C1226 - SPED ECD - Empresas que controlam os estoques através de lançamentos contábeis em contas patrimoniais do Ativo.
Sumário
Sistema: Gerenciador de Aplicativos Prosoft (GAP).
Contexto: Este artigo orienta sobre a Geração do SPED Contabil ECD com contas de estoques no Ativo.
Informações Adicionais: Para as empresas que realizam o controle de estoques através lançamentos contábeis em contas patrimoniais do Ativo, não será possível validar o arquivo SPED ECD sem ajustes na movimentação.
A partir da versão 7.0.3 do PGE a Receita passou a aplicar uma regra de validação que verifica se os valores das linhas de detalhes da DRE no registro J150 estão correspondentes aos encontrados no registro de saldos I155 e I355.
Desta forma ao controlar os estoques em contas patrimoniais do Ativo e parametrizá-las na tabela de Demonstração, o código aglutinador é gerado para estas contas, o que causa erros na validação do SPED visto que a correspondência entre os registros J150 (DRE) e os registros de saldos (I155 e I355) é calculada através do código aglutinador das contas.
Ao validar o arquivo será apresentado o seguinte erro:
Resolução
Realize os seguintes procedimentos:
1º Passo: Os lançamentos de estoques registrados nas contas do ATIVO, devem ter conta de RESULTADO como contra partida.
2º Passo: Após a validação no PGE, editar os dados da escrituração, na opção ‘Plano de Contas’ e remover o código de aglutinação gerado para as contas de estoques do Ativo.
3º Passo: Incluir o código de aglutinação na conta de RESULTADO que foi lançada como contra partida das contas de estoques do ATIVO.
4º Passo: Validar novamente a escrituração.