C1632 - SPED ECF - Premissas para Geração de Empresas em Lote


    Sumário

    Sistema: Gerenciador de Aplicativos Prosoft (GAP)

    Contexto: Este artigo tem como objetivo orientar o usuário na geração dos arquivos das empresas no SPED ECF em Lote.

    Informações Adicionais: Para que seja gerado corretamente o SPED ECF em Lote, é necessário primeiramente ter parametrizado cada empresa individualmente.


    Resolução

    SPED ECF – Premissas para Geração de Empresas em Lote

    Para que a Geração em Lote seja possível, inicialmente deve-se selecionar cada uma das empresas que serão geradas para o ano-calendário e realizar a parametrização destas.

    Mas como fazer a parametrização das empresas no SPED ECF?


    É necessário preencher os dados de:

    1 - Razão Social sem Abreviaturas.

    2 - Dados do Assinante da Declaração (Representante e Contador)

    Existe mais algum parâmetro a ser preenchido para poder gerar os arquivos de empresas em lote?

    3 – Plano Referencial (Plano SPED ECF)

    Sim, também é necessário preencher os parâmetros dos registros, a saber as telas dos registros:


    0 – Identificação da Pessoa Jurídica

    Neste registro é necessário o preenchimento dos dados dos registros 0000 – Abertura do Arquivo e 0010 – Identificação da Empresa, na tela 0000/0010 – Abertura do Arquivo e Identificação da Empresa.

    Também é necessário preencher os parâmetros complementares do registro 0020 na tela 0020 – Parâmetros Complementares.

    Em tendo empresas SCP (Sociedade em Conta de Participação), também necessário parametriza-la(s) na tela do registro 0030 – Identificação das SCPs.


    Após preencher os parâmetros de Identificação da Pessoa Jurídica, considere parametrizar os registros correspondentes ao Regime de Tributação e Qualificação de cada empresa, sendo assim, em cada bloco no menu, você verá o menu “Parâmetros”.

    E estes parâmetros de cada bloco devem ser preenchidos obrigatoriamente.


    Após parametrizar as empresas que serão geradas em lote posteriormente, você já pode iniciar a geração dos arquivos em lote.


    SPED ECF – Geração em Lote

    Agora que você já parametrizou as empresas, tudo está pronto para a geração dos arquivos em lote.

    Para gerar os arquivos das empresas em lote, clique no botão “Geração em Lote”



    Ao acionar o botão “Geração em Lote” será exibida a seguinte tela com as empresas passíveis de geração do arquivo SPED ECF:

    Todas as empresas dos regimes de tributação: Lucro Arbitrado, Lucro Presumido, Lucro Real, Lucro Real Estimado, Imunes do IRPJ e Isentas IRPJ, são passíveis de geração do arquivo para entrega do SPED ECF.


    As empresas serão exibidas na grade com a identificação dos Parâmetros e é este indicador que identificará se a empresa poderá compor o lote de arquivos a serem gerados, observe:

     (seleção)  Prontos para geração do arquivo: este ícone indica que os parâmetros desta empresa foram gravados e o arquivo pode ser gerado.

    Também indica na coluna “Consolidado” se a(s) filial(is) foram validadas.


    (aviso)  Parâmetros não gravados/pendentes: este ícone indica que os parâmetros da empresa não foram preenchidos ou então, foram preenchidos parcialmente, por exemplo: preencheu os Dados do Assinante da Declaração, mas não foram preenchidas as informações das telas dos parâmetros de Identificação da Pessoa Jurídica. Sendo assim, para processar estas empresas, você deve entrar na rotina SPED ECF e empresa por empresa, preencher os parâmetros.


      Empresa Única: este ícone indica que empresa não possui filiais, ou seja, é uma empresa única.


    Clique aqui: quando este link existir na coluna “Consolidado”, indica que aquela empresa é uma Matriz e possui Filial(is) e esta(s) filial(is) não foi(ram) validada(s).

    Para mais informações sobre validação de filiais consulte C838-Geração SPED ECF - Matriz e Filial.


    Geração - Selecionando as Empresas

    Na tela você pode selecionar as empresas individualmente ou optar por marcar todas as empresas.

    No entanto, devido as regras do SPED ECF, ao selecionar uma empresa você verá que apenas Empresas com “Regime de Tributação” e “Qualificação” iguais à empresa que foi selecionada ficarão disponíveis para geração.




    Neste exemplo, foi selecionada a empresa “0001 – Lucro Real – PJ Geral – Plano 0001” que está com “Regime de Tributação” igual a “Lucro Real” e com “Qualificação” igual a “PJ Geral”, então a rotina habilitou as empresas: 0014 e 0015, onde estas também estão com “Regime de Tributação” igual a “Lucro Real” e com “Qualificação” igual a “PJ Geral”.


    Se o seu escritório possui muitas empresas para seleção, use o recurso “Botão Direito” na grade, assim você poderá:

    • Selecionar todas as empresas que estiverem habilitada
    • Marcar estas empresas

    Ou

    • Desmarcar as empresas selecionadas

    E assim agilizar o processo de seleção das empresas.


    Após selecionar as empresas, clique no botão “Processar” e você visualizará o processamento da geração dos arquivos SPED ECF destas empresas no quadro “Andamento do Processamento”.




    Após processar as empresas os arquivos estarão gerados no caminho parametrizado.

    Repita o processo para todas as demais empresas para concluir a geração dos arquivos SPED ECF.


    Importante:  Paras empresas Matriz onde na coluna “Consolidado” estiver o link “Clique aqui”, você deve literalmente clicar no “Clique Aqui” para que seja realizada a “Validação de Filiais” para que a geração da empresa seja realizada consolidada, ou seja, considerando também os valores das filiais.



    Serão consideradas no processamento da empresa Matriz, apenas as empresas filiais que estiverem com “Selecionadas (OK)" e “Sem Encerramento do Exercício (OK)”, destacados na imagem anterior.

    Observação: Caso você não execute este procedimento, o arquivo da empresa Matriz será gerado, porém sem considerar os valores das filiais, como já é um processo comum da rotina de geração do SPED ECF individual.



















    Outros meios de obter suporte