C1288 - SPED ECD - Validações Preventivas

    Resolução

    A fim de antecipar as correções necessárias e minimizar problemas encontrados na validação do arquivo texto do SPE ECD nos programas validadores da Receita Federal, temos algumas validações preventivas que apoiam o usuário na resolução antecipada de problemas.


    SPED Contábil (ECD)

    1 - Acesse: Contábil> Contabilidade > Guias e Arquivos Magnéticos > SPED

    2- Selecione a empresa, e exibirá mensagem:



    3 – Clique em “Sim” para executar a pré-validação do arquivo texto e no final do processamento exibirá seu resultado.


    4- No momento da validação do arquivo o programa fará as seguintes validações:

    • Verifica, se a “Data de Atualização” está menor ou igual a geração do arquivo texto (Registro I050/I100).
    • Verifica se existem contas contábeis parametrizadas na tabela Importação para a Demonstração da Mutação do Patrimônio Líquido na composição do registro I052.
    • Verifica se existem relacionamentos nas contas contábeis com o Plano SPED ECF para o registro I051.
    • Verifica se foi efetuado o encerramento do período para composição dos registros I350, J100 e J150.
    • Verifica, se foi informado os dados da assinante da declaração (Registro J930).
    • Verifica, se existe(m) diferença(s) nos valores informados na Digitação de Estoque X Manutenção de Saldos.
    • Verifica, se existe a Demonstração de Lucro e Prejuízos Acumulados (DLPA) ou a Mutação do Patrimônio Líquido (DMPL) para composição dos registros J210 e J215.
    • Verifica, se existe divergências entre o resultado apurado na DRE X Balanço.


    5- Clique na opção “Não”, caso a validação já foi executada para consultar seu resultado.


    7- Não existindo nenhuma inconsistência no arquivo texto exibirá a mensagem:


    Relatórios Balanço Modelo I

    1 - Acesse: Contábil> Contabilidade > Encerramento > Relatórios. 

    Relatórios do Balanço - Mod. I e/ou Relatórios do Balanço Mod. II


    2 - Selecione a Demonstração do Resultado do Exercício - DRE.

    No momento da geração do relatório o programa fará as seguintes validações:

    • Verifica se existem contas contábeis do grupo de compensação vinculadas na tabela de Demonstrações;

    • Verifica se existem contas contábeis Patrimoniais (Ativo e Passivo) vinculadas na tabela de Demonstrações, no grupo de contas que compõe a DRE;

    • Verifica se existem contas contábeis sintéticas e analíticas do mesmo grupo vinculadas na tabela de Demonstrações;

    • Verifica, para empresas que utilizam a Digitação de Estoques, se a conta de estoques do grupo Patrimonial (Ativo) informada no campo 'Código Acesso Plano' foi relacionada na tabela de Demonstrações;

    • Verifica, para empresas que utilizam a Digitação de Estoques, se foi informada a conta de estoques do grupo de resultados no campo 'Conta de Resultado p/Transf. de Estoque' na rotina Digitação de Estoques;

    • Verifica, se a conta informada para apuração no campo 'Conta de Resultado p/Transf. de Estoque' da rotina Digitação de Estoques foi relacionada na rotina Plano SPED ECF.

    3 - Ao encontrar inconsistências, estas serão apresentadas na parte superior da rotina, bastando clicar no link para visualizar os detalhes da inconsistência e o procedimento para correção.



    4 - Ao clicar em detalhes, todas as inconsistências encontradas serão listadas, sendo possível acessar o procedimento para solução de cada uma delas dando um duplo clique na linha, ou clicando em 'Visualizar Relatório'.


    5 - Após terem sido realizados os procedimentos de correção, para que o Alerta de inconsistência na tela principal deixe de ser apresentado, basta emitir a DRE novamente e assim será realizada uma nova validação, desta forma, não sendo mais encontradas inconsistências o alerta não será exibido na tela. 




    Outros meios de obter suporte