os lançamentos contábeis serão compostos.
3- Para definir os valores clique na opção Novo.
4- Selecione 08 - Cta. Pagar/Receber no campo Rotina de Integração.
5- Preencha o Grupo, o classificador e a descrição.
Na rotina de Integração são apresentados todos os tipos de integração disponível.
Estão disponíveis os seguintes tipos de valores:
Atenção!
O tipo 02-Valor do Docto Digitado será utilizado apenas para a integração de documentos avulsos, digitados no próprio programa contas a pagar/receber.
6- Após o preenchimento dos campos clique no botão Salvar.
Para cada tipo de valor a integrar, deve ser criado um CLI.
Os C.L.I´s. do Contas a Pagar/Receber devem seguir uma numeração de códigos, por exemplo:
Por exemplo:
Grupo 1000 a 2000 - refere-se as C.L.I´.s do Contas a Pagar
Grupo 3000 a 4000 - refere-se as C.L.I´.s do Contas a Receber
Encerramento de Período
1- Acesse: Fiscal > Rotinas Auxiliares > Encerramento de Período
Lembrando que o período do fiscal não poderá estar encerrado e bloqueado. É necessário a reabertura caso o período esteja fechado, basta informar o período que será reaberto.
Bloqueio – Digitação de Notas
1- Acesse Fiscal > Rotinas auxiliares > Bloqueio - Digitação de Notas
O período deve ficar aberto para digitação.
Contas a Pagar/Receber
1- Acesse Fiscal > Documentos de Entrada e Saída > Contas a Pagar/Receber
Para integrar as duplicatas, o exercício de movimentação fiscal, deve ser igual ao exercício da movimentação contábil.
2- Verificar os parâmetros do Contas a Pagar / Receber.
3- Clique no botão “Pesquisar” para verificar se existe parâmetros cadastrados.
4- Selecione a Data de Validade.
Contas a Pagar
Contas a Receber
Opções de Parâmetros:
Data de Validade: Os parâmetros devem ter uma data de Início de Validade, dessa forma, é recomendável que exista um único parâmetro cadastrado para cada exercício e sua data seja sempre o primeiro dia do ano. Caso seja necessário a criação com outra data, o sistema respeitará as datas para composição dos lançamentos.
Fornecedor: Os parâmetros poderão ser criados por fornecedor, ou então, deixa-se em branco o campo e os parâmetros serão válidos para todos os fornecedores.
Integração de Documento Digitado:
C.L.I Valor Devido: Caso tenha criado C.L.I para 02- Valor do Docto. Digitado na rotina Lançamentos de integração, o mesmo deverá ser informado nesse campo.
Complementa Histórico c/ nome do Fornecedor: Habilitando essa opção, no histórico do lançamento contábil, será apresentado o nome do fornecedor conforme a Nota Fiscal escriturada.
Complementa Histórico c/ número do Documento: Habilitando essa opção, no campo Número do Documento do lançamento contábil, será apresentado o número da duplicata e no histórico será apresentado informação do campo No. Documento do agrupamento Fatura/Duplicata.
Integração da Baixa de um Documento:
C.L.I Valor Recebido: Informar o C.L.I criado na tabela de lançamentos de Integração, opção 03 - Valor Pago / Recebido.
C.L.I Valor Multa/Juros: Informar o C.L.I criado na tabela de lançamentos de Integração, opção 04- Valor Multa / Juros.
C.L.I Valor Desconto: Informar o C.L.I criado na tabela de lançamentos de Integração, opção 05- Descontos.
Complementa Histórico c/ nome do Fornecedor: Habilitando essa opção, no histórico do lançamento contábil, será apresentado o nome do fornecedor conforme a Nota Fiscal escriturada.
Complementa Histórico c/ número do Documento: Habilitando essa opção, no campo Número do Documento do lançamento contábil, será apresentado o número da duplicata e no histórico será apresentado informação do campo No. Documento do agrupamento Fatura/Duplicata.
Integração Contábil - Baixa em Lote - Opção utilizada para baixa em lote das Duplicatas
C.L.I Valor Recebido: Informar o C.L.I criado na tabela de lançamentos de Integração, opção 03- Valor Pago / Recebido.
C.L.I Valor Multa/Juros: Informar o C.L.I criado na tabela de lançamentos de Integração, opção 04- Valor Multa / Juros.
Tipo de Lançamento:
Mensal: Habilitando essa opção, o sistema irá somar as baixas e gerar um único lançamento mensal.
Diário: Habilitando essa opção, o sistema irá somar as baixas e gerar um lançamento por dia.
Por Documento: Habilitando essa opção, a cada documento baixado será efetuado um lançamento contábil.
Complementa Histórico c/ nome do Fornecedor: Ficará disponível para seleção somente se a opção Por Documento for selecionada. Habilitando essa opção, no histórico do lançamento contábil, será apresentado o nome do fornecedor conforme a Nota Fiscal escriturada.
Centraliza Empresa Filial em empresa Matriz: Ficará disponível para seleção somente se a opção Por Documento for selecionada; ao habilitar essa opção, as baixas das duplicatas serão feitas na empresa matriz.
Centraliza Terceiro Filial em Terceiro Matriz: Ficará disponível para seleção somente se a opção Por Documento for selecionada; ao habilitar essa opção, as baixas das duplicatas serão feitas no terceiro matriz.
Baixa
A forma que a Duplicata será baixada irá variar de acordo com o que cada usuário da rotina utilize, porém, os campos necessários para integração precisam estar preenchidos para que os lançamentos sejam integrados com sucesso.
No campo Baixa, a opção Dt. Escrt. Lcto CTB irá determinar a data em que o lançamento será lançado na contabilidade.
O Campo Lançamentos CTB trará as informações do lançamento contábil gerado.
Acionando a pasta que fica ao lado de cada tipo de valor, é possível consultar o lançamento que foi gerado.
Digitação dos Lançamentos
1- Acesse Contábil > Contabilidade > Processamento > Digitação dos Lançamentos
Ao realizar a consulta dos lançamentos gerados, é possível verificar que o sistema obedece aos parâmetros determinados pelo usuário.
2- Informe a empresa e clique no botão alterar.
Atenção!
Considerações sobre o processo de Integração das Duplicatas:
Independentemente do tipo de integração online ou offline das empresas, as notas que forem escrituradas “à vista” e possuírem os parâmetros de integração criados e informados nos parâmetros da rotina Contas a Pagar e Receber, a baixa da fatura (duplicata) será realizada automaticamente.
Dessa forma, faz-se necessário a verificação da guia “Outras Informações” na escrituração a fim de informar se a nota será à vista ou à prazo.
Se a condição da nota estiver como à prazo, deverá ser baixada a fatura (duplicata) diretamente na rotina Contas a Pagar e a Receber."