C1900 - Darf´s de GPS, GFIP e GRRF não aparecem para realizar a baixa dos valores pagos
Este artigo responde o porque da rotina Baixa de Pagamento GPS, GFIP e GRRF não apresenta mais os Darfs para baixa e geração do lançamento na contabilidade.
Resolução
1 - Acesse: Tributos > Tributos Trabalhistas
Possui as rotinas de baixa para GPS, GFIP e GRRF que ao acessar informando empresa as baixas não aparecem para gerar lançamentos na contabilidade.
Obs.: Possui atalhos na rotina Digitação de lançamentos.
Isso ocorre pois no processo anterior a criação do eSocial, os usuários do Departamento pessoal emitiam os DARFS desses impostos pelos sistema Prosoft, e logo após os usuários da contabilidade conseguiam realizar a baixa pelas rotinas de Baixa de pagamento para gerar o lançamento na contabilidade.
obs.: Esse processo ainda é possivel no sistema de acordo com o guia:C997-Baixa de GPS, GFIP, GRRF
Atualmente com o eSocial o usuário do departamento pessoal realiza a emissão desses impostos (GPS, GFIP e GRRF) direto no eSocial, e não mais no sistema Prosoft (opcional).
Sendo assim o usuário do contabil não tem a opção de fazer a baixa automática de algo que o usuário da folha não processou no sistema. Sendo necessário realiza o lançamento manual direto na contabilidade (Rotina digitação de lançamentos).

